O Alfa Romeo Mito foi o primeiro e único carro do compacto da marca de Milão, pelo menos até a chegada do Junior, o pequeno SUV nascido com o nome Milano e disponível com motorização elétrica ou híbrida-leve. Muitos veem conexões entre os dois modelos, com o Junior representando o herdeiro indireto do Mito.
Quem discorda é Juan Manuel Díaz, designer argentino e "pai" do carro pequeno produzido de 2008 a 2018. "Ele é mal feito", disse ele aos nossos colegas da Motor1 Argentina há algum tempo, referindo-se ao Junior.
Foi uma defesa de alto nível para aquela que foi a grande criação de Díaz: o primeiro carro a levar sua assinatura, capaz de vender quase 300.000 unidades em 10 anos e com um design inspirado em um dos carros Alfa mais bonitos de todos os tempos: o 8C Competizione. Agora sabemos que, assim como o carro esportivo baseado na Maserati, o Mito também poderia ter se tornado um cabrio.
Díaz revelou que, na época, um Alfa Romeo Mito Cabrio foi projetado e construído como um conceito com estilo clássico, com teto de lona retrátil e quatro assentos. O designer argentino contou a história em seus perfis sociais:
"Sim, havia um projeto para um Mito Cabrio, mas (Sergio) Marchionne (CEO da Fiat Chrysler Automobiles na época) não viu um mercado para esse modelo. A visão de Marchione foi para outro lugar e era muito ampla. E o budget era curto... Não havia dinheiro suficiente para completar a linha. O problema da Alfa sempre foi o marketing: o SUV Kamal estava pronto para produção em 2006, mas o projeto foi cancelado pensando que a tendência dos SUVs havia acabado."
Um Alfa Romeo Mito Cabrio teria sido capaz de competir com rivais como o Mini Cabrio, atualmente em produção, o DS 3 Cabrio e até mesmo modelos maiores, como o Audi A3 Cabrio.
Em seu lugar, o grupo Stellantis optou por investir no Fiat 500c (de cabriolet) como seu modelo compacto de imagem com teto aberto, sendo fabricado durante os anos de 2012 a 2019.
O Junior deveria se chamar Milano, mas foi alvo de uma disputa com o governo italiano, que proíbe produtos feitos fora daquele país de usar nomes italianos. O SUV de entrada é parte da estratégia da marca italiana para ser um modelo de volume, com expectativas de dar fôlego para a Alfa Romeo poder sobreviver ao possível corte de marcas que o grupo Stellantis promete para 2026.
Para 2025, a marca projeta estabelecer recorde histórico de vendas e superar as 223.643 unidades que vendeu em 1990. O Junior será estratégico para alcançar a meta. Neste ano, a marca deve fechar com 90.000 exemplares entregues.
Estruturalmente, o SUV tomará como base a plataforma CMP já usada por outros carros do grupo Stellantis, como Jeep Avenger e Fiat 600. Não por acaso, o Milano será produzido na mesma fábrica de Tychy, na Polônia. Detalhes específicos sobre as medidas ainda não foram revelados, mas não ficará distante dos 4,08 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,53 m de altura e 2,56 metros de entre-eixos do modelo da Jeep.
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