O Volvo EX90 é o mais novo capítulo na trajetória da montadora sueca em direção a um futuro elétrico. Este SUV não é apenas uma atualização do já conhecido XC90, mas sim uma transformação completa, concebida para abraçar a mobilidade sustentável sem perder o DNA que conquistou famílias ao redor do mundo.
O EX90 traz o desafio de convencer quem já se acostumou ao XC90 a migrar para um modelo totalmente elétrico, sem sacrificar espaço, conforto ou performance. Será que consegue?
Volvo EX90: unidades alinhadas no lançamento global
O primeiro contato com o EX90 é visual, e ele certamente sabe impressionar. Suas dimensões generosas com seus 5,03 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,74 m de altura conferem uma presença marcante. Mas o que realmente chama atenção é como a Volvo conseguiu equilibrar essa imponência de um SUV com linhas limpas e elegantes resultando em um estilo atemporal.
Faróis no estilo martelo de Thor do Volvo EX90
A frente é dominada pelos faróis em forma de martelo de Thor, mais recente assinatura de estilo da Volvo, agora com animação em LED que parece dar "vida" ao SUV. Essa animação não é apenas digital, mas também física quando ele se divide para o farol alto surgir de trás do conjuntos. A grade frontal é completamente fechada, estilo marcante que "lembra" que este é um veículo 100% elétrico, eliminando a necessidade das grandes entradas de ar dos veículos com motores a combustão.
Traseira do Volvo EX90 na cor Sand Dune
Na traseira, as lanternas se conectam à tampa do porta-malas, mas também possuem as tradicionais luzes integradas que sobem pela coluna. Isso reforça a impressão de um SUV ainda mais largo, especialmente nas versões com rodas de 22".
A Volvo também inovou com a inclusão de câmeras em substituição aos retrovisores tradicionais, contribuindo para uma estética mais limpa e o coeficiente aerodinâmico de absurdos 0.29 cx, algo raro para um SUV de mais de 5 metros.
Se o exterior já impressiona, o interior do EX90 chama a atenção pela sofisticação e minimalismo. Aqui a Volvo não economizou e adicionou um painel de instrumentos digital que tem a sua função "dobrada" com o head-up display. Se no caçula EX30 essa é a maior crítica, no EX90 a história é completamente diferente.
Interior e acabamento do Volvo EX90
Ao abrir a porta, você será imediatamente impactado por um ambiente limpo e bastante amplo. Os materiais usados são de alta qualidade, combinando texturas suaves e tons neutros, típicos do design escandinavo. Você imediatamente sabe que está dentro de um Volvo, e isso é muito bom.
Um dos pontos que mais chamam a atenção é a quase completa ausência de botões. A Volvo optou por reduzir o número de controles físicos ao mínimo, deixando o painel limpo e organizado. Grande parte das funções é acessada por meio de uma tela central de 14", desenvolvida em parceria com o Google. O sistema de multimídia é rápido, intuitivo e fácil de navegar, permitindo que o motorista tenha acesso às principais informações sem se perder em menus complexos. Para os puristas, ainda há um controle físico de volume e os comandos do vidro nas portas, mas o restante é totalmente digital.
Controles digitais do Volvo EX90 na central multimídia
Além disso, a terceira fila de bancos, algo raro em SUVs elétricos, é um bônus que deve agradar famílias maiores. Embora o espaço para adultos seja mais limitado nessa última fileira, ainda é perfeitamente utilizável para crianças ou em trajetos mais curtos. O espaço pode ser ampliado para quem vai na última fila ao deslizar a segunda fileira um pouco mais para frente. Outra novidade é o rebatimento elétrico por botão da terceira fileira para ampliar o porta-malas.
Terceira fileira de bancos do Volvo EX90
E por falar nele, o porta-malas não decepciona mesmo com com os sete assentos em uso: são 324 litros de capacidade. Ao reduzir para 5 lugares, o porta-malas avança para 655 litros e, ao rebaixar as duas fileiras, o volume salta para incríveis 2.107 litros. Além disso, o EX90 ainda conta com um frunk (compartimento frontal) de 49 litros, ideal para itens menores e os cabos de recarga.
Ao volante do Volvo EX90, a primeira coisa que impressiona é o silêncio absoluto a bordo. Mesmo sendo um SUV grande, com mais de 2.700 kg, a dinâmica de condução é tranquila graças ao abundante torque disponível desde o primeiro momento. E aqui está um ponto crucial: em nenhum momento senti falta de um motor V6 ou turbo.
Volvo EX90 - lançamento global
A versão testada, a Twin Motor Performance, entrega 517 cv e 92,8 kgfm de torque, e o resultado é uma condução suave e poderosa. Mesmo em situações urbanas, o EX90 se comporta com agilidade. O torque imediato proporcionado pelos dois motores elétricos, um em cada eixo, torna as manobras e ultrapassagens fáceis e sem esforço.
Volvo EX90 rodando na Califórnia - EUA
A aceleração de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos, em números da Volvo, é digna de esportivos, e a tração integral com vetorização de torque oferece uma estabilidade impressionante em curvas. A suspensão a ar, disponível como opcional, ajusta-se automaticamente às condições da estrada, garantindo uma condução mais confortável, mesmo em superfícies irregulares.
Uma característica interessante, mas que poderia ser melhor ajustada, é o modo de condução "one pedal", que permite dirigir apenas com o acelerador. Ele ainda é um pouco brusco em baixas velocidades, o que pode exigir algum tempo de adaptação, especialmente para quem está acostumado a uma condução mais fluida.
Volvo EX90: aceleração de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos
Com uma bateria de 111 kWh, o Volvo EX90 oferece uma autonomia de até 600 km, na homologação WLTP. No entanto, a homologação do Inmetro deve reduzir o "alcance oficial" para cerca de de 470 km, o que ainda é um excelente número para um SUV desse porte.
Quanto à recarga, o EX90 é compatível com carregadores rápidos de até 250 kW, o que permite carregar a bateria de 10% a 80% em aproximadamente 30 minutos. Apesar de o tempo de recarga ser competitivo, a arquitetura elétrica de 400V do EX90 o coloca atrás de alguns concorrentes que já utilizam sistemas de 800V, como o Kia EV9. Mesmo assim, para a maioria dos motoristas, esse desempenho é mais do que suficiente para viagens longas sem a ansiedade de ficar sem bateria.
O EX90 está pronto para o futuro. É o primeiro veículo de produção da marca Volvo a sair da fábrica equipado com um Lidar, um conjunto de 25 sensores e câmeras que o tornam preparado para a condução semi-autônoma, mas que ainda não foram autorizadas legalmente.
Aqui a estratégia da Volvo foi preparar o carro para futuras atualizações capazes de implementar as capacidades. Assim, os atuais assistentes que se enquadram no chamado "Volvo Pilot Assist", oferecem níveis já conhecidos de assistência nas ruas, seja no piloto automático adaptativo, permanência em faixa ou sistema de manutenção na faixa de rolagem sempre funcionando muito bem em termos de progressividade e precisão das intervenções.
Painel e tela central do Volvo EX90
Em nosso primeiro contato, notamos em alguns momentos algumas falhas de software, como o travamento momentâneo da central multimídia. Aproveitamos para questionar a Volvo sobre como eventualidades deste tipo seriam sanadas a resposta foi a de que atualizações são enviadas para o EX90 a cada 2 semanas, automaticamente pela internet (as chamadas atualizações over-the-air).
A Volvo diz que o EX90 foi criado para envelhecer bem. De fato, tal característica se torna ainda mais necessária por conta das diversas funções de software disponíveis. O mesmo vale também para a adição de novos recursos, sejam de performance, segurança ou até mesmo para entretenimento - assim como já nos acostumamos com os smartphones.
Parte dessa mágica é responsabilidade do superprocessador NVIDIA DRIVE, o qual tem a missão de processar rapidamente inúmeras decisões simultâneas - é capaz de realizar 280 TOPS (Trilhões de Processamentos por Segundo). Tivemos uma noção de como o carro enxerga por meio de um óculos de realidade virtual que conseguia traduzir as diversas informações em imagens que entendemos.
Volvo EX90: SUV elétrico roda até 600 km com uma carga
Outro item tecnológico que ninguém vê é o processador Snapdragon da Qualcomm, o qual é responsável por entregar uma experiência fluída na imensa tela do sistema de gerenciamento e entretenimento. Sim, é um processador semelhante ao que encontramos em smartphones topo de linha do mercado.
E falta mesmo, mas é algo que não deve demorar. O EX90, como mencionamos, já está com todo o aparato tecnológico necessário disponível para a condução autônoma real. Os radares e sensores do Lidar estão prontos para operar com o sistema automático, quando estiver disponível. O lado bom desses novos tempo é que bastará "baixar" uma atualização e pronto, a funcionalidade estará lá.
Principal pergunta que ainda não temos a resposta. O Volvo EX90 deve ao Brasil no início de 2025 na versão mais potente equipada com 2 motores e potência 517 cv. A marca sueca já confirmou que o SUV de 7 lugares chegará completo, o que inclui o excelente sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins que entrega uma experiência de som surround 3D com Dolby Atmos.
A Volvo não quis indicar o preço por aqui, mas como temos a referência do Volvo EX90 nos Estados Unidos - 81.290 dólares (R$ 445.900) a $ 94.640 dólares (R$ 519.128), podemos estimar que custará em torno de R$ 700 mil.
De qualquer forma, o novo EX90 mostra que o futuro já chegou na Volvo.
Dados técnicos | Volvo EX90 2024 |
Motor | Elétrico, com ímã permanente duplo síncrono |
Bateria | 111 kWh (107,0 kWh utilizável) |
Potência | 517 cv |
Torque | 910 Nm (92,79 kgfm) |
Alcance EV | 600 km (WLTP) |
Preço nos Estados Unidos | $ 81.290 (R$ 445.900) / $ 94.640 (R$ 519.128) |
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