Chery reafirma que terá picape cabine dupla para brigar com Toyota Hilux
Marca explica que entrar no segmento "é uma decisão óbvia", levando em conta importância do mercado de caminhonetes
Especulada há pelo menos dois anos, a entrada da Chery no segmento global de picapes de cabine dupla parece cada vez mais perto de se tornar realidade. Em entrevista concedida recentemente, o diretor de operações da Chery na Austrália, Lucas Harris, reafirmou o interesse da marca em entrar na categoria e disse que os planos refletem "uma decisão óbvia", levando em conta o crescimento e a importância das picapes no mercado global.
“Globalmente, há algumas plataformas em desenvolvimento e, obviamente, nós defendemos o projeto. É um pouco cedo para dizer, mas isso é óbvio", explicou Harris. Os rumores sobre a inédito picape chinesas são fortes e foram reforçados pela própria Chery durante apresentação no início do ano. Na ocasião, a marca revelou que a caminhonete fará parte da ofensiva de lançamentos programada para os próximos anos com inéditos SUV de 7 lugares, minivan e SUVs de entrada.
Caoa Chery lança o novo Tiggo 8 Pro 2025
Apesar do mistério, tudo indica que a picape será de porte médio e construída com carroceria sobre chassi de longarinas. Na prática, será o mesmo esquema das líderes globais da categoria - leia-se Toyota Hilux e Ford Ranger. Versões com cabine dupla serão prioridade, mas variantes mais despojadas de cabine simples e estendida também poderão ser oferecidas.
O design seguirá o padrão visto nos modelos mais recentes da empresa, porém com dose extra de personalidade e agressividade, atendendo às exigências do concorrido mercado de caminhonetes.
Mecanicamente, a picape terá conceito 'multi-energia' e contará com versões tradicionais, híbrida e até totalmente elétrica. No caso da híbrida, o conjunto será do tipo plug-in (PHEV) e rumores apontam para adoção do mesmo powertrain do SUV Jetour Traveller. Ou seja, motor 1.5 turbo a gasolina com propulsor elétrico associado. Já para as variantes tradicionais, a Chery poderá oferecer o motor 2.0 turbo a gasolina com 260 cv.
A versão elétrica, por sua vez, será a mais tecnológica de todas e poderá incorporar arquitetura EV de 800 volts no mesmo esquema do sedã Exeed Sterra, incluindo ainda motores duplos capazes de produzir até 473 cv.
Picapes crescem na China
Junto com o segmento de SUVs e crossovers, o mercado de picapes tem experimentado importante crescimento na China. A legislação que proibia a circulação de caminhonetes em grandes cidades do país já caiu em várias províncias e o consumidor chinês passou a se interessar bem mais pela categoria. Além da aplicação rural em fazendas e sítios, as picapes agora têm sido procuradas na China para lazer e uso recreativo. Com isso, marcas locais além da Chery também se preparam para explorar o nicho.
Fonte: CarsGuide
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Renault alcança 4 milhões de veículos produzidos no Paraná
Novo sedã de luxo da Chery tem suspensão adaptativa e supera 5 metros
Sistemas autônomos não enxergam roupas de alta visibilidade
Picape anti-Hilux da Chery aparece na China
Ford Fiesta lidera vendas de carros usados isentos de IPVA em 2025
CAOA Chery chega a 150 mil Tiggo feitos no Brasil; veja qual vendeu mais