A Yamaha Motor do Brasil celebrou um marco histórico ao atingir as 5 milhões de motocicletas produzidas em solo nacional. A conquista, celebrada na fábrica de Manaus, Amazonas, ocorreu hoje, 14 de outubro. A inauguração de sua primeira fábrica brasileira, em Guarulhos (SP), ocorreu há 50 anos, em 1974.
A montadora japonesa chegou ao Brasil em novembro de 1970, quando iniciou a importação de alguns modelos de motocicletas de dois tempos, como a FT 50 Mini Enduro e a R5 350. Com o sucesso das vendas e o grande potencial que o mercado apresentava, em 10 de outubro de 1974, inaugurou a sua primeira fábrica fora do Japão, em Guarulhos (SP), e apresentou a primeira motocicleta fabricada no Brasil, a RD 50, carinhosamente chamada de “Cinquentinha”.
Yamaha Lander 2025 (Brasil) - na terra
Com o crescimento do mercado, a Yamaha expandiu suas operações e inaugurou uma nova fábrica em Manaus, em 1985. A cidade amazonense se tornou o principal centro de produção da marca no Brasil, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico da região.
A moto responsável por marcar esta celebração foi uma Fazer 250, uma das motos mais vendidas - e fabricadas - da Yamaha em Manaus. A unidade, na cor Racing Blue (azul) icônica da marca, passou pela linha de montagem por volta das 10h20, horário de Brasília.
“A Yamaha celebra, com orgulho, a produção de cinco milhões de motocicletas, marco que reafirma nosso compromisso em atender as expectativas de milhões de consumidores, oferecendo qualidade e mostrando a dedicação da marca a todos que têm paixão pela vida e por aventuras. O feito também reflete nosso foco constante em inovação, sustentabilidade e desenvolvimento social”, destacou Rafael Lourenço, gerente de Relações Institucionais da Yamaha Motor do Brasil.
Yamaha Neo's Connected (BR) (5)
Juntamente com a ampla renovação de sua gama de produtos para a linha 2025, a Yamaha está prestes a oferecer sua primeira motocicleta elétrica produzida aqui no Brasil. A Neo´s Connected está programada para iniciar a fabricação nacional em janeiro do ano que vem, devendo chegar ao mercado oficialmente nas semanas seguintes.
A scooter é equipada com baterias de íon de lítio removíveis e um motor elétrico trifásico de excitação síncrona, montado no cubo da roda traseira. O motor oferece uma potência nominal de 2,3 kW a 424 rpm e pode atingir um pico de 2,4 kW a 400 rpm, com torque de 135 Nm. As baterias têm capacidade de 23,2 Ah e operam com uma tensão de 50,4 V, proporcionando uma recarga completa de 0 a 100% em cerca de 9 horas, ou de 20 a 80% em 5 horas.
A Yamaha não divulgou as especificações de desempenho e alcance para o Brasil, mas o modelo similar que é vendido na Europa com o mesmo conjunto elétrico pode acelerar até os 45 km/h para se enquadrar no segmento de ciclomotores por lá. A autonomia com as duas baterias fica em 68 km no padrão europeu.
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