Muita gente ficou bem irritada quando a Ford decidiu encerrar a produção de Fiesta, Focus, Fusion e Taurus há alguns anos. Essencialmente, a mesma coisa aconteceu na Europa, onde o Fiesta e o Mondeo foram eliminados gradualmente e o Focus será aposentado em 2025. Por que a marca está se desfazendo de seus carros? Porque está "saindo do negócio de carros chatos e entrando no negócio de veículos icônicos".

Foi isso que o CEO Jim Farley disse à revista britânica CAR  em uma entrevista recente durante a qual ele admitiu que esses carros "eram adorados por muitos clientes". Apesar de serem razoavelmente populares, o chefe de Dearborn diz que simplesmente não vale a pena investir mais dinheiro em carros como o Fiesta, Focus e Mondeo, ao contrário dos veículos comerciais, por exemplo.

Infelizmente, não estão planejadas substituições diretas para esses carros. Em vez disso, a Ford espera avançar com um par de SUVs elétricos baseados na Volkswagen. Montados na plataforma MEB, o Explorer e o Capri estão fortemente relacionados ao ID.4 e ao ID.5, respectivamente. O SUV Puma, de grande sucesso, está prestes a gerar um derivado puramente elétrico. Apesar do ataque de emissão zero, a Ford Europa recentemente desistiu de seu plano de se tornar exclusivamente elétrica a partir de 2030.

Quanto aos veículos "icônicos" mencionados por Farley, ele estava se referindo a Bronco, Mustang e Raptor. O pony car dá à Ford a confiança de que "pode enfrentar a Porsche com o Mustang" e, para isso, pretende investir mais dinheiro no futuro. O GTD é a prova disso. A alta cúpula explicou que os veículos para entusiastas sempre foram um "negócio secundário" que nunca foi verdadeiramente viável financeiramente, mas agora estão se tornando "nosso negócio".

Mas matar esses carros "chatos" coloca o Grupo Volkswagen, a Toyota, a Stellantis e a Kia/Hyundai em uma boa posição, já que esses gigantes automotivos ainda estão produzindo carros comuns. Conforme a mídia e analistas do setor vem relatando, as vendas da Ford na Europa estão despencando. Até junho, elas caíram 16,9% na União Europeia, nos países da Associação Europeia de Comércio Livre (EFTA) e no Reino Unido. Isso causou uma queda na participação de mercado de 4,1% para 3,3%.

No primeiro semestre de 2024, os três modelos mais vendidos na Europa não eram SUVs. Por lá, pelo menos, a Ford está arriscando muito ao limitar sua linha de carros de passeio a Puma, Kuga, Mustang Mach-E, alguns elétricos relacionados à VW (ao melhor estilo Autolatina) e o Mustang, que certamente será um produto de nicho. Já estamos excluindo o Focus porque a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, encerrará a produção no próximo ano. 

É claro que vendas são uma coisa e as margens de lucro são outra. Entretanto, não oferecer um carro "chato" e permitir que os concorrentes capturem toda essa demanda é intrigante.

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