Fiat Fastback chega a marco histórico de produção
SUV cupê da marca é fabricado em Betim, mais antiga linha de montagem da Stellantis no Brasil
A carreira do Fiat Fastback começou ainda como carro conceito apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo em 2018, mas o primeiro SUV cupê da marca só foi chegar ao mercado brasileiro quase 4 anos depois, em 2022, com um formato bem diferente do original. Inicialmente, tinha quase o porte de uma Fiat Toro, mas a versão de produção tomou por base o sedã Cronos.
Ainda assim, o Fiat Fastback acaba de ultrapassar as 100 mil unidades produzidas neste mês de setembro de 2024. Desenvolvido e fabricado no Polo Automotivo Stellantis Betim (MG), o Fastback foi responsável por inaugurar a categoria dos SUVs cupê compactos. Além disso, ele também é o modelo mais completo dentro da linha de carros de passeio da da Fiat, segundo a marca, claro. Este segmento segue em expansão e, em breve, o Fastback receberá a companhia do Citroën Basalt entre os SUVs cupê da Stellantis.
Fiat Fastback Tributo 125
Vale destacar que o Fastback é o segundo SUV da Fiat a ser produzido no Brasil e, junto com o Pulse, tem fortalecido a presença da marca em um dos segmentos que mais crescem no país. No último mês, a Fiat conquistou a terceira posição no disputado mercado de SUVs, com 7.962 unidades emplacadas e uma participação de 9,9%. O Fastback, por sua vez, registrou mais de 4.408 unidades vendidas em agosto, um dos melhores desempenhos desde o lançamento. Além do Brasil, atualmente o modelo é exportado para 14 países.
O Fastback está isponível em cinco versões: Fastback Turbo 200 AT, Audace T200 AT, Impetus T200 AT, Limited Edition Powered by Abarth T270 AT e Abarth, além de ter recebido a série especial Tributo 125 em homenagem ao aniversário de 125 anos da Fiat globalmente.
Fiat Fastback Tributo 125
Toda a linha do Fastback é equipada com motores turbo, oferecendo duas opções de motorização. O motor Turbo 200 Flex, 1.0 com 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e torque de 20,4 kgfm, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,4 segundos. Já o motor 1.3 Turbo 270 Flex, disponível nas versões Limited Edition Powered by Abarth e Abarth, entrega 185 cv com etanol (180 cv com gasolina) e 27,5 kgfm de torque, permitindo ao Fastback atingir 100 km/h em apenas 7,6 segundos com etanol.
"O Fastback é o melhor exemplo do atual momento da Fiat no Brasil. Com seu design arrojado, tecnologia de ponta e motores que combinam potência e eficiência, ele se destaca por sua sofisticação e versatilidade, trazendo toda a inovação e pioneirismo já conhecidos da marca. Ganhador de diversos prêmios o modelo já é um case de sucesso da marca e atingir a marca de 100 mil unidades produzidas é um grande marco que reflete a aceitação do público e a força do modelo." destaca Alexandre Aquino, vice-presidente da Marca Fiat para a América do Sul.
VEJA NO CANAL DO MOTOR1 NO YOUTUBE
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Fastback acompanha Jeep e fica mais fraco, Abarth não
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
Fiat lança Pulse e Fastback em versões eletrificadas; veja os preços
Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade
Fiat Pulse e Fastback híbridos terão duas versões; veja quais
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
Nova geração Fiat Fastback será baseada no Panda europeu; veja projeção