Para ampliar mais a oferta de versões, a Renault passa a oferecer também o Kardian com câmbio manual de 6 marchas. Agora, o modelo tem quatro versões à venda, todas com o motor turbo TCe de até 125 cv e 22,4 kgfm de torque com etanol.
Na nova versão de acesso, a Evolution MT com preço sugerido de R$ 106.990, o modelo conta com câmbio manual e terá os mesmos equipamentos da Evolution com câmbio automático. Sua caixa é a JX22, produzida em Portugal, pela Horse, representante da nova geração dos câmbios manuais de seis marchas da marca, com foco em eficiência mecânica e consumo de combustível.
Renault Kardian MT
Segundo a Renault, essa transmissão manual de 6 velocidades foi especialmente projetada para o perfil do cliente brasileiro, com relações curtas na primeira, segunda e terceira, privilegiando as arrancadas rápidas e a agilidade do veículo. Já as relações de quinta e sexta marchas foram desenvolvidas para um melhor consumo. Essa caixa de transmissão adota ainda um volante bi-massa, que filtra as vibrações do motor. A versão foi um pedido principalmente dos concessionários à marca francesa, que citam ainda haver demanda fora dos grandes centros, principalmente nas regiões Norte e Nordeste, para modelos manuais.
Na versão Evolution, tanto manual quanto automática, o SUV traz de série barras no teto na cor preta, calotas com aro de 16", 6 airbags, assistente de partida em rampa, controle e limitador de velocidade, sensores de estacionamento e câmera de ré, painel digital de 7 polegadas, central multimídia com tela de 8 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, retrovisores elétricos e ar-condicionado digital. Baseado na plataforma modular RGMP, o modelo mede 4,11 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,54 m de altura e 2,60 m de entre-eixos.
Fiat Pulse Drive 1.3 MT
Citroën Basalt Feel 1.0
O valor sugerido pela marca francesa para a nova versão de entrada do seu SUV compacto não foi à toa. Custando R$ 106.990, o modelo sai por cerca de R$ 10.000 a mais que a versão de entrada do recém-lançado Citroën Basalt, tabelado em R$ 96.990 na versão Feel 1.0 MT, e ainda é R$ 1.000 mais barato que o Fiat Pulse Drive MT, a terceira opção mais barata do segmento, que não sai por menos de R$ 107.990.
Em comparação com concorrentes do grupo Stellantis, o SUV da Renault sai na frente por trazer a motorização 1.0 TCe, turboalimentada, enquanto Basalt e Pulse usam os motores 1.0 e 1.3 aspirados da família Firefly. Na lista de itens de série, novamente um destaque para o Kardian, que é o único a trazer de série ar-condicionado digital e 6 airbags, enquanto nos concorrentes há somente 4.
Renault Kardian MT
Mesmo nessa nova versão de entrada, foi possível observar o bom trabalho feito pela engenharia Renault comparado a modelos do seu passado recente, como Logan e Sandero. Aqui, a nova caixa feita pela Horse se mostra muito mais precisa. Ainda não está no nível dos câmbios manuais de marcas como a Volkswagen, referência nesse quesito, mas definitivamente houve uma evolução significativa.
Na parte interna do modelo, destaque para os bancos em tecido, com aba lateral bem destacada. A posição de dirigir do modelo não é exatamente alta, como o de outros modelos da categoria, ficando em um bom meio termo para quem gosta de carros hatchbacks e pensa em mudar para um modelo com visual mais aventureiro.
Renault Kardian MT
Sua multimidia, de 8", poderia ser um pouco maior. Ela está próxima em tamanho da utilizada no Fiat Pulse Drive, com 8,4", mas perde para a do Basalt, que já vem com multimidia de 10" de série.
Outros pênaltis vão para a insistência da marca no comando satélite atrás do volante, tal qual nos antigos Clio e Megane dos anos 90, que não são muito intuitivas no dia a dia, a ausência de alças de teto, e a localização do ajuste de farol que, assim como o Duster, fica abaixo da coluna de direção. Seu conta-giros também é difícil de ler. É uma barra gráfica pequena sem indicação numérica. Algo legal no jogo Gran Turismo, mas pouco prática num carro manual no trânsito cotidiano.
Renault Kardian MT
Na cidade, o modelo desenvolve bem, a 1ª e 2ª marchas são bem curtas, mas é na 3ª onde o 1.0 TCe brilha, o motor desenvolvido pela Renault se dá bem em rotações mais altas, mas ainda leva tempo para desenvolver em baixas rotações, principalmente no modo Eco. O Kardian se mostra um tanto ruidoso acima dos 80 km/h, com a vibração do motor e ruído de vento se tornando bem perceptíveis dentro da cabine. Não foge do padrão da concorrência nessa faixa de preço, principalmente os com três cilindros.
É na estrada que o Kardian MT mostra seu diferencial em relação aos principais concorrentes, desenvolvendo bem acima das 3000 rpm. Com relação 5+E, a 6ª marcha tem pouca força em retomadas, novamente aqui a 3ª e a 4ª marchas exploram melhor o vigor dos 125 cv e 22 kgfm de torque do TCe.
Em curvas, o carro permite até mesmo alguma emoção sem grandes perigos, não escapando tanto como alguns SUVs compactos e se aproximando mais de um hatchback tradicional. O modelo testado contava com pneus EcoContact 6 da Continental na medida 205/60R16, acompanhadas de rodas de aço com calotas, que em velocidades mais elevadas acima dos 100 km/h se mostraram um tanto barulhentos. Sua direção, com assistência elétrica, também poderia ser um pouco menos anestesiada.
Fato é que a nova versão de acesso do Kardian tem potencial e diferenciais bem relevantes nessa faixa de preço, geralmente composta por hatchs compactos em versões intermediárias, podendo ser o primeiro degrau para quem busca um SUV mas ainda não quer (ou não pode) ter um câmbio automático. Também é opção para quem busca um modelo turbo mais acessível, já que é o modelo mais barato a oferecê-lo.
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