Os últimos dados sobre as emplacamentos de carros novos na Europa, divulgados pela JATO Dynamics, revelam muitos fatos interessantes. Além da queda na demanda geral em agosto de 2024, impulsada principalmente pela grande redução nas vendas de veículos elétricos, a notícia mais surpreendente é que todos os fabricantes chineses de automóveis, juntos, venderam mais carros elétricos do que a Tesla.
De acordo com os dados, os emplacamentos combinados de veículos elétricos do Grupo Geely (que inclui Volvo, Polestar e Lotus), BYD, SAIC e outras marcas chinesas disponíveis na Europa totalizaram cerca de 19.400 unidades. Enquanto isso, o volume da Tesla alcançou quase 19.100 unidades. Isso significa que, após o Grupo Volkswagen, os fabricantes chineses são os segundos maiores vendedores de BEV (veículos elétricos a bateria) na Europa, pelo menos no mês de agosto.
No acumulado do ano, essas empresas chinesas estão apenas 102 unidades atrás da Tesla: 197.817 unidades contra 197.919 unidades.
Não é uma comparação justa, mas... É claro que a comparação não é totalmente justa. Enquanto a Tesla é considerada uma única empresa, os dados dos fabricantes chineses incluem a soma de várias empresas diferentes, que não são controladas pelos mesmos proprietários. Além disso, incluem o volume de marcas que, embora não sejam chinesas, são totalmente controladas por empresas desse país.
Na verdade, enquanto a Tesla vendeu 19.100 unidades no mês passado, a Geely, o maior fabricante chinês, registrou quase 12.000 unidades, das quais 11.800 com as marcas Volvo, Polestar ou Lotus.
Mesmo assim, é um bom indicador da rapidez com que os fabricantes chineses estão ganhando terreno na Europa. No segmento de carros elétricos, eles são muito mais populares do que as montadoras japonesas e até mesmo coreanas.
Grupo | Agosto de 2023 | Grupo Agosto de 2024 |
Volkswagen | 43.683 unidades | 28.083 unidades |
Tesla | 33.810 unidades | 19.088 unidades |
BMW | 16.407 unidades | 15.547 unidades |
Stellantis | 26.393 unidades | 12.675 unidades |
Geely | 7.886 unidades | 11.991 unidades |
Hyundai-Kia | 18.734 unidades | 9.102 unidades |
Mercedes | 13.134 unidades | 9.076 unidades |
Renault | 12.069 unidades | 4.317 unidades |
BYD | 2.808 unidades | 3.327 unidades |
SAIC | 8.871 unidades | 3.068 unidades |
Ford | 2.081 unidades | 2.576 unidades |
Toyota | 2.366 unidades | 2.005 unidades |
Nissan | 2.359 unidades | 1.449 unidades |
Outros chineses | 1.078 unidades | 1.033 unidades |
Honda | 316 unidades | 669 unidades |
Outros | 3.846 unidades | 1.064 unidades |
Embora os carros elétricos não estejam passando por seu melhor momento atualmente, há montadoras que estão ganhando terreno. O BMW Group, que liderou a classificação europeia de BEVs em julho, ficou em terceiro lugar no mês passado, mas perdeu apenas 5% em termos de volume, o que significa que sua participação no mercado passou de 8,4% em agosto de 2023 para 12,4% um ano depois.
BMW i5 Touring
BMW iX2
Os motores de crescimento foram os mais recentes lançamentos: BMW i5 e iX2, MINI Cooper e Countryman. Apesar da grande controvérsia em torno de seus modelos mais recentes, o fabricante alemão está progredindo mais do que a Mercedes-Benz (-31%), com 9.076 unidades, e ficou até mesmo à frente da Stellantis, a segunda maior fabricante de automóveis da Europa.
Volvo EX30
O Grupo Geely é outro vencedor e o motivo é o grande sucesso do Volvo EX30. A marca registrou quase 6.700 unidades durante o mês, elevando o total do ano para quase 54.000. Esse B-SUV foi o segundo BEV mais popular na Europa em agosto e o terceiro mais popular nos primeiros oito meses do ano. Outros impulsionadores do crescimento foram o Polestar 4, o Lotus Eletre e o Polestar 3. Os números da Geely não incluem a marca Smart.
E, finalmente, tem a BYD. Embora seu volume ainda seja baixo em comparação com as grandes marcas europeias, a marca está crescendo de forma constante. No mês passado, a BYD registrou 3.327 carros elétricos, um aumento de 18%. Os motores do crescimento incluem o BYD Seal, com mais de 1.000 unidades, o Dolphin e o Seal U. Na verdade, a BYD ultrapassou pela primeira vez a SAIC, proprietária da MG, que registrou uma queda de 65%.
Selo BYD U
Marca | Agosto de 2023 | Agosto de 2024 |
Tesla | 33.810 unidades | 19.088 unidades |
BMW | 13.202 unidades | 12.165 unidades |
Volkswagen | 20.935 unidades | 11.363 unidades |
Volvo | 4.354 unidades | 9.793 unidades |
Mercedes | 9.408 unidades | 7.893 unidades |
Audi | 8.183 unidades | 6.312 unidades |
Skoda | 8.107 unidades | 6.198 unidades |
Peugeot | 6.844 unidades | 4.741 unidades |
Hyundai | 9.700 unidades | 4.598 unidades |
Kia | 8.865 unidades | 4.435 unidades |
Renault | 6.292 unidades | 4.123 unidades |
MINI | 3.204 unidades | 3.368 unidades |
BYD | 2.808 unidades | 3.327 unidades |
Cupra | 5.208 unidades | 3.320 unidades |
Opel/Vauxhall | 8.611 unidades | 3.164 unidades |
Modelo | Agosto de 2023 | Agosto de 2024 |
Tesla Model Y | 21.551 unidades | 13.410 unidades |
Volvo EX30 | 0 | 6.698 unidades |
Tesla Model 3 | 11.943 unidades | 5.557 unidades |
Skoda Enyaq | 6.648 unidades | 5.454 unidades |
Volkswagen ID.4 | 9.135 unidades | 4.047 unidades |
BMW iX1 | 4.687 unidades | 3.690 unidades |
BMW i4 | 3.786 unidades | 3.482 unidades |
Volkswagen ID.3 | 6.837 unidades | 3.440 unidades |
Audi Q4 | 3.667 unidades | 3.244 unidades |
Mercedes EQA | 3.702 unidades | 3.212 unidades |
Cupra Born | 5.207 unidades | 3.097 unidades |
Volkswagen ID.7 | 31 unidades | 2.803 unidades |
Hyundai Kona | 4.350 unidades | 2.363 unidades |
Fiat/Abarth 500 | 5.736 unidades | 2.277 unidades |
Volvo EX40 | 3.065 unidades | 2.225 unidades |
O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATODynamics.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Mercedes-Benz Sprinter 2025 ganha novos itens de série; veja equipamentos
Brasil quer equipar 33% dos eletrificados com baterias nacionais até 2033
Novo City 2025: Honda separa sedã e hatch; veja os preços e o que muda
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
Novo BMW M2 2025 chega aos 480 cv por R$ 647.950 no Brasil
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2