page ad skin

Citröen Basalt tem data para chegar e trará "nova era de acessibilidade"

SUV cupê da marca e "primo" de C3 e C3 Aircross terá os detalhes revelados em menos de uma semana

Nova imagem do Citroën Basalt
Foto de: Citroën

Conforme adiantado pelo colunista Jason Vogel no Motor1.com Brasil, o lançamento do novo Citroën Basalt foi confirmado para 2 de outubro. A informação havia sido antecipada pelo colunista quando a marca anunciou o início da produção do SUV cupê em Porto Real (RJ), mas, na ocasião, a Citroën negou a data que agora foi oficializada.

Chegando já na próxima semana ao mercado brasileiro, o Citroën Basalt "chegará para assumir um protagonismo entre os B-SUV, terá como destaques um pacote inteligente de versões, com muito estilo, espaço interno e, é claro, toda a acessibilidade que se espera de um Citroën", de acordo com a marca. A empresa ainda promete uma "nova era de acessibilidade" com o carro.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto de: Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

O que sabemos do Citroën Basalt

Expectativa de preços

Ainda não é oficial mas, essa “acessibilidade” significa que carro terá uma versão de entrada Live com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de cinco marchas, para brigar diretamente com sedãs como o Hyundai HB20S Comfort (R$ 97.690) e o Chevrolet Onix LT (R$ 101.590), além do “primo” Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 94.990), equipado com o mesmo conjunto de motor e câmbio.

As versões mais caras do Basalt - Shine e Feel - com motor 1.0 turbo do C3 Aircross (GSE T200, de 125 cv/ 130 cv) é que deverão concorrer mais diretamente com versões de entrada outros SUV cupê, mais precisamente o Nivus Sense 200 TSI e o Fiat Fastback Turbo 200, ambos de R$ 119.990.

Citroën Basalt 2025 - Brasil
Foto de: Citroën

Citroën Basalt 2025 - Brasil

Motorização

O terceiro modelo nacional da marca feito sob a plataforma C-Cubed adotará a estratégia amplamente em voga dentro da Stellantis, usando o 1.0 Turbo 200 flex. Em outras aplicações sob o capô de diversos modelos do grupo, ele sempre entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Todos saem de fábrica com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Com isso em mente, não há motivo para esperar algo diferente do SUV cupê.

Por outro lado, a Citroën segue sem confirmar o que será usado pelas versões de entrada do novo Basalt. No começo do mês, a página @placadoscarros no Instagram publicou sobre os primeiros emplacamentos do Basalt no Brasil. Na lista, as já esperadas versões Shine e Feel, como no C3 Aircross, mas chamou a atenção a Live 1.0, sem a designação que a Stellantis usa para os modelos turbo.

Assim, espera-se ainda o uso do 1.0 Firefly da Stellantis, também flex e tricilíndrico, mas aspirado e entregando 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Nesse caso o câmbio deve ser manual de 5 marchas. Dessa forma, o Citroën Basalt deve se posicionar em preço entre os C3 hatch, que chega a R$ 99.990 na versão You! Turbo mais cara, e o C3 Aircross, que tem preços partindo de R$ 114.990 já com motor turbinado também. Se a estratégia realmente for de abocanhar o segmento de sedãs compactos, o uso do motor aspirado nas configurações de entrada seria a mais acertada para manter os preços mais baixos.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto de: Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

Medidas e itens de série

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

Na última semana, o C3 Aircross ganhou um item opcional que deveria estrear no Basalt, mas acabou indo para  SUV de 7 lugares primeiro. Trata-se do ar-condicionado automático com tela digital no painel, que deve ser oferecido nas configurações mais completas do novo SUV cupê da marca.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOTUBE

Novo Citroën C3 You! é o primeiro turbo do hatch
Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários