A Volkswagen tentou esconder, mas seu novo SUV apareceu de forma antecipada no Rock in Rio, dando início a uma série de especulações a seu respeito. Sabíamos que a marca estava de olho neste novo segmento de SUVs de entrada, inaugurado por Fiat Pulse e que, mais recentemente, recebeu a companhia de Renault Kardian.
Até a Chevrolet quer entrar nesta dança, com investimentos na fábrica do Onix em Gravataí (RS) para um terceiro modelo. Hoje, o Pulse tem opção de câmbio manual apenas com motor aspirado, enquanto o Kardian, sempre turbinado, é oferecido sempre com câmbio automático. Aparentemente, a Volkswagen quer encontrar um diferencial entre eles e seu novo SUV deve oferecer algo que não esperávamos e que não é encontrada na concorrência.
As imagens acima foram compartilhadas por nosso colega Renato Maia, do Falando de Carro, que flagrou o novo SUV de entrada da Volkswagen em testes nos arredores da fábrica de São Bernardo do Campo (SP). Segundo Maia, a unidade flagrada pode corresponder a uma configuração mais de entrada, uma vez que estava equipada com calotas.
No entanto, o que mais surpreendeu foi que Renato Maia relatou que o carro visivelmente tinha transmissão manual e motor turbo, dado o ronco do propulsor e a pausa mais longa nas trocas de marcha. Se isso ficar confirmado, o SUV da VW deve se juntar ao Renault, que também oferecerá motorização turbinada em conjunto a um câmbio manual em breve.
Com produção em Taubaté (SP), o novo SUV da VW usará a plataforma MQB-A0, a mesma de Polo, T-Cross, Nivus e Virtus. Como Kardian e Pulse, será menor que o T-Cross e Nivus, algo na faixa dos 4 metros - o Nivus tem 4.226 mm - e podemos sim chamar de evolução dos hatches aventureiros que já foram febre em nosso mercado. O entre-eixos deve ser o mesmo do Polo, com 2.566 mm. A previsão é de estrear em 2025.
Flagra do novo SUV da VW em versão de entrada
O SUV A0 usará o motor 1.0 turbo flex na configuração com até 116 cv de potência quando abastecido com etanol, o mesmo do Polo. Entre as tecnologias de condução, o SUV A0 terá mesmo pacote encontrado já no Nivus, assim como muitos elementos no interior, como painel de instrumentos e sistema multimídia VW Play.
A dianteira tem os faróis full LED mas, diferente do que era ventilado, são peças diferentes das encontradas no Nivus. Com a luz diurna na parte superior, não terá a grade iluminada interligando as duas laterais. No para-choque, há uma ampla área em preto para dar a sensação de robustez, algo que a marca apresentou no Tiguan europeu.
Aliás, do Tiguan europeu vem a inspiração para as linhas laterais. As caixas de rodas têm vincos e, diferente do que vemos nos modelos atuais, não existe uma linha que passa pelas portas na parte superior. Nos para-lamas, aparecem os já manjados apliques plásticos tão característicos de SUVs ao redor do mundo, com as rodas de 17".
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