Há quase um ano, a Bajaj revelou seus planos de inaugurar uma fábrica no Brasil. Ontem (25/6), a montadora cumpriu a promessa e abriu sua primeira linha de montagem fora de seu mercado natal na Índia, onde é uma das mais vendidas. Assim como a maioria das fábricas do segmento de duas rodas, a planta está instalada em Manaus (AM).
De acordo com a Bajaj, a nova fábrica "conta com equipamentos da mais alta tecnologia e toda a estrutura necessária para permitir o crescimento consistente da empresa no mercado brasileiro nos próximos anos". A fábrica já havia iniciado as operações em 06 de junho, quando saiu da linha de produção a primeira Dominar 400, carro chefe de vendas da marca no Brasil.
Bajaj Dominar 400
"A inauguração desta fábrica é uma grande alegria para todos da Bajaj Auto Limited e representa a concretização da nossa estratégia, que sempre esteve baseada em uma visão de longo prazo para o mercado brasileiro devido ao seu tamanho e complexidade. Nossos times do Brasil e da Índia têm trabalhado em total sinergia para entendermos o consumidor local e desenvolvermos produtos que atendam cada vez melhor às suas demandas”, afirmou Rakesh Sharma, Diretor Executivo da Bajaj Auto Limited.
Inicialmente a meta é produzir 1.500 unidades por mês a partir de julho, totalizando cerca de 9 mil unidades produzidas em 2024. Este volume, somado às quase 3 mil unidades já fabricadas em parceria com a Dafra, permitirá à Bajaj do Brasil atingir a meta de 12 mil unidades no ano, o que significa triplicar o volume de 2023.
A Dafra foi o local onde as unidades da Bajaj foram feitas desde o final de 2022, quando a indiana iniciou as operações por aqui. Agora, todas as motos Bajaj serão montadas na fábrica própria. Além da fábrica, a marca pretende expandir a rede de lojas dos atuais 21 pontos de venda para 30 até o final de 2024.
As Dominar 400, 200 e 160, que formam toda a linha de motos oferecida pela indiana no Brasil, chegam desmontadas ao nosso país em regime CKD (Completely Knocked Down). Na planta nacional, serão realizados os processos de preparação de kit, montagem de motor, montagem da motocicleta, controle de qualidade, embalagem e expedição. Para 2025, com a fábrica operando na capacidade total, o objetivo é chegar a 20 mil unidades produzidas.
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