A Mercedes-Benz Argentina vem enfrentando uma série de rumores há algumas semanas. Esses rumores falam sobre a possível venda da fábrica histórica em Virrey del Pino. Os rumores foram publicados pela primeira vez pelo jornalista Horacio Alonso ("A Rodar Post"), um profissional com ampla experiência no setor automotivo de lá e boas fontes de informação.
O Motor1 Argentina consultou fontes oficiais e a resposta da Mercedes-Benz Argentina foi a seguinte: "Não podemos comentar rumores".
Mas o que são esses rumores? De acordo com Alonso, a fábrica em Virrey del Pino estaria procurando um comprador, tendo em vista a decisão da marca de parar de investir nesse centro industrial. Lembremos que, nos últimos quatro anos, a empresa alemã tem operado com duas unidades de negócios independentes: Mercedes-Benz (carros e vans) e Mercedes-Benz Trucks and Buses (veículos comerciais pesados).
Avaliação Mercedes-Benz Sprinter Van 517 20+1
A empresa de caminhões e ônibus já anunciou há dois anos que transferirá suas operações industriais de Virrey del Pino para a nova fábrica que está construindo em Zárate (ARG). Isso deixaria a antiga fábrica no distrito de La Matanza, em Buenos Aires, apenas com a produção do Sprinter. Em Virrey del Pino hoje são feitos os caminhões Accelo e Atego, além dos chassis OH e OF de ônibus.
É aí que começam os rumores que Alonso vem publicando em seu site e que a Mercedes-Benz Argentina prefere não comentar. O Ao Rodar Post fiz que há fortes indícios sobre negociações para uma possível venda da fábrica localizada em Virrey del Pino.
Aparentemente, a empresa alemã estaria procurando soluções para a situação no país. Apesar da divisão entre veículos pesados e os demais, as duas empresa estão fabricando na mesma instalação, mas a divisão de ônibus e caminhões já anunciou que está se mudando para Zarate para iniciar as operações em 2026.
A outra, que fabrica a Sprinter, permaneceria no local. A matriz na Alemanha analisando o que fazer com a Argentina há algum tempo. A próxima geração do furgão comercial será apenas elétricas e há a chance dela ser feita no país vizinho é baixa. Ela será fabricada nos Estados Unidos. Com esse cenário, o futuro da unidade industrial no país é complicado.
Mercedes-Benz Sprinter - 200 mil unidades vendidas
A Mercedes-Benz estaria negociando em um estágio bastante avançado com um grupo local para deixar as operações na Argentina em suas mãos, produzindo modelos sob licença, como a Nordex no Uruguai.
Entre os nomes de lá que apareceram nos rumores, estariam o Newsan Group, de Rubén Cherñajovsky, e o Mirgor Group, de Nicolas Caputo. Há também rumores de outras partes interessadas, como o grupo Dota de empresas de ônibus - com ligações com o pai do presidente Javier Milei -, o Grupo Colcar (concessionárias), a chilena Kaufmann e até mesmo Manuel Antelo, famoso empresário argentino do setor.
Também há empresas chinesas envolvidas nas negociações. Dizem que alguma montadora chinesa também está sondando o assunto da fábrica de Virrey del Pino. Há inúmeros rumores, mas nada de fato. O que se comenta na Mercedes-Benz Argentina é que os chineses "estariam rondando" a fábrica.
Fonte: A Rodar Post
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Mercedes-Benz CLA elétrico bate recorde do Porsche Taycan
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Novo Mercedes CLA 2026 terá motor 2.0 turbo fabricado na China pela Geely
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado