page ad skin

Além do Brasil, chinesa GAC quer produzir carros também na Europa

Empresa estuda viabilidade técnica de adquirir fábrica já existente ou construir planta totalmente nova

GAC Aion Y Plus
Foto de: GAC

Considerada a quinta maior fabricante de veículos da China atualmente, a GAC Motor se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de expansão global. A empresa planeja comercializar 500.000 veículos fora do mercado chinês em 2030 e, para tanto, apostará forte na inserção de seu portfólio em novas regiões. É o caso do Brasil e da Europa, que devem receber pesados investimento da marca nos próximos anos.

No caso do Brasil, a GAC anunciou em julho planos para investir cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) pelo próximos 5 anos. O objetivo é estabelecer cadeia de fornecedores, armazéns para peças de reposição e até mesmo dar seguimento aos planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento por aqui. Na ocasião, a empresa disse ter a meta de ser "a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no Brasil, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in".

GAC Aion Y Plus

Já na Europa, os planos foram recentemente anunciados pelo diretor geral de operações internacionais da empresa, Wei Heigang. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o executivo confirmou que planeja investir na região para fugir das taxas de importação que o governo planeja contra veículos produzidos na China. “Tenho certeza de que haverá uma maneira de resolver tudo”, disse.

"A questão das tarifas definitivamente nos afeta. Porém, tudo isso pode ser superado no longo prazo. A produção local seria uma das formas de resolver o problema e estamos explorando muito ativamente essa possibilidade", completou.

gac
Foto de: GAC

O próximo passo agora é definir onde será estabelecida a eventual fábrica. Atualmente,  GAC estuda a viabilidade técnica de adquirir planta já existente ou construir unidade totalmente nova. No primeiro caso, há oportunidades de compra em diversos países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, a Volkswagen tem duas fábricas na berlinda. Já na Bélgica, a Audi está à procura de comprador para a planta que possui em Bruxelas.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Chevrolet Equinox Elétrico: Primeiras Impressões do SUV Futurista! Vale os R$ 419 mil?
Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários