Dados nos EUA provam: preço é o que impede adoção em massa de elétricos
Elétricos cresceram 11% no mercado norte-americano no último trimestre e já são 8,9% dos veículos novos vendidos
O segmento de veículos elétricos registrou desempenho animador nos Estados Unidos durante o terceiro trimestre ao alcançar crescimento de 11% na comparação com 2023. Ao todo, foram 346.309 veículos elétricos comercializados em todo o país, o que representa participação recorde de 8,9% nas vendas totais de carros novos no período.
O avanço foi puxado especialmente por modelos mais baratos e pela oferta de condições facilitadas de compra, como leasing. O site Cox Automotive relata que preço elevado é atualmente o principal impeditivo à adoção em massa de elétricos. Tanto é que, à medida que os preços baixam e as condições de compra se tornam mais atrativas, as vendas consequentemente crescem.
Chevrolet Blazer EV 2024
Em julho, por exemplo, mais de 42% dos elétricos vendidos nos EUA foram negociados através de leasing (operação semelhante a um aluguel com parcelas mais baratas e opção de compra do bem no final do contrato). Dependendo da região e da entrada oferecida, os contratos de leasing estão custando apenas US$ 99 mensais (cerca de R$ 570), o que torna a operação bem mais atrativa do que contratos de financiamento convencionais. Com isso, clientes de perfil conservador - até então receosos em adquirir um elétrico por conta do preço - já começam a demonstrar maior interesse pela categoria.
Outra prova da influência do preço na decisão de compra é a queda verificada entre os elétricos mais caros. A Mercedes-Benz, por exemplo, amargou queda de 42% nas vendas de seus EVs nos EUA no terceiro trimestre. Os modelos EQB, EQE e EQS sofreram as maiores baixas. Por lá, custam a partir de US$ 54.000, US$ 75.000 e US$ 104.000, respectivamente.
O mesmo vale para a Porsche, que viu a procura pelo Taycan (a partir de US$ 100.000) cair quase 50% no acumulado dos primeiros nove meses do ano (5.212 unidades em 2023 contra 3.394 unidades em 2024).
Por sua vez, a Chevrolet cresceu cerca de 40% na comparação com o trimestre anterior e entregou 21.930 EVs. O crescimento foi puxado principalmente pelo Equinox EV, que sozinho vendeu 9.772 unidades. O modelo custa a partir de US$ 41.900 no mercado norte-americano e vem ganhando espaço desde que começou a ser vendido. Uma versão ainda mais barata, ao redor de US$ 35.000, deverá ser lançada em breve com a promessa de ampliar os números.
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