Lançado na Europa em 2014 e descontinuado por volta de 2020, o Citroën C4 Cactus já não era mais lembrado por lá desde que foi substituído pelo C4 X. No entanto, o nome do modelo voltou à tona recentemente depois de os espanhóis descobrirem que o crossover ainda continua vivo e sendo produzido no Brasil para abastecer mercados da América Latina. O SUV é fabricado em Porto Real (RJ) desde 2018 e segue à venda até hoje.

O modelo nacional foi 'descoberto' pelos colegas do Motor1.com Espanha, país onde o Cactus foi produzido por 6 anos na fábrica de Villaverde, em Madrid, e abasteceu diversos mercado europeus. Por lá, era equipado com motores 1.5 aspirado de 110 cv, 1.6 aspirado de 130 cv e 1.2 turbo de 130 cv. Na época, foi responsável por inaugurar os famosos 'airbumps' (pequenas bolsas de ar emborrachadas presas às laterais e aos para-choques para evitar pequenos danos ou riscos à pintura).

Avaliação especial: Citroën C4 Cactus Shine THP

Além do fato de seguir em linha, os espanhóis se impressionaram com o fato de o Cactus ser equipado aqui com motor 1.6 THP turbo de 173 cv. O propulsor entrega ótima relação peso/potência (7,02 kg/cv) e deixa o SUV divertido de guiar (a aceleração de 0 1 100 km/h declarada é de 7,3 segundos). O projeto deste motor, vale lembrar, foi tocado em conjunto com a BMW, sendo usado também nos Séries 1 e 3, assim como nos carros da Mini.

O Cactus Fase 1 (2014-2018) com suas almofadinhas de ar nas portas
Citroën

Cactus com visual pré-facelift vendido entre 2014 e 2018

Apesar de continuar em produção em Porto Real, o Cactus tem futuro incerto no mercado brasileiro. Prova disso são os relatórios mensais de vendas da Fenabrave, que não registram emplacamentos do modelo no Brasil desde maio. As poucas unidades disponíveis nas lojas estão sendo oferecidas em promoção. O SUV até aparece no site da Citroën, mas provavelmente terá suas vendas encerradas em breve, especialmente depois da chegada dos primos C3, C3 Aircross e Basalt.

Citroën C4 Cactus - Porto Real (RJ)

C4 Cactus nas linhas de montagem de Porto Real (RJ)

Na prática, o Cactus continuará sendo produzido apenas para exportação, de modo a atender mercados como Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Costa Rica, República Dominicana, Peru e Colômbia. E assim, provavelmente, continuará até 2026 — data prevista para chegada de um novo modelo com plataforma CMP à fábrica sul fluminense (provavelmente o Jeep Avenger).

Desde que foi lançado no Brasil, em agosto de 2018, o C4 Cactus teve 71.639 unidades emplacadas. Seu melhor ano de vendas foi 2021, quando ficou em 14º no ranking geral de vendas e somou 19.552 unidades entregues.

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