Anunciado pela Stellantis no mês de agosto, o fim de linha da picape RAM 1500 Classic acaba de ser concretizado com a produção do último exemplar na fábrica de Warren, estado norte-americano do Michigan. A picape sai de linha sem deixar sucessora direta e acabará sendo substituída pelas versões mais baratas da 1500 de nova geração. A despedida vale também para o icônico motor V8 HEMI, que sai de cena após décadas de uso dentro da marca.
O adeus, tanto da Classic quanto do lendário propulsor, foi registrado em fotos com a presença de funcionários da fábrica. O último exemplar produzido foi da versão Tradesman, de entrada, com cabine dupla e carroceria pintada na cor Delmonico Red. Sob o capô, no lugar do 3.6 V6 Pentastar padrão, marcou presença o lendário 5.7 V8.
A Classic tomava como base a geração de 2009 da 1500 e conservava o visual clássico herdado ainda da época da Dodge. Para homenagear o modelo, a RAM lançou a série especial de despedida Classic R/T, limitada de 100 unidades no Brasil e com diversas exclusividades no visual (incluindo logotipos, faixas decorativas e grade própria). O lote foi dividido igualmente em 50 unidades pintadas na cor Vermelho Flame e 50 na tonalidade Preto Diamond.
Agora finado, o motor motor 5.7 V8 foi usado por décadas em diversos veículos do grupo e entregava 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque com aspiração natural. O câmbio era sempre automático de 8 marchas com caixa de redução e tração 4x4. Em outros modelos, o V8 está sendo substituído pelo 3.0 biturbo de 6 cilindros em linha da família Hurricane. A adoção do novo conjunto na Classic chegou a ser cogitada, mas as limitações da plataforma de 15 anos e os altos custos resultantes frearam a ideia.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 RHO: flagra mostra versão de 548 cv da picape já no Brasil
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Flagra: Ram 1500 com novo visual e motor de 6 cilindros já roda no Brasil