De acordo com os números oficiais de emplacamentos divulgados pela Fenabrave, o segmento de picapes fechou o mês de setembro com 44.639 unidades, 20% dos 222.686 veículos registrados no Brasil. O resultado representou um crescimento superior a 22% em relação ao mesmo período de 2023 (36.451). Na comparação com agosto (46.429), no entanto, houve um recuo de quase 4%.
Entre as picapes pequenas, o domínio da Strada ficou ainda mais evidente: com crescimento de 11% nos últimos doze meses, a representante da Fiat conquistou a preferência de 14.240 consumidores, 2º melhor resultado desde o seu lançamento em 1998, e garantiu mais de 75% de market share, aproveitando-se da retração da VW Saveiro (4.656).
Volkswagen Saveiro Robust 2024 (Avaliação)
Picapes compactas
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT STRADA | 101454 | 14240 | 16422 | 12834 | 75,36% | 74,85% | -13,29% | 10,96% |
2º | VW SAVEIRO | 39037 | 4656 | 5519 | 4973 | 24,64% | 25,15% | -15,64% | -6,37% |
140491 | 18896 | 21941 | 17807 | 100,00% | 100,00% | -13,88% | 6,12% |
Já entre os modelos intermediários, a líder Fiat Toro (4.925) perdeu espaço nas últimas semanas, mas ainda assegurou mais de 2,4 mil unidades de vantagem sobre a Chevrolet Montana (2.522). Repetindo o terceiro lugar de agosto, a Ram Rampage (2.113) emplacou quase 900 unidades a mais do que uma Renault Oroch (1.237) em seu melhor momento em 2024. Um mês após registrar recorde de vendas, a Ford Maverick (382) recuou quase 24%.
Picapes intermediárias
Picapes Intermediárias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | FIAT TORO | 39327 | 4925 | 5549 | 4041 | 44,06% | 48,50% | -11,25% | 21,88% |
2º | CHEVROLET MONTANA | 20258 | 2522 | 2362 | 2453 | 22,56% | 20,65% | 6,77% | 2,81% |
3º | RAM RAMPAGE | 17682 | 2113 | 2059 | 376 | 18,90% | 18,00% | 2,62% | 461,97% |
4º | RENAULT OROCH | 9516 | 1237 | 970 | 1073 | 11,07% | 8,48% | 27,53% | 15,28% |
5º | FORD MAVERICK | 2629 | 382 | 501 | 70 | 3,42% | 4,38% | -23,75% | 445,71% |
89412 | 11179 | 11441 | 8013 | 100,00% | 100,00% | -2,29% | 39,51% |
Toyota Hilux SRX Plus 2024 - Teste
Sem resultado similar desde dezembro de 2022 (5.783), a Toyota Hilux (5.118) manteve confortável vantagem sobre as rivais. A disputa pelo 2º lugar, por sua vez, foi acirrada, com a Ford Ranger (2.893) pouco à frente de uma Chevrolet S10 (2.661) com melhor desempenho no ano, ambas com evoluções superiores a 50% frente a 2023.
Mesmo com versão reestilizada nas lojas e com um crescimento de mais de 100% em relação a agosto, a VW Amarok (999) ficou atrás da Nissan Frontier (1.054) na briga pela 4ª colocação. Em retração superior a 37%, a Mitsubishi L200 (805) ainda conseguiu ficar à frente de uma Fiat Titano (554) que segue como absoluta coadjuvante mesmo se apoiando em preços menores do que os das rivais.
Picapes médias
Picapes Médias | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | TOYOTA HILUX | 36894 | 5118 | 4730 | 3735 | 36,34% | 37,63% | 8,20% | 37,03% |
2º | FORD RANGER | 21127 | 2893 | 2782 | 1890 | 20,54% | 22,13% | 3,99% | 53,07% |
3º | CHEVROLET S10 | 19112 | 2661 | 2098 | 1635 | 18,89% | 16,69% | 26,84% | 62,75% |
4º | NISSAN FRONTIER | 8037 | 1054 | 857 | 601 | 7,48% | 6,82% | 22,99% | 75,37% |
5º | VW AMAROK | 4583 | 999 | 479 | 816 | 7,09% | 3,81% | 108,56% | 22,43% |
6º | MITSUBISHI L200 | 8309 | 805 | 934 | 1282 | 5,72% | 7,43% | -13,81% | -37,21% |
7º | FIAT TITANO | 2988 | 554 | 690 | 0 | 3,93% | 5,49% | -19,71% | - |
101050 | 14084 | 12570 | 9959 | 100,00% | 100,00% | 12,04% | 41,42% |
Chevrolet Silverado High Country (BR)
Finalizando com a disputa entre as picapes grandes, a Ram assegurou nova dobradinha com a 2500 (170) e a 3500 (142), ambas com desempenhos inferiores aos do ano passado. Crescendo quase 30% frente a agosto, a Chevrolet Silvera (74) garantiu lugar no pódio com apenas duas unidades a mais do que a Ram 1500 (72). Completando o top 5, a Ford F150 (13) teve o seu resultado mais fraco no ano.
Picapes grandes
Picapes Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2024 | SET/24 | AGO/24 | SET/23 | % SET 24 | % AGO 24 | VARIAÇÃO SET/AGO | VARIAÇÃO 2024/2023 |
1º | RAM 2500 | 1263 | 170 | 147 | 173 | 35,42% | 30,82% | 15,65% | -1,73% |
2º | RAM 3500 | 1264 | 142 | 126 | 169 | 29,58% | 26,42% | 12,70% | -15,98% |
3º | CHEVROLET SILVERADO | 1051 | 74 | 57 | 0 | 15,42% | 11,95% | 29,82% | - |
4º | RAM 1500 | 1138 | 72 | 93 | 77 | 15,00% | 19,50% | -22,58% | -6,49% |
5º | FORD F150 | 303 | 13 | 14 | 72 | 2,71% | 2,94% | -7,14% | -81,94% |
6º | RAM CLASSIC | 1106 | 8 | 39 | 181 | 1,67% | 8,18% | -79,49% | -95,58% |
7º | GMC SIERRA | 9 | 1 | 1 | 0 | 0,21% | 0,21% | 0,00% | - |
6134 | 480 | 477 | 672 | 100,00% | 100,00% | 0,63% | -28,57% |