Além do Brasil, chinesa GAC quer produzir carros também na Europa
Empresa estuda viabilidade técnica de adquirir fábrica já existente ou construir planta totalmente nova
Considerada a quinta maior fabricante de veículos da China atualmente, a GAC Motor se prepara para colocar em prática um ambicioso projeto de expansão global. A empresa planeja comercializar 500.000 veículos fora do mercado chinês em 2030 e, para tanto, apostará forte na inserção de seu portfólio em novas regiões. É o caso do Brasil e da Europa, que devem receber pesados investimento da marca nos próximos anos.
No caso do Brasil, a GAC anunciou em julho planos para investir cerca de US$ 1 bilhão (R$ 5,5 bilhões) pelo próximos 5 anos. O objetivo é estabelecer cadeia de fornecedores, armazéns para peças de reposição e até mesmo dar seguimento aos planos de estabelecer fábricas, centro de pesquisa e desenvolvimento por aqui. Na ocasião, a empresa disse ter a meta de ser "a primeira fabricante chinesa a ter uma linha de produção e um centro de pesquisa e desenvolvimento completos no Brasil, produzindo carros a gasolina, elétricos, híbridos e híbridos plug-in".
GAC Aion Y Plus
Já na Europa, os planos foram recentemente anunciados pelo diretor geral de operações internacionais da empresa, Wei Heigang. Em entrevista concedida à agência de notícias Reuters, o executivo confirmou que planeja investir na região para fugir das taxas de importação que o governo planeja contra veículos produzidos na China. “Tenho certeza de que haverá uma maneira de resolver tudo”, disse.
"A questão das tarifas definitivamente nos afeta. Porém, tudo isso pode ser superado no longo prazo. A produção local seria uma das formas de resolver o problema e estamos explorando muito ativamente essa possibilidade", completou.
O próximo passo agora é definir onde será estabelecida a eventual fábrica. Atualmente, GAC estuda a viabilidade técnica de adquirir planta já existente ou construir unidade totalmente nova. No primeiro caso, há oportunidades de compra em diversos países da Europa. Na Alemanha, por exemplo, a Volkswagen tem duas fábricas na berlinda. Já na Bélgica, a Audi está à procura de comprador para a planta que possui em Bruxelas.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Primeiro contato: os modelos da GAC, a próxima chinesa a estrear ao Brasil
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
GAC Motors: da união de pequenos fabricantes locais ao mercado mundial
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
GAC Motor formaliza chegada ao Brasil e promete investir R$ 5,5 bilhões
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Volkswagen foi a montadora que mais exportou veículos no Brasil em 2024