Composto atualmente pelas versões Limited, Limited Night Edition e Rebel, o portfólio da picape RAM 1500 no Brasil poderá ser ampliado em breve com a chegada da variante esportiva RHO. A configuração já é oferecida em mercados da América do Norte e parece ser a próxima aposta da Stellantis por aqui. Prova disso são as imagens deste flagra, captadas em Campinas (SP) e que revelam a caminhonete camuflada sendo transportada em plataforma.
Dentro do pacote de novidades da RAM para o Brasil, a 1500 RHO poderá ser lançada para atender crescente demanda do mercado nacional por caminhonetes esportivas. Não à toa, a Ford vem colhendo bons frutos com a Ranger Raptor (a fila de espera pelo modelo é de meses) e caminha para logo mais também oferecer a F-150 Raptor por aqui. A Stellantis não ficará de fora do nicho e já pavimenta o caminho para estreia da RHO nos próximos meses.
Lançada nos Estados Unidos em abril, a 1500 RHO conta com preparação especial de fábrica e visual robusto associado ao novo motor 3.0 de 6 cilindros em linha da família Hurricane. Além dos 548 cv, o propulsor entrega 71,9 kgfm de torque e garante aceleração de 0 a 96 km/h em 4,6 segundos. Dados de fábrica indicam ainda 0 a 160 km/h em 11,7 segundos e máxima limitada de 190 km/h. A capacidade de carga é de 689 kg e de reboque é de 3.801 kg.
Para efeito de comparação, a finada TRX tinha motor HEMI 6.2 V8 com 711 cv de potência e 89,8 kgfm de torque, acelerando de 0 a 96 km/h em 4,5 segundos. Ou seja, apesar de bem menos potente, a nova RHO entrega praticamente os mesmos números de desempenho. Nos dois casos, a transmissão é automática de 8 marchas, com tração 4x4.
Preparada de fábrica, a 1500 RHO (Ram High Output) conta com amortecedores de desempenho adaptativos Black Hawk e2 da Bilstein, no mesmo esquema usado na TRX. A diferença fica apenas no ajuste para equilíbrio de peso, já que o motor Hurricane é cerca de 70 kg mais leve que o aposentado HEMI V8. A suspensão conta ainda com reforços nos braços superiores e inferiores e no conjunto de molas. Na prática, a picape é cerca de 5 cm mais alta que as demais da linha 1500.
A versão é também 20 centímetros mais larga que as 1500 padrão, principalmente por conta dos para-lamas mais salientes que acomodam as rodas de 18" calçadas por pneus de 35 polegadas. A distância em relação ao solo é de 29,9 cm. Completam o visual elementos como capô e grade exclusivos, além de faróis de LED, para-choques de aço, ganchos de reboque, placas de proteção e estribos de alumínio.
Nos Estados Unidos, a RAM 1500 RHO já está disponível por a partir de US$ 69.995 (R$ 380.000 em conversão direta sem impostos). Para efeito de comparação, a TRX custava a partir de US$ 100.000 (R$ 546.000). No Brasil, a 1500 mais cara atualmente é a Limited Night Edition, que custa R$ 550.990.
Fonte: Renato Spada via Exotics Brazil
RECOMENDADO PARA VOCÊ
RAM 1500 com emblemático motor V8 HEMI tem última unidade produzida
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
RAM 1500 Classic sai de linha e se despede do mercado após 15 anos
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Flagra: Ram 1500 com novo visual e motor de 6 cilindros já roda no Brasil