Alguns fabricantes de automóveis foram criticados por exagerar na busca pela eficiência aerodinâmica, fazendo com que seus veículos elétricos se pareçam com "bolhas". Quanto mais aerodinâmico o formato, maior a distância que o veículo elétrico pode percorrer. No entanto, a Volvo acredita que há um limite para a quantidade de atenção dada ao coeficiente aerodinâmico ao projetar um novo modelo.

Em entrevista à revista australiana Drive, o gerente sênior de design exterior da Volvo, Florian Mockenhaupt, afirmou que os futuros modelos da marca terão aerodinâmica aprimorada, mas advertiu que focar principalmente na eficiência aerodinâmica prejudica o design e a praticidade: “Não é tanto uma questão estética, mas fazer um carro que pareça com um mouse da Apple traz muitas outras concessões. Sabemos que nossos clientes valorizam muito o conforto, por exemplo.”

“Não é tanto uma questão estética, mas fazer um carro que pareça com um mouse da Apple traz muitas outras concessões. Sabemos que nossos clientes valorizam muito o conforto, por exemplo.” - Florian Mockenhaupt.

Mockenhaupt explica que a Volvo vai buscar deixar seus carros mais elegantes, ao mesmo tempo em que mantém a linguagem de design coesa em toda a linha. Os modelos de próxima geração terão, logicamente, um visual mais moderno, mas não serão uma revolução em relação aos carros atuais, pois ele acredita que quem compra no segmento de luxo prefere consistência. Ele argumenta que é uma história diferente entre as montadoras mais populares, já que algumas marcas têm carros que parecem totalmente distintos uns dos outros no showroom.

O executivo garante que a marca evitará adotar a estratégia de "mesma salsicha, comprimento diferente", como alguns concorrentes alemães ainda fazem em 2024. Há, no entanto, um modelo na linha da empresa que é uma exceção, principalmente porque não é realmente um Volvo. Sim, estamos falando do EM90, uma minivan que começou sua vida como Zeekr 009. No entanto, seu impacto na imagem global da Volvo é limitado, já que o luxuoso veículo familiar é vendido apenas na China.

Segundo o Automotive News, o CEO da Volvo, Jim Rowan, e o diretor comercial, Bjorn Annwall, informaram aos concessionários nos EUA que 10 carros de próxima geração ou modelos atualizados serão lançados nos próximos 24 meses. Dois deles serão o crossover EX60 e o sedã ES90, ambos elétricos, além de um híbrido plug-in com longo alcance. Esses modelos se juntarão ao recém-lançado EX90 e ao segundo facelift da geração atual do XC90.

Para o mercado global, a Volvo pretende lançar um carro de nova geração e um modelo reestilizado anualmente nos próximos oito anos. Apesar de inicialmente ter declarado que seria totalmente elétrica até 2030, a empresa, que pertence à Geely, agora espera que híbridos plug-in e veículos elétricos representem entre 90% e 100% das vendas até o final da década.

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