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Anti-Compass da Renault tem motor HORSE, mas Brasil terá solução própria

SUV médio, Dacia Bigster tem novo propulsor 1.8 em versão híbrida oferecida na Europa

Motor 1.8 HORSE equipa versão híbrida do Dacia Bigster
Foto de: HORSE Powertrain

Nas últimas semanas, a Dacia revelou na Europa o Bigster 2026. O novo SUV médio da divisão de baixo custo da Renault deve começar a ser vendido por lá no ano que vem. Porém, a Renault por aqui também tem planos para apresentar um novo modelo para essa categoria no Brasil, de olho no segmento onde o Jeep Compass faz sucesso.

Enquanto se definem os planos para o nosso mercado, mais detalhes do Bigster apareceram. Um deles é que a HORSE é a fornecedora do motor 1.8 a gasolina que será utilizado pela configuração Hybrid 155. O propulsor a combustão entrega 107 cv de potência e é o primeiro projetado e produzido totalmente pela HORSE, sendo fabricado em Valladolid, Espanha.

Motor 1.8 HORSE equipa versão híbrida do Dacia Bigster
HORSE Powertrain

Motor 1.8 HORSE equipa versão híbrida do Dacia Bigster

A versão híbrida ainda conta com um motor elétrico de 50 cv, um motor de partida/gerador de alta voltagem e uma bateria de 1,4 kWh. A transmissão sem embreagem da configuração Hybrid 155 possui quatro marchas para o motor a combustão e duas para os motores elétricos.

O conjunto ainda garante uma capacidade de reboque de uma tonelada. Em termos de eficiência, o modelo traz sistema de frenagem regenerativa e essa versão do Bigster tem capacidade para arrancar no modo totalmente elétrico e permanecer por até 80% do tempo na cidade sem ligar o motor combustão.

Motor 1.8 HORSE equipa versão híbrida do Dacia Bigster
HORSE Powertrain

Motor 1.8 HORSE equipa versão híbrida do Dacia Bigster

Brasil deve ter solução própria

Para o Brasil, o Bigster pode ao menos inspirar um SUV médio híbrido prometido para 2025. Será posicionado acima de Kardian e Duster e se aproveitará da nacionalização do 1.3 turbo e um conjunto híbrido para os próximos anos. 

Em setembro, a HORSE anunciou um novo investimento de R$ 200 milhões para a nacionalização da produção de cabeçotes de motores em sua planta de São José dos Pinhais (PR). Esse investimento reforça o compromisso da empresa com a expansão de sua cadeia produtiva no Brasil, focando na fabricação 100% nacional do motor 1.3 turbo HR13, que começará em novembro de 2024.

Apesar de o novo SUV médio da Renault para o Brasil não ser exatamente o Dacia Bigster, as medidas do modelo europeu mostram que o grupo francês está bem de olho no segmento do Jeep Compass. Ele tem 4,57 metros de comprimento, bem mais que um Duster. Além disso, são 1,81 metro de largura e 1,71 metro de altura, com uma distância entre eixos um pouco maior, de 2,7 metros.

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