Os últimos dados sobre as emplacamentos de carros novos na Europa, divulgados pela JATO Dynamics, revelam muitos fatos interessantes. Além da queda na demanda geral em agosto de 2024, impulsada principalmente pela grande redução nas vendas de veículos elétricos, a notícia mais surpreendente é que todos os fabricantes chineses de automóveis, juntos, venderam mais carros elétricos do que a Tesla.

De acordo com os dados, os emplacamentos combinados de veículos elétricos do Grupo Geely (que inclui Volvo, Polestar e Lotus), BYD, SAIC e outras marcas chinesas disponíveis na Europa totalizaram cerca de 19.400 unidades. Enquanto isso, o volume da Tesla alcançou quase 19.100 unidades. Isso significa que, após o Grupo Volkswagen, os fabricantes chineses são os segundos maiores vendedores de BEV (veículos elétricos a bateria) na Europa, pelo menos no mês de agosto.

BYD Dolphin (Europa)

No acumulado do ano, essas empresas chinesas estão apenas 102 unidades atrás da Tesla: 197.817 unidades contra 197.919 unidades.

Não é uma comparação justa, mas... É claro que a comparação não é totalmente justa. Enquanto a Tesla é considerada uma única empresa, os dados dos fabricantes chineses incluem a soma de várias empresas diferentes, que não são controladas pelos mesmos proprietários. Além disso, incluem o volume de marcas que, embora não sejam chinesas, são totalmente controladas por empresas desse país.

Na verdade, enquanto a Tesla vendeu 19.100 unidades no mês passado, a Geely, o maior fabricante chinês, registrou quase 12.000 unidades, das quais 11.800 com as marcas Volvo, Polestar ou Lotus.

Mesmo assim, é um bom indicador da rapidez com que os fabricantes chineses estão ganhando terreno na Europa. No segmento de carros elétricos, eles são muito mais populares do que as montadoras japonesas e até mesmo coreanas.

Vendas de carros elétricos na Europa por grupos

Grupo Agosto de 2023 Grupo
Agosto de 2024
Volkswagen 43.683 unidades 28.083 unidades
Tesla 33.810 unidades 19.088 unidades
BMW 16.407 unidades 15.547 unidades
Stellantis 26.393 unidades 12.675 unidades
Geely 7.886 unidades 11.991 unidades
Hyundai-Kia 18.734 unidades 9.102 unidades
Mercedes 13.134 unidades 9.076 unidades
Renault 12.069 unidades 4.317 unidades
BYD 2.808 unidades 3.327 unidades
SAIC 8.871 unidades 3.068 unidades
Ford 2.081 unidades 2.576 unidades
Toyota 2.366 unidades 2.005 unidades
Nissan 2.359 unidades 1.449 unidades
Outros chineses 1.078 unidades 1.033 unidades
Honda 316 unidades 669 unidades
Outros 3.846 unidades 1.064 unidades

BMW, Geely e BYD: os grandes vencedores do mês

Embora os carros elétricos não estejam passando por seu melhor momento atualmente, há montadoras que estão ganhando terreno. O BMW Group, que liderou a classificação europeia de BEVs em julho, ficou em terceiro lugar no mês passado, mas perdeu apenas 5% em termos de volume, o que significa que sua participação no mercado passou de 8,4% em agosto de 2023 para 12,4% um ano depois.

<p>BMW iX2</p>

BMW i5 Touring

<p>BMW iX2</p>

BMW iX2

Os motores de crescimento foram os mais recentes lançamentos: BMW i5 e iX2, MINI Cooper e Countryman. Apesar da grande controvérsia em torno de seus modelos mais recentes, o fabricante alemão está progredindo mais do que a Mercedes-Benz (-31%), com 9.076 unidades, e ficou até mesmo à frente da Stellantis, a segunda maior fabricante de automóveis da Europa.

<p>Volvo EX30</p>

Volvo EX30

O Grupo Geely é outro vencedor e o motivo é o grande sucesso do Volvo EX30. A marca registrou quase 6.700 unidades durante o mês, elevando o total do ano para quase 54.000. Esse B-SUV foi o segundo BEV mais popular na Europa em agosto e o terceiro mais popular nos primeiros oito meses do ano. Outros impulsionadores do crescimento foram o Polestar 4, o Lotus Eletre e o Polestar 3. Os números da Geely não incluem a marca Smart.

E, finalmente, tem a BYD. Embora seu volume ainda seja baixo em comparação com as grandes marcas europeias, a marca está crescendo de forma constante. No mês passado, a BYD registrou 3.327 carros elétricos, um aumento de 18%. Os motores do crescimento incluem o BYD Seal, com mais de 1.000 unidades, o Dolphin e o Seal U. Na verdade, a BYD ultrapassou pela primeira vez a SAIC, proprietária da MG, que registrou uma queda de 65%.

<p>Selo BYD U</p>

Selo BYD U

Vendas de carros elétricos na Europa por marca

Marca Agosto de 2023 Agosto de 2024
Tesla 33.810 unidades 19.088 unidades
BMW 13.202 unidades 12.165 unidades
Volkswagen 20.935 unidades 11.363 unidades
Volvo 4.354 unidades 9.793 unidades
Mercedes 9.408 unidades 7.893 unidades
Audi 8.183 unidades 6.312 unidades
Skoda 8.107 unidades 6.198 unidades
Peugeot 6.844 unidades 4.741 unidades
Hyundai 9.700 unidades 4.598 unidades
Kia 8.865 unidades 4.435 unidades
Renault 6.292 unidades 4.123 unidades
MINI 3.204 unidades 3.368 unidades
BYD 2.808 unidades 3.327 unidades
Cupra 5.208 unidades 3.320 unidades
Opel/Vauxhall 8.611 unidades 3.164 unidades

 

Carros elétricos mais vendidos na Europa

Modelo Agosto de 2023 Agosto de 2024
Tesla Model Y 21.551 unidades 13.410 unidades
Volvo EX30 0 6.698 unidades
Tesla Model 3 11.943 unidades 5.557 unidades
Skoda Enyaq 6.648 unidades 5.454 unidades
Volkswagen ID.4 9.135 unidades 4.047 unidades
BMW iX1 4.687 unidades 3.690 unidades
BMW i4 3.786 unidades 3.482 unidades
Volkswagen ID.3 6.837 unidades 3.440 unidades
Audi Q4 3.667 unidades 3.244 unidades
Mercedes EQA 3.702 unidades 3.212 unidades
Cupra Born 5.207 unidades  3.097 unidades
Volkswagen ID.7 31 unidades 2.803 unidades
Hyundai Kona 4.350 unidades 2.363 unidades
Fiat/Abarth 500 5.736 unidades 2.277 unidades
Volvo EX40 3.065 unidades 2.225 unidades

   O autor do artigo, Felipe Munoz, é especialista no setor automotivo da JATODynamics.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com