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Após ofensiva de elétricos, Leapmotor anuncia SUVs com extensor de alcance

Após o SUV C10 e o compacto T03, parceira chinesa da Stellantis prepara ofensiva de EREVs na Europa

Os novos extensores de alcance híbridos plug-in da Leapmotor
Foto de: Motor1.com

A estreia na Europa e no mercado italiano da Leapmotor, a marca chinesa importada e que em breve será produzida pela Stellantis no Velho Continente, é marcada pelo lançamento de dois carros elétricos, o T03 e o C10, mas a eles se juntarão em breve os primeiros híbridos plug-in do tipo extensor de autonomia.

Quem nos diz isso é a própria Stellantis, que, durante a apresentação da gama elétrica inicial da Leapmotor, confirmou a chegada de dois novos SUVs com extensores de autonomia em 2025 e 2026, identificados em inglês pelas siglas REEV ou EREV (Range Extended Electric Vehicle ou Extended Range Electric Vehicle).

Vamos descobrir juntos quais são essas inovações de extensores de autonomia da Leapmotor que prometem muitos quilômetros de autonomia elétrica e que poderemos dirigir nos próximos dois anos.

Leapmotor C10 REEV

Começamos com o primeiro SUV na versão REEV híbrido plug-in, que será lançado na Europa em 2025, o Leapmotor C10, que nossos colegas do Motor1.com Itália acabaram de testar em uma versão 100% elétrica.

Leapmotor C10, vista frontal de três quartos

Leapmotor C10, vista frontal de três quartos

Ainda não há detalhes técnicos sobre o Leapmotor C10 REEV para a Europa, mas, para descrevê-lo, podemos começar com o modelo já vendido na China. As dimensões permanecem as mesmas do C10 elétrico, medindo 4,73 x 1,90 x 1,68 metros, enquanto o que muda é sob o capô dianteiro e no nível da bateria.

A tração nas rodas traseiras ainda é confiada a um motor elétrico de 234 cv, mas alimentado por uma bateria com capacidade reduzida que pode ser recarregada não apenas na clássica tomada doméstica ou em um wallbox, mas também por um motor a gasolina que atua apenas como gerador de energia.

O resultado é um SUV recarregável de tamanho médio-grande que, no ciclo de homologação CLTC chinês (semelhante ao antigo NEDC e mais "otimista" do que o WLTP), atinge uma autonomia elétrica de 210 km. Isso é praticamente o dobro da autonomia média reivindicada pelos híbridos plug-in vendidos atualmente na Europa. Na China, ele é vendido a um preço base de cerca de R$ 103.966 (17.300 euros), de acordo com as taxas de câmbio atuais.

Leapmotor C10, vista traseira em três quartos
Leapmotor

Leapmotor C10, vista traseira em três quartos

  Leapmotor C10 REEV (China)
Motor elétrico Traseiro, 234 CV, 320 Nm
Motor a gasolina Dianteiro, 1.5 aspirado, 96 CV
Potência máxima do sistema híbrido 234 CV
Tração Traseira
Capacidade da bateria 28,4 kWh
Autonomia elétrico (CLTC) 210 km
Autonomia total (CLTC) 1.190 km
Velocidade máxima 170 km/h
Aceleração 0-100 km/h 7,68 segundos
Dimensões 4,73 x 1,90 x 1,68 metros
Preço na China 135.800 yuans (aprox. 17.300 euros/R$ 103.966)
Teste em vídeo do Leapmotor C10 elétrico

Leapmotor B10 REEV

No final de 2025, a Stellantis planeja lançar um novo C-SUV chinês na Europa, o Leapmotor B10, que terá sua estreia mundial no próximo Salão do Automóvel de Paris e, a partir de 2026, também será oferecido em uma versão com extensor de alcance.

Leapmotor B10, o protótipo camuflado visto de três quartos da frente

Pouco se sabe sobre o Leapmotor B10 no momento, além de sua data de lançamento indicativa e de pertencer à categoria de SUV do segmento C. Ele será um modelo global destinado a vários mercados, incluindo China, Europa e possivelmente a América do Sul.

Com base nos primeiros teasers do protótipo cobertos, podemos prever que o B10 terá formas modernas e compactas com faróis redondos no painel frontal, luzes diurnas sob o capô, maçanetas retráteis e uma janela traseira não muito inclinada. O comprimento pode ser de cerca de 4,5 metros, como um Volkswagen Tiguan.

Leapmotor B10, o protótipo camuflado visto de três quartos atrás

O sistema extensor de autonomia plug-in do Leapmotor B10 deverá utilizar um motor elétrico na traseira e o familiar motor a gasolina 1.5 de quatro cilindros, mas com um nível de potência e capacidade de bateria ainda a serem descobertos.

Leapmotor C16 REEV

O terceiro modelo da marca que o grupo planeja introduzir na Europa no final de 2026 é um SUV grande do segmento D que ainda não tem um nome, mas poderia ser a versão "europeizada" do Leapmotor C16.

Leapmotor C16, vista frontal de três quartos
Leapmotor

Leapmotor C16, vista frontal de três quartos

Com comprimento de 4,91 metros, largura de 1,90 metros, altura de 1,77 metros e distância entre eixos de 2,82 metros, o C16 atualmente vendido na China tem as proporções de um SUV quase MPV, com medidas no nível de um BMW X5 ou um Mercedes GLE, mas com seis assentos em três fileiras.

O estilo não é muito distante do C10, sendo uma opção para quem precisa de mais espaço para cargas e passageiros, algo como o Jeep Compass e o Commander.

A motorização do Leapmotor C16 vendido na China é idêntica ao do C10, com 234 cv no motor elétrico na traseira, mas com uma autonomia elétrica de 200 km (ciclo CLTC). No mercado chinês, ele tem um preço base equivalente a R$ 119.015 (19.800 euros).

Leapmotor C16, vista traseira em três quartos
Leapmotor

Leapmotor C16, vista traseira em três quartos

  Leapmotor C16 REEV (China)
Motor elétrico Traseiro, 234 CV, 320 Nm
Motor a gasolina Dianteiro, 1.5 aspirado, 96 CV
Potência máxima do sistema híbrido 234 CV
Tração Traseira
Capacidade da bateria 28,4 kWh
Autonomia elétrico (CLTC) 200 km
Autonomia total (CLTC) 1.095 km
Velocidade máxima 170 km/h
Aceleração 0-100 km/h 8,46 segundos
Dimensões 4,91 x 1,90 x 1,77 metros
Preço na China 155.800 yuans (cerca de 17.300 euros/R$ 119.015)

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