Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Versão reestilizada do SUV compacto será o carro madrinha da prova
O novo Hyundai Creta reestilizado, lançado recentemente no Brasil, está confirmado como carro-madrinha na sexta etapa da Copa HB20, que ocorre neste fim de semana, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS). O modelo será utilizado nas provas dos dias 12 e 13 de outubro, reforçando a ligação entre a marca e o automobilismo. Esta etapa é parte da antepenúltima fase da temporada 2024 da maior competição monomarca do país.
O novo Hyundai Creta, em sua versão Ultimate, combina um design renovado e novidades em termos de tecnologia, sendo o SUV compacto mais potente disponível no mercado brasileiro, com seu motor 1.6 Turbo GDI de 193 cv. Além disso, o modelo é equipado com um pacote completo de assistentes de direção e sistemas de segurança.
Com cerca de 40 veículos no grid, a competição tem como objetivo mostrar a robustez dos motores da marca coreana. Desde o início da Copa HB20, em 2019, já foram realizadas mais de 70 provas, sem intercorrências significativas relacionadas à motorização da Hyundai.
Além da presença do recém-lançado Creta, a Copa HB20 vive uma temporada emocionante, com disputas acirradas em suas três categorias: Super, Elite e Pro. Na categoria Pro, a diferença entre os três primeiros colocados é mínima, com Alberto Catucci liderando com 143 pontos, seguido por Marcus Tolentino com 142 e Luiz Felipe Horta com 140. A competição segue em ritmo intenso até a grande final, marcada para o dia 8 de dezembro, em Goiânia.
Novo Hyundai Creta 2025
O Hyundai Creta 2025 chegou com novo visual, mais equipamentos e já atendendo às novas normas de emissões. A principal novidade mecânica é a substituição do motor 2.0 aspirado pelo 1.6 turbo, o mesmo utilizado no Tucson, acoplado a um câmbio de dupla embreagem de 7 marchas. O design foi completamente atualizado, com mudanças na dianteira e traseira, incluindo iluminação em LED que se integra à grade frontal e lanternas traseiras conectadas. O modelo também cresceu 30 mm no comprimento, agora totalizando 4.330 mm, enquanto manteve o entre-eixos de 2.610 mm e o porta-malas com 422 litros.
Galeria: Hyundai Creta Ultimate 2025 - Ao vivo
Internamente, o Creta 2025 apresenta mudanças significativas, com destaque para as duas telas integradas no painel — de 10,25" nas versões topo e menores nas demais —, além de ar-condicionado de duas zonas e melhorias nos sistemas de assistência e segurança. O motor 1.0 turbo segue com 120 cv e 17,5 kgfm, mas foi recalibrado para maior eficiência, enquanto o novo 1.6 turbo a gasolina, com 193 cv e 27 kgfm, substitui o antigo 2.0 aspirado, agora com a nova transmissão de dupla embreagem em vez da automática de 6 marchas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
“Nossos clientes não compram motores, compram design”, diz CEO da Jaguar
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês