Posicionado por anos como opção de acesso do portfólio de SUVs da Hyundai no Brasil, o Creta Action acaba de ser oficialmente descontinuado por aqui. A produção na fábrica de Piracicaba (SP) já foi encerrada e todo foco da marca agora será direcionado para o Creta de nova geração, que acaba de ser reestilizado. Junto com o Action, morre também o motor 1.6 aspirado 130 cv há anos oferecido pela marca no país.
Dessa forma, todos os carros produzidos pela Hyundai em Piracicaba passam a ser equipados com motores 1.0, 1.0 turbo ou 1.6 turbo. São eles: 1.0 aspirado flex de 80 cv, 1.0 TGDI flex de 120 cv e 17,5 kgfm de torque (usado tanto no Creta quanto na linha HB20) e o recém-chegado 1.6 TGDI a gasolina de 193 cv e 27 kgfm de força (usado somente no Creta). O velho 2.0 Nu aspirado de 167 cv, exclusivo da versão topo de linha Ultimate, também deixa de ser oferecido.
Com o fim do Creta Action, o portfólio nacional da Hyundai abre considerável lacuna entre o HB20 e o Creta de nova geração. O compacto termina em R$ 122.290 na versão topo de linha Platinum Safety e chega aos R$ 127.990 na mesma configuração na carroceria sedã HB20S. Já o New Creta começa em R$ 141.890, ou seja, são pelo menos R$ 14.000 de diferença.
Questionada sobre o lançamento de inédita versão mais barata do Creta, para ficar abaixo da atual configuração Comfort, a Hyundai declarou que não há planos nesse sentido.
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