Som do VTEC pode chegar nos próximos carros elétricos da Honda
Quer um veículo elétrico com o som de um Civic, S2000, ou um NSX? A Honda irá resolver isso com um botão
A Hyundai foi a primeira marca a simular o ronco de um carro a gasolina em um veículo elétrico, com um modo de motor virtual para o Ioniq 5 N. Ao entrar nesse modo, o I5N soa e soa como um carro com um quatro cilindros turbo que vai até os 8.000 rpm com uma caixa de câmbio de dupla embreagem de oito velocidades. A Honda está pensando em dar um passo adiante, simulando seus maiores carros movidos a gasolina em seus futuros elétricos.
Em uma apresentação técnica sobre seus futuros modelos eletrificados da plataforma 0, com a presença de nossos colegas do InsideEVs no Japão no início deste mês, a Honda apresentou uma demonstração desses modos para a mídia.
Há opção de configurar os carros para simular modelos clássicos como o NSX-R de 1992, o S2000 de 1999, o NSX Type S de 2022, o Civic Type R de 2023 e muito mais. Há até mesmo um botão VTEC dedicado para simular o amado comando de válvulas variável da Honda. Para os fãs da aviação, há ainda um modo que simula o avião da montadora, o HondaJet. Cada modo tem seu conjunto de medidores correspondente, que replica com precisão sua inspiração movida a gasolina. Você pode ver isso no vídeo abaixo.
Com os veículos elétricos apelando menos para os entusiastas, as montadoras precisam descobrir como manter os motoristas envolvidos na ausência de um trem de força a gasolina tradicional. De modo geral, os motores elétricos têm basicamente a mesma sensação, independentemente do tipo de carro em que estejam, diminuindo as diferenças entre os modelos. Uma simulação de combustão permite que a montadora crie as características de motorização que desejar. Ele funciona estranhamente bem no Ioniq 5 N, dando ao carro uma personalidade que nenhum outro veículo elétrico tem atualmente.
Essa também é uma maneira interessante de a Honda associar seu futuro ao seu passado. A empresa tem uma enorme história para aproveitar, então por que não?
Dito isso, a Honda não revelou muitas informações sobre o sistema. Em comunicado à imprensa, a japonesa simplesmente diz que um dos cinco princípios fundamentais de seus futuros elétricos é oferecer "[a] alegria de dirigir com a sensação de proximidade com o veículo". Não sabemos se ou quando esse sistema será lançado, nem como serão os carros equipados com ele. Nossos colegas do site InsideEVs só conseguiram uma breve demonstração estática do sistema e, como você pode ver nas fotos, é apenas um modelo.
Portanto, estamos esperando para saber mais. Mas estamos animados. O sistema do Ioniq 5 N é muito divertido e, se a Honda conseguir aprimorar esse conceito, terá um ótimo resultado.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Assim como no Brasil, Kicks atual será vendido nos EUA com novo nome
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Oficial: Ford venderá SUV da Ranger na América do Sul em 2025
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Honda acompanha Toyota e prepara novos motores 1.5 e 2.0 a gasolina
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Na Europa, BMW X1 básico tem motor 1.5 de apenas 122 cv