Em março de 2024, a média das parcelas de financiamento de veículos no Brasil foi de R$ 1.202,53, de acordo com levantamento da Serasa Experian. Esse valor representou o segundo maior índice do ano, atrás apenas de fevereiro, quando a média foi de R$ 1.204,11. O estudo, baseado no Indicador de Cadastro Positivo, também apontou que a pontualidade nos pagamentos chegou a 80,2% no período.
O levantamento indicou uma variação de valor entre os gêneros, com os homens pagando em média R$ 1.214,33, e as mulheres, R$ 1.183,13. Houve também diferenças nas parcelas conforme a renda: consumidores com rendimentos acima de dez salários-mínimos tinham um ticket médio de R$ 2.099,72, enquanto a faixa de dois a três salários registrou R$ 724,13, e, até um salário, R$ 665,57.
Por região, o Centro-Oeste e o Norte apresentaram os maiores tickets médios em março, com R$ 1.294,76 e R$ 1.251,52, respectivamente. O menor valor foi observado na região Sul, onde a média foi de R$ 1.170,81. Já por faixa etária, o grupo entre 51 e 60 anos apresentou a maior média, com parcelas de R$ 1.255,28, enquanto pessoas de até 25 anos registraram a menor, com R$ 851,18.
A análise da pontualidade nos pagamentos revelou que, em março, 80,2% dos consumidores cumpriram os prazos das parcelas. Esse percentual foi o mais baixo do ano, com janeiro e fevereiro apresentando índices de 85,1% e 84,6%, respectivamente. Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o decréscimo na pontualidade pode estar relacionado ao impacto de despesas de início de ano, como IPTU e IPVA, sobre a gestão financeira dos consumidores.
Entre os gêneros, as mulheres mantiveram uma pontualidade ligeiramente superior, com 80,4%, enquanto os homens registraram 80,3%. O índice também variou conforme a renda, alcançando 91,3% entre os que ganham acima de dez salários-mínimos e caindo para 71% e 59,9% nas faixas de dois a três e até um salário-mínimo, respectivamente.
Nas regiões brasileiras, os melhores índices de pontualidade foram observados no Sul (81,4%) e Centro-Oeste (81%). Já o Nordeste apresentou o menor percentual, com 79%. Por faixa etária, os consumidores entre 51 e 60 anos apresentaram maior pontualidade (82,2%), enquanto a faixa de até 25 anos registrou o menor índice, com 71,9%.
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