No ano passado, eram apenas desenhos e fotos de uma maquete. Agora, chegou a vez de o público europeu conhecer de perto o protótipo do Renault Twingo E-Tech, modelo urbano elétrico que tenta retomar o carisma do Twingo de primeira geração (1994-2012). O show car será uma das grandes atrações da marca no Salão do Automóvel de Paris 2024, que acontece entre os dias 14 e 20 de outubro.
Mais do que um devaneio nostálgico do departamento de estilo comandado pelo holandês Laurens van den Acker e pelo francês Gilles Vidal, o carrinho já teve sua produção em série confirmada por Luca De Meo, presidente do grupo Renault. A expectativa é de que o modelo chegue às lojas em 2026 e custe menos de € 20 mil na Europa (ou R$ 120 mil na conversão direta).
Assim, o novo Twingo deverá ficar um degrau abaixo do Renault 5 elétrico, cujos preços começam em € 27.990 (R$ 170 mil). Também inspirado em um grande sucesso homônimo do passado, o novo Renault 5 foi mostrado como protótipo no Salão de Munique de 2021 e, agora, chega à produção em série na fábrica de Douai, no norte da França. Espera-se para o ano que vem uma versão básica do R5 EV custando cerca de € 25 mil (R$ 150 mil)
O Salão de Paris de 2024 apresentará ainda a versão final do Renault 4 E-Tech, um SUV compacto elétrico baseado no popular Renault 4L (1961–1994), O novo modelo, cujas linhas foram adiantadas no carro-conceito 4Ever Trophy, já pode ser reservado pelos futuros compradores mediante um sinal de € 150. Estima-se que terá preços a partir de € 30 mil (R$ 180 mil) As entregas começarão no ano que vem.
Lançado em 1992, o primeiro Twingo tinha carisma e originalidade que jamais conseguiram ser igualados pelos seus insossos sucessores Twingo II (2007-2014) e Twingo III (2014-2024, fabricado na Eslovênia sobre a base do Smart Forfour).
Agora, o protótipo elétrico Twingo E-Tech tenta resgatar o espírito alegre e, ao mesmo tempo, funcional da primeira geração. Sua silhueta, faróis e simplicidade remetem ao Twingo original. As dimensões compactas deverão ajudar na mobilidade urbana, especialmente em cidades como Paris, onde estacionar é uma tarefa complicada.
Uma diferença é que o novo modelo tem quatro portas, em vez das duas do Twingo original. As portas traseiras do protótipo, porém, são bem disfarçadas, com maçanetas ocultas nas molduras das janelas. De relance, tudo o que se vê são os puxadores redondos das portas dianteiras, quase idênticos aos do modelo 1992. Agora, essas maçanetas são realçadas por um discreto fio iluminado.
Renault Twingo E-Tech electric prototype 2 (1)
Enquanto o Twingo I tinha como opcional na Europa um grande teto solar de tecido (ao estilo ragtop), o protótipo elétrico traz um teto de vidro fixo, para ampliar a sensação de espaço da cabine. De resto, o novo modelo parece ser maior que o antigo - o que é se esperar por causa das novas exigências estruturais de segurança - mas não ficou desproporcional.
A traseira foi modernizada, mas mantém muito do design do Twingo original. O vidro na tampa do porta-malas agora traz uma larga moldura preta, enquanto as lanternas seguem o formato dos faróis. O nome “Twingo” vai posicionado bem no meio da tampa.
A frente tem aquele visual simpático e expressivo de sempre. Inspirado na primeira geração do Twingo. Seus faróis arredondados são um dos elementos que, paradoxalmente, dão modernidade ao visual do protótipo. Uma abertura estreitinha copia a grade do radiador do modelo original.
Renault Twingo E-Tech electric prototype 1 (1)
Embora a versão 100% elétrica não precise mais das aberturas para ventilação no capô, três pequenas aberturas foram mantidas como um elemento estético. Além disso, a parte frontal do protótipo exibe um logotipo animado em uma tela, e o farol dianteiro “pisca” suavemente. Parece um Pokémon sobre rodas.
Ainda não há detalhes sobre a cabine que, sendo uma homenagem ao primeiro Twingo, deve trazer muitas soluções surpreendentes.
Renault Twingo E-Tech electric prototype 6 (1)
O protótipo foi desenvolvido pela Ampère, divisão do grupo Renault especializada em carros elétricos e softwares. A plataforma deveria ser compartilhada com os futuros Volkswagen ID.1 e ID.2, mas o grupo alemão pulou fora do acordo. Uma alternativa para aprontar o Twingo IV até 2026 seria buscar parceria com uma marca chinesa - provavelmente, a Geely, que já é sócia da Renault na Horse Powertrain.
Até o momento, o que se comenta é que o novo Twingo será feito sobre a base do Renault 5 E-Tech, ou seja, a plataforma Ampr Small (novo nome da CMF-B EV), com motor e tração dianteiros. Ainda não se sabe quais serão os motores escolhidos, mas já é certo que as baterias não serão as mesmas do R5, do tipo NMC (níquel-manganês-cobalto). Para reduzir os custos ao máximo, o Twingo deverá trazer baterias LFP (lítio-ferro-fosfato), que são mais em conta. A autonomia, provavelmente, será inferior a 350 km, o que é suficiente para um subcompacto urbano.
A chegada do novo Twingo complementará a linha elétrica da marca que, na Europa, inclui os modelos Renault 5 E-Tech, Renault 4 E-Tech, Megane E-Tech. Kangoo E-Tech e Scénic E-Tech. Sentiu falta do Kwid E-Tech nessa lista? É que, na França, esse subcompacto elétrico não é vendido como Renault, mas como Dacia Spring. Importado da China, o modelo custa € 18.900 (R$ 115 mil), ficando um degrau abaixo do futuro Twingo.
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