Inaugurada no dia 30 de setembro de 2014, a primeira fábrica de automóveis da BMW no Brasil acaba de completar 10 anos de operações. Sediada na cidade de Araquari (SC), a unidade começou os trabalhos com a produção do sedã 328i Activeflex e atualmente é responsável pela montagem de vários outros modelos, como os SUVs X1, X3 e X4, além do próprio Série 3. Logo mais, passará a produzir também o X5 PHEV (híbrido plug-in).

Araquari é a 30ª unidade fabril do grupo BMW no mundo (ao todo são 14 fábricas espalhadas por diferentes países) e a maior planta de carros premium da América do Sul. A marca já investiu na unidade em 10 anos de atuação quase R$ 2 bilhões. A fábrica tem área total de cerca de 1,5 milhão de m², sendo mais de 112 mil m² de área construída. A infraestrutura local abriga processos de pintura, carroceria, soldagem, montagem, qualidade e logística, como também laboratórios, prédios administrativos e auxiliares.

BMW - Fábrica de Araquari
BMW

Série 3 foi o primeiro modelo produzido em Araquari

A planta abriga, junto com o escritório da empresa em São Paulo, o único centro global de engenharia da BMW na América do Sul. Atualmente, cerca de 60% das vendas da marca no Brasil são provenientes de modelos fabricados em Araquari. No fim do ano passado, a marca anunciou aumento de 10% nas atividades e 5% no números de funcionários para alcançar 11.000 veículos produzidos anualmente. Ao longo dos últimos 10 anos, fábrica já produziu mais de 100.000 unidades.

BMW - Fábrica de Araquari
BMW

“Estamos começando uma nova era de produção de modelos eletrificados no Brasil. O nosso X5 PHEV será o primeiro modelo híbrido plug-in produzido na América do Sul! Isso prova que, ao entrarmos na próxima década de nossas operações em Araquari, estamos aprofundando nossa presença e fortalecendo nosso compromisso com o Brasil”, diz Milan Nedeljković, membro do conselho de administração da BMW AG, responsável pela produção.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com