Divisão elétrica da Stellantis lança rival de Dolphin Mini na Europa
Com preço estratégico, o T03 deve atuar em uma faixa abaixo do novo Fiat Panda e do 500, trazendo a Stellantis para o jogo dos elétricos de baixo custo
A Stellantis tem planos ambiciosos para a Leapmotor. A marca, que estreou em 2015 na China, é especializada em elétricos, com dois modelos atualmente em seu lineup, sendo eles um subcompacto, o T03, com porte de BYD Dolphin Mini e Renault Kwid E-Tech, e o C10, um SUV médio com porte de Jeep Commander.
Na ocasião da criação da joint venture, o CEO Carlos Tavares deixou bem claro a estratégia por trás da negociação:
“A criação da Leapmotor International é um grande avanço para ajudar a resolver a questão urgente do aquecimento global com modelos elétricos de última geração que vão competir com as marcas chinesas existentes nos principais mercados em todo o mundo”.
E é nesse contexto que a marca chega agora ao continente europeu, com planos de fabricação na planta da Stellantis em Tychy, na Polônia, a mesma fábrica onde o antigo Fiat 500 era produzido.
O Leapmotor T03
Com 3,62 metros de comprimento, o Leapmotor T03 é um pouco mais curto que o Dolphin Mini (3,78 metros) e o Kwid E-Tech (3,73 metros) e, no caso da Europa, do Fiat Grande Panda (com 3,99 metros). Essa distância é intencional, já que o modelo deve ocupar um segmento de entrada, abaixo do modelo da Fiat.
Não há pacote de opcionais, sendo vendido em somente uma versão no mercado europeu. O preço de tabela de 18.900 euros, ou 17.900 euros com a promoção de lançamento (R$ 115 mil e R$ 109 mil, respectivamente), inclui rodas de liga leve de 15", painel digital de 8", central multimídia de 10,1", controle automático de temperatura, sensores de estacionamento e câmera de ré, teto panorâmico, conectividade e, o que talvez seja seu maior diferencial, sistema de assistência à condução (ADAS) nível 2.
Leapmotor T03, a parte traseira
Leapmotor T03, o interior
Em termos de motorização, o Leapmotor T03 - que deve chegar às concessionárias italianas nos próximos dias - é impulsionado por um motor elétrico dianteiro de 96 cv, alimentado por uma bateria de íons de lítio de 37,3 kWh, o que deve gerar 265 km de autonomia no ciclo WLTP.
Leapmotor no Brasil
Recentemente, a Stellantis anunciou de forma oficial a chegada da Leapmotor ao Brasil e América do Sul no início de 2025. A marca chinesa de carros elétricos será gerenciada por Fernando Varela, Vice-presidente da Região Andina & América Central da Stellantis, que assume cumulativamente a responsabilidade pela Leapmotor na América do Sul através da Leapmotor International.
No Brasil, os dois modelos elétricos já foram flagrados com camuflagem rodando em testes na região próxima à fábrica da Fiat em Betim (MG). O anúncio oficial de modelos e preços em nosso mercado ainda não foi feito e a expectativa fica por conta do quão agressiva será a estratégia da Leapmotor com a Stellantis por aqui.
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