Após registrar evolução nos últimos dois meses, o mercado de veículos novos na Itália registrou retração em agosto. De acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país, foram 69.121 unidades vendidas, 13,4% a menos em relação ao mesmo período de 2023. Este foi o pior agosto desde 2021, segundo o Best Selling Cars Blog (BSCB).
O acumulado de 2024, de 1.080.447 unidades, ainda é 3,8% melhor do que há um ano. O grande destaque de agosto foi a derrocada da Fiat: com apenas 4.756 unidades (44% a menos do que em 2023), a marca perdeu a liderança pela 1ª vez no ano – já havia sido superada pela Volkswagen em dezembro - e ainda registrou sua menor participação de mercado (6,9%), caindo para a 4ª posição.
Com recorde de participação de mercado, a Toyota (5.941) assumiu a posição de honra pela 1ª vez. Volkswagen (5.148) e Dacia (4.941) completaram o pódio. Renault (4.126) e BMW (3.809), 5ª e 6ª colocadas, avançaram acima dos 20%. Em situação oposta, a Citroën (1.281) perdeu 60% de seus compradores e figurou num modesto 19º lugar.
Toyota Yaris Cross
Marcas mais vendidas na Itália em agosto
POS. | MARCA | AGO.24 | % AGO.24 | AGO.23 | % AGO.23 | % VAR. 2024/2023 |
1º | TOYOTA | 5.941 | 8,6% | 4.885 | 6,1% | 21,6% |
2º | VOLKSWAGEN | 5.148 | 7,4% | 5.567 | 7,0% | -7,5% |
3º | DACIA | 4.941 | 7,1% | 4.257 | 5,3% | 16,1% |
4º | FIAT | 4.756 | 6,9% | 8.547 | 10,7% | -44,4% |
5º | RENAULT | 4.126 | 6,0% | 3.367 | 4,2% | 22,5% |
6º | BMW | 3.809 | 5,5% | 2.961 | 3,7% | 28,6% |
7º | PEUGEOT | 3.648 | 5,3% | 3.859 | 4,8% | -5,5% |
8º | AUDI | 3.639 | 5,3% | 3.529 | 4,4% | 3,1% |
9º | FORD | 3.609 | 5,2% | 3.955 | 5,0% | -8,7% |
10º | JEEP | 3.139 | 4,5% | 3.381 | 4,2% | -7,2% |
11º | KIA | 2.638 | 3,8% | 2.737 | 3,4% | -3,6% |
12º | SKODA | 2.248 | 3,3% | 1.946 | 2,4% | 15,5% |
13º | HYUNDAI | 2.241 | 3,2% | 2.570 | 3,2% | -12,8% |
14º | MERCEDES-BENZ | 2.133 | 3,1% | 2.521 | 3,2% | -15,4% |
15º | OPEL | 2.012 | 2,9% | 2.470 | 3,1% | -18,5% |
16º | MG | 2.002 | 2,9% | 1.482 | 1,9% | 35,1% |
17º | SUZUKI | 1.468 | 2,1% | 1.496 | 1,9% | -1,9% |
18º | LANCIA | 1.362 | 2,0% | 2.490 | 3,1% | -45,3% |
19º | CITROËN | 1.281 | 1,9% | 3.204 | 4,0% | -60,0% |
20º | NISSAN | 1.154 | 1,7% | 2.373 | 3,0% | -51,4% |
... | ... | ... | ... | ... | ... | |
TOTAL | 69.121 | 100,0% | 79.787 | 100,0% | -13,4% | |
ACUMULADO | 1.080.447 | 100,0% | 1.040.607 | 100,0% | 3,8% |
Fiat Panda Sport Hybrid
O péssimo momento comercial da Fiat teve reflexo no ranking de modelos, com o líder Panda (3.326) em queda de quase 23% e sendo o único representante da fabricante entre os trinta primeiros. Os 4,8% de participação indicaram o pior momento para o modelo em exatos três anos segundo o BSCB. Com a chegada do Grande Panda, a expectativa é de uma queda ainda maior nos próximos meses.
O Dacia Sandero (2.879) repetiu a vice-liderança de julho e o Jeep Avenger (2.139) chegou ao pódio pela 1ª vez, com um avanço superior a 90%. Com as 1.806 unidades do Duster, a Dacia garantiu dois modelos no top 5. Em 12º, o VW Tiguan (1.382) dobrou as vendas de 2023. Segundo colocado no mesmo período do ano passado, o Lancia Ypsilon (1.362) perdeu mais de 45% de seus compradores.
Os 30 carros mais vendidos da Itália em agosto
POS. | MODELO | AGO.24 | % AGO.24 | AGO.23 | % AGO.23 | % VAR. 2024/2023 |
1º | FIAT PANDA | 3.326 | 4,8% | 4.314 | 5,4% | -22,9% |
2º | DACIA SANDERO | 2.879 | 4,2% | 2.303 | 2,9% | 25,0% |
3º | JEEP AVENGER | 2.139 | 3,1% | 1.109 | 1,4% | 92,9% |
4º | TOYOTA YARIS CROSS | 1.905 | 2,8% | 1.338 | 1,7% | 42,4% |
5º | DACIA DUSTER | 1.806 | 2,6% | 1.741 | 2,2% | 3,7% |
6º | RENAULT CAPTUR | 1.794 | 2,6% | 1.471 | 1,8% | 22,0% |
7º | RENAULT CLIO | 1.721 | 2,5% | 1.138 | 1,4% | 51,2% |
8º | PEUGEOT 208 | 1.690 | 2,4% | 1.746 | 2,2% | -3,2% |
9º | FORD PUMA | 1.648 | 2,4% | 1.526 | 1,9% | 8,0% |
10º | TOYOTA YARIS | 1.554 | 2,2% | 1.461 | 1,8% | 6,4% |
11º | OPEL CORSA | 1.463 | 2,1% | 1.169 | 1,5% | 25,1% |
12º | VW TIGUAN | 1.382 | 2,0% | 691 | 0,9% | 100,0% |
13º | LANCIA YPSILON | 1.362 | 2,0% | 2.490 | 3,1% | -45,3% |
14º | BMW X1 | 1.322 | 1,9% | 726 | 0,9% | 82,1% |
15º | VW T-ROC | 1.246 | 1,8% | 1.242 | 1,6% | 0,3% |
16º | MG ZS | 1.235 | 1,8% | 1.304 | 1,6% | -5,3% |
17º | PEUGEOT 2008 | 1.091 | 1,6% | 1.234 | 1,5% | -11,6% |
18º | KIA SPORTAGE | 1.023 | 1,5% | 1.257 | 1,6% | -18,6% |
19º | AUDI Q3 | 931 | 1,3% | 961 | 1,2% | -3,1% |
20º | TOYOTA AYGO X | 929 | 1,3% | 1.211 | 1,5% | -23,3% |
21º | KIA PICANTO | 924 | 1,3% | 686 | 0,9% | 34,7% |
22º | HYUNDAI I10 | 913 | 1,3% | 893 | 1,1% | 2,2% |
23º | TOYOTA C-HR* | 854 | 1,2% | - | - | - |
24º | AUDI A3* | 772 | 1,1% | - | - | - |
25º | VW T-CROSS | 669 | 1,0% | 1.196 | 1,5% | -44,1% |
26º | BMW X2* | 629 | 0,9% | - | - | - |
27º | DR 5.0* | 582 | 0,8% | - | - | - |
28º | VW POLO | 579 | 0,8% | 1.009 | 1,3% | -42,6% |
29º | CITROËN C3 | 573 | 0,8% | 1.992 | 2,5% | -71,2% |
30º | SKODA KAMIQ | 569 | 0,8% | 492 | 0,6% | 15,7% |
Observação: Números de agosto/23 indisponíveis para os modelos Toyota C-HR, Audi A3, BMW X2 e DR 5.0.
Fonte: Unrae, Best Selling Cars Blog