A Mercedes-Benz continua trabalhando no seu sistema de direção autônoma Nível 3. Chamado Drive Pilot, estreou como opcional nos Classe S e EQS encomendados e vendidos na Alemanha e nos EUA em 2024.
Apenas alguns meses após o lançamento oficial, a alemã anunciou que, a partir das primeiras semanas de 2025, o limite de operação do sistema será aumentado de 60 km/h para 95 km/h, com os compradores que já têm o sistema em seus carros recebendo uma atualização remota ou por meio de uma visita à oficina.
De acordo com a empresa, para permitir que o limite de velocidade operacional seja aumentado, o sistema Drive Pilot será recertificado pela Autoridade Federal de Transportes da Alemanha, ou Kraftfahrt-Bundesamt (KBA), até o final de 2024, com o objetivo de iniciar as primeiras entregas aos clientes em 2025.
Apesar da atualização, o preço para ter essa opção em um novo Classe S permanecerá o mesmo, ou seja, a partir de 5.950 euros (R$ 36.212) no mercado alemão, o que é necessário para equipar os carros com todas as "redundâncias" dos sistemas de bordo e de segurança que são essenciais para permitir a homologação e, no futuro e nos Estados Unidos, as luzes exteriores azuis especiais exigidas por lá para indicar que o veículo está circulando em modo autônomo.
Mercedes-Benz Drive Pilot (2024)
Mercedes-Benz Drive Pilot (2024)
Mercedes-Benz Drive Pilot (2024)
Ao alterar o limite de velocidade, o Drive Pilot se tornará, de acordo com a empresa, o sistema de direção autônoma de Nível 3 mais rápido do mundo em um veículo de produção. Mas como ele funciona na prática?
Ao contrário dos outros sistemas de assistência, que são equipados com câmeras, radares e sensores ultrassônicos, o novo sistema autônomo da Mercedes também é equipado com LiDAR, que é essencial para detectar o ambiente à frente do carro e tem um poder de computação ainda maior, mesmo em tempo real.
Mercedes-Benz Drive Pilot (2024)
Um Mercedes equipado com Drive Pilot, portanto, já pode hoje e também poderá no futuro determinar sua posição exata em poucos centímetros, em um mapa de alta definição extremamente detalhado e continuamente atualizado, autorizando ou não o motorista a tirar as mãos do volante de acordo com a estrada em que estiver dirigindo.
Ainda não sabemos quando nem se esse sistema chegará em outros mercados, já que depende de regulamentações e de preço para isso.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Classe S não se renderá à eletricidade antes de 2030
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Mercedes-Benz sai na frente e homologa condução autônoma nível 3 nos EUA
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Mercedes-Maybach Classe S 2021 redefine significado de luxo entre sedãs
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Novo Mercedes-Benz Classe S 2021 inova com realidade aumentada e airbag central