Em 2019, a segunda geração do Chevrolet Onix foi apresentada no Brasil. Foi por muito tempo o automóvel mais vendido do país, mas sentiu durante a pandemia com a falta de componentes, e agora vê todos seus concorrentes com novidades recentes em um mercado cada vez mais competitivo. E isso vai mudar em breve.

Visual mais refinado

Pela primeira vez, o Chevrolet Onix reestilizado apareceu pelas ruas. Como a GM tem uma pista de testes completa em Indaiatuba (SP), essa fase nas ruas indica um carro em fase final de testes, já com uma produção pré-série bem próxima do carro final. Visualmente, já vemos novos faróis em LEDs e um design na dianteira com uma certa inspiração no Cruze. Na traseira, deve mudar pouco em para-choques e uma nova organização internas nas lanternas. 

Enfim, injeção direta e mais potência

Mas o Chevrolet Onix deve ir bem além disso. Em motorização, o 1.0 turbo deve receber a injeção direta de combustível, tanto por emissões e consumo, quanto por um provável aumento de potência e torque - hoje, tem 116 cv e 16,3/16,8 kgfm de torque. A eletrificação não deve estrear na dupla sedã e hatch, algo que será reservado para modelos com maior valor agregado, com um SUV ou picape.

Comparativo: Chevrolet Onix Plus Premier vs. Hyundai HB20S Platinum Plus

Onix Plus atual ficará mais sofisticado para buscar orfãos do Cruze

Painel digital

Por dentro, o Onix e Onix Plus devem receber, ao menos em versões mais caras, com o painel digital de 8" e uma nova central multimídia com o software que conhecemos na Spin e S10/Trailblazer. Melhorias em acabamentos podem ser considerados, ainda mais que a Chevrolet tirou de linha o Cruze e Cruze Sport6 e a dupla Onix e Onix Plus podem subir um pouco para suprir essa falta nas lojas. Ao mesmo tempo, ainda precisa ter um espaço entre o Onix e Tracker para a entrada do SUV produzido em Gravataí (RS).

Comparativo: Chevrolet Spin Premier vs. Citroën C3 Aircross Shine 7

Esta combinação de telas, presente na Spin, pode chegar ao Onix reestilizado

Em tecnologias, muito do que está no Tracker, Montana e Spin finalmente terão espaço no Onix e Onix Plus. Ausências como alerta de colisão com frenagem automática e alerta de saída de faixas devem aparecer ao menos em versões de topo, se juntando ao alerta de ponto-cego que a Chevrolet já oferece. 

SUV derivado do Onix

A GM já anunciou investimentos para um SUV menor que o Tracker. Da mesma forma que a Renault lançou o Kardian derivado do Stepway europeu, a Fiat lançou o Pulse derivado do Argo e Volkswagen lançará o novo SUV compacto derivado do Polo, a Chevrolet também terá um SUV derivado de seu hatch Onix. A estratégia é exatamente a mesma e até por isso poderá compartilhar equipamentos entre os modelos, como o painel digital e central multimídia.

Novo Chevrolet Monza 2020 - China

Visual do Novo Onix pode ser inspirado pelo Monza chinês

Lançamento do Novo Onix

A Chevrolet prometeu um lançamento em novembro. Por enquanto, é esperado o Equinox PHEV, mas a aparição do Onix e Onix Plus até o final deste ano é uma possibilidade, principalmente pelas novas normas de emissões que entram em vigor em janeiro de 2025. Como o carro já roda praticamente pronto, não será surpresa se algo acontecer ainda este ano. 

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