A Stellantis está procurando um novo CEO. A notícia foi divulgada hoje pela Automotive News Europe, que cita fontes próximas à empresa e explica que o processo de busca faz parte do planejamento normal de sucessão.
O contrato de Carlos Tavares expira no início de 2026 e, portanto, é "normal", explicou um porta-voz da Stellantis, que o conselho comece a analisar o planejamento da sucessão, dada a importância do cargo de CEO, "sem que isso tenha um impacto em discussões futuras", pois ainda há a possibilidade de Tavares permanecer por mais tempo.
Ao mesmo tempo, fontes internas que pediram anonimato disseram John Elkann, que também é CEO da Exor (maior acionista do Stellantis), estaria cada vez mais insatisfeito com o desempenho do grupo na América do Norte.
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A demanda por carros elétricos que não decola e a crescente concorrência da China são os principais problemas que muitos grupos estão enfrentando. O Stellantis é um deles e está se reorganizando. Recentemente, o próprio Tavares, durante a inauguração dos novos escritórios da divisão comercial da Pro One em Mirafiori (ITA), comentou sobre o momento difícil do setor automotivo europeu e explicou as diferenças entre o Stellantis e o Grupo Volkswagen.
O CEO da Stellantis adotou uma política rigorosa de redução de custos, mas os resultados financeiros no primeiro semestre de 2024 foram decepcionantes. Os lucros caíram quase pela metade (-48%), para 5,6 bilhões de euros, justamente por causa das fracas remessas nos EUA (18%).
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A queda nas vendas na América do Norte afetou principalmente o lucro operacional ajustado, que caiu 5,7 bilhões de euros em comparação com o primeiro semestre de 2023. A CFO (diretora financeira) Natalie Knight admitiu que esse é o mercado no qual a Stellantis está mais focada e Tavares está pessoalmente comprometido em resolver o problema.
Há alguns dias, os líderes da rede de revendedores da Stellantis nos EUA culparam o CEO pela "rápida degradação" de marcas como Ram e Dodge, pedindo que ele gastasse mais dinheiro para livrar seus lotes de estoque antigo. A solução desses problemas é a "prioridade máxima" da Stellantis este ano, reiterou Natalie Knight. Enquanto isso, o grupo anunciou que investirá mais de US$ 406 milhões em três locais em Michigan.
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