Lançado no Brasil há poucas semanas, o SUV-cupê Basalt, da Citroën, não demorou para ser submetido aos tradicionais testes de colisão. Prova disso vem da Índia, onde o modelo também já é vendido e acaba de ser avaliado pelos protocolos do Bharat NCAP (órgão local responsável pela segurança viária). Do total de 5 estrelas possíveis, o Basalt alcançou 4 e foi elogiado por conseguir obter nota máxima em alguns quesitos individuais.
De acordo com o relatório do Bharat NCAP, o Basalt marcou 26,19 pontos de 32 possíveis na proteção para ocupantes adultos e 35,90 de 49 na proteção para ocupantes infantis. No teste de barreira deformável de deslocamento frontal, o modelo obteve 10,19 pontos dos 16 totais (proteção marginal para peito, pélvis e pernas), ao passo que nas provas de barreira deformável móvel lateral a nota registrada de 16 pontos foi a máxima possível.
Dentro da proteção para ocupantes infantis, Basalt também obteve pontuação máxima de 12 pontos para instalação de sistema de retenção infantil (CRS) e pontuação 19,90 de 24 possíveis na avaliação dinâmica. Também pesou a favor dos resultados totais o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria (alta resistência, avançado de alta resistência e ultra-alta resistência), considerados providenciais para gerenciar impactos frontais e laterais.
Citroën Basalt na versão básica You vendida na Índia
Na Índia, o Basalt oferece de série recursos como 6 airbags, controle de estabilidade ESC, sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis, assistência de partida em aclives e cintos de segurança de três pontos com lembretes de uso para todos os passageiros. No Brasil, vale lembrar, o Basalt é produzido localmente em Porto Real (RJ) e oferece apenas 4 airbags.
Dentro do protocolo adotado pelo Bharat NCAP, o veículo para obter classificação geral de 4 estrelas precisa alcançar desempenho considerado "muito bom" contra colisões e oferecer de série recursos de segurança específicos, como os disponíveis no Basalt.
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