A Hyundai foi a primeira marca a simular o ronco de um carro a gasolina em um veículo elétrico, com um modo de motor virtual para o Ioniq 5 N. Ao entrar nesse modo, o I5N soa e soa como um carro com um quatro cilindros turbo que vai até os 8.000 rpm com uma caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades. A Honda está pensando em dar um passo adiante, simulando seus maiores carros movidos a gasolina em seus futuros elétricos.
Em uma apresentação técnica sobre seus futuros modelos eletrificados da plataforma 0, com a presença de nossos colegas do InsideEVs no Japão no início deste mês, a Honda apresentou uma demonstração desses modos para a mídia.
Há opção de configurar os carros para simular modelos clássicos como o NSX-R de 1992, o S2000 de 1999, o NSX Type S de 2022, o Civic Type R de 2023 e muito mais. Há até mesmo um botão VTEC dedicado para simular o amado comando de válvulas variável da Honda. Para os fãs da aviação, há ainda um modo que simula o avião da montadora, o HondaJet. Cada modo tem seu conjunto de medidores correspondente, que replica com precisão sua inspiração movida a gasolina. Você pode ver isso no vídeo abaixo.
Com os veículos elétricos apelando menos para os entusiastas, as montadoras precisam descobrir como manter os motoristas envolvidos na ausência de um trem de força a gasolina tradicional. De modo geral, os motores elétricos têm basicamente a mesma sensação, independentemente do tipo de carro em que estejam, diminuindo as diferenças entre os modelos. Uma simulação de combustão permite que a montadora crie as características de motorização que desejar. Ele funciona estranhamente bem no Ioniq 5 N, dando ao carro uma personalidade que nenhum outro veículo elétrico tem atualmente.
Essa também é uma maneira interessante de a Honda associar seu futuro ao seu passado. A empresa tem uma enorme história para aproveitar, então por que não?
Dito isso, a Honda não revelou muitas informações sobre o sistema. Em comunicado à imprensa, a japonesa simplesmente diz que um dos cinco princípios fundamentais de seus futuros elétricos é oferecer "[a] alegria de dirigir com a sensação de proximidade com o veículo". Não sabemos se ou quando esse sistema será lançado, nem como serão os carros equipados com ele. Nossos colegas do site InsideEVs só conseguiram uma breve demonstração estática do sistema e, como você pode ver nas fotos, é apenas um modelo.
Portanto, estamos esperando para saber mais. Mas estamos animados. O sistema do Ioniq 5 N é muito divertido e, se a Honda conseguir aprimorar esse conceito, terá um ótimo resultado.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Pablo Di Si, CEO da VW América do Norte, deixa o cargo de repente
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são básicos
Toyota lança Hilux e SW4 2025; veja os preços e o que muda
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Novo Chevrolet Equinox é confirmado para o Brasil com duas versões