Apenas quatro meses depois de apresentar o Série 1 2024 com diversas novidades, a BMW oficializa nesta semana todos os detalhes respeito do irmão Série 2 Gran Coupé 2025. Como em atualizações típicas e meia-vida, o modelo recebe alterações no visual (especialmente do conjunto frontal) e atualiza a cabine tanto no desenho quanto no pacote tecnológico oferecido. De quebra, está também mais potente e agora equipado com novo tipo de câmbio.
Na frente, a abertura característica da grade frontal ficou ligeiramente menor e mais integrada ao conjunto. Na sequência, os faróis ficaram mais estreitos e perderam completamente os elementos circulares de LED que remetiam a outros modelos da marca. Na traseira, as lanternas traseiras ficaram maiores e agora contam com entalhes na parte inferior. Por fim, as rodas de 17, 18 ou 19" mudaram o desenho em todas as versões.
Como resultado, o comprimento total do sedã aumentou 20 mm para 4.546 mm e a altura cresceu 15 mm para 1.435 mm. Já a altura de 1.800 mm e o entre-eixos de 2.670 mm são exatamente os mesmos do modelo anterior. A BMW diz ainda que otimizou a rigidez da carroceria e promoveu novo ajuste no acerto da suspensão. A lista de assistentes eletrônicos de motorista disponíveis foi ampliada e agora inclui assistente de estacionamento controlado remotamente de um smartphone por meio do aplicativo My BMW.
O interior incorpora novo painel frontal, display de telas de alta definição integradas e novos comandos para o sistema de ar-condicionado. Os modelos básicos têm apenas acabamento em tecido, enquanto as versões mais caras possuem couro sintético vegano. As variantes de topo contemplam ainda head-up display, ar-condicionado de zona dupla, teto panorâmico de vidro, sistema de áudio Harman/Kardon e outros equipamentos. O volume do porta-malas é de 430 litros - ou 360 litros nas configurações híbridas.
No mercado norte-americano, a versão 228 — que elimina o "i" presente nos BMWs a gasolina desde os tempos idos — agora entrega 244 cv de potência, contra 231 de até então. A tração pode ser integral xDrive ou apenas dianteira sDrive. Por sua vez, o M235 xDrive desenvolve 312 cv. As duas versões entregam torque de 40,8 kgfm entre 2.000 e 4.500 rpm. Os números representam ganho 14% para o 228, porém perda de 11% para M325i xDrive anterior.
Outra grande novidade diz respeito à troca do câmbio automático tradicional de 8 marchas pela transmissão de dupla embreagem e 7 velocidades. A nova caixa promete trocas mais rápidas, enquanto os modelos equipados com o pacote M-Sport ganham a função “Sport Boost” (capaz de preparar as configurações do trem de força e do chassi para entrega máximo quando você puxa e segura o paddle shift esquerdo).
Na Europa, o Série 2 Gran Coupé é vendido também com motores 1.5 turbo a gasolina de 170 cv e 2.0 turbodiesel 150 cv ou 163 cv (todos com sistema micro-híbrido associado).
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