Citroën Basalt vai bem e alcança 4 estrelas em teste de segurança
Novo SUV-cupê foi testado na Índia pelo Bharat NCAP e chegou a gabaritar algumas provas
Lançado no Brasil há poucas semanas, o SUV-cupê Basalt, da Citroën, não demorou para ser submetido aos tradicionais testes de colisão. Prova disso vem da Índia, onde o modelo também já é vendido e acaba de ser avaliado pelos protocolos do Bharat NCAP (órgão local responsável pela segurança viária). Do total de 5 estrelas possíveis, o Basalt alcançou 4 e foi elogiado por conseguir obter nota máxima em alguns quesitos individuais.
De acordo com o relatório do Bharat NCAP, o Basalt marcou 26,19 pontos de 32 possíveis na proteção para ocupantes adultos e 35,90 de 49 na proteção para ocupantes infantis. No teste de barreira deformável de deslocamento frontal, o modelo obteve 10,19 pontos dos 16 totais (proteção marginal para peito, pélvis e pernas), ao passo que nas provas de barreira deformável móvel lateral a nota registrada de 16 pontos foi a máxima possível.
Citroën Basalt - Bharat NCAP
Dentro da proteção para ocupantes infantis, Basalt também obteve pontuação máxima de 12 pontos para instalação de sistema de retenção infantil (CRS) e pontuação 19,90 de 24 possíveis na avaliação dinâmica. Também pesou a favor dos resultados totais o uso de diferentes tipos de aço na estrutura da carroceria (alta resistência, avançado de alta resistência e ultra-alta resistência), considerados providenciais para gerenciar impactos frontais e laterais.
Citroën Basalt na versão básica You vendida na Índia
Na Índia, o Basalt oferece de série recursos como 6 airbags, controle de estabilidade ESC, sistema de fixação Isofix para cadeirinhas infantis, assistência de partida em aclives e cintos de segurança de três pontos com lembretes de uso para todos os passageiros. No Brasil, vale lembrar, o Basalt é produzido localmente em Porto Real (RJ) e oferece apenas 4 airbags.
Dentro do protocolo adotado pelo Bharat NCAP, o veículo para obter classificação geral de 4 estrelas precisa alcançar desempenho considerado "muito bom" contra colisões e oferecer de série recursos de segurança específicos, como os disponíveis no Basalt.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Citroën Basalt tem primeiro aumento de preços no Brasil; veja tabela
Quem é mais aerodinâmico: pão de forma ou uma Toyota Bandeirante?
Citroën Basalt chega à Argentina com motor 1.6 descartado no Brasil
Novo Volkswagen T-Roc 2026: imagens vazam e revelam visual do SUV do Golf
Teste Citroën Basalt Shine: a (quase) massificação do SUV cupê
Jeep Compass 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Stellantis divulga preços de revisão do Citroën Basalt