No início de 2024, a General Motors anunciou um total R$ 7 bilhões de investimentos em suas atividades no Brasil. Do montante, cerca de R$ 5,5 bilhões foram para as operações no estado de São Paulo e R$ 300 milhões para fábrica de motores de Joinville (SC). O restante, R$ 1,2 bilhão, vai para a linha de montagem de Gravataí (RS).
É de lá que saem os modelos da família Onix, a mais comercializada - em volume - da Chevrolet em nosso mercado. No entanto, a linha de produção gaúcha ficará paralisada entre os dias 16 de setembro e 11 de outubro. Esses 25 dias de produção suspensa, porém, têm um bom motivo para estarem acontecendo.
A marca estaria ajeitando as linhas produção para receber um terceiro produto em Gravataí. Além de Onix e Onix Plus, a fábrica deve receber nos próximos meses a companhia de um novo SUV, que deverá atuar abaixo do atual Tracker e compartilhar da mesma plataforma GEM. Além disso, essa novidade irá competir com Fiat Pulse, Renault Kardian e novo SUV da Volkswagen que deve estrear no ano que vem.
Chevrolet Tracker
Depois da Volkswagen, a Chevrolet confirmou que terá um SUV mais de entrada também. Serão investidos R$ 1,2 bilhão em Gravataí (RS) para a reestilização de Onix e Onix Plus e a adição de um modelo "inédito", esse tal SUV baseado no Onix. Mais rentável, essa categoria está ganhando espaço e aproveitando a lacuna existente abaixo dos SUVs compactos tradicionais, que acabaram crescendo e ficando mais caros, e longe de uma fatia de compradores.
O Tracker usa a plataforma GEM, a mesma de Onix e Onix Plus, mas está na briga com os SUVs compactos maiores. Tem 4.270 mm de comprimento, sendo 2.570 mm de entre-eixos, enquanto o Onix tem 4.163 mm de comprimento e 2.551 mm entre os eixos. Esperamos que as medidas do novo SUV fique entre as do hatch e do atual SUV.
Como referência, Fiat Pulse tem 4.099 mm de comprimento e 2.532 mm de entre-eixos; e o Kardian mede 4.119 mm e 2.604 mm, respectivamente. Ou seja, o novo SUV da Chevrolet terá muito mais do Onix, podendo compartilhar inclusive portas e teto, por exemplo, com diferenças na dianteira, traseira e a adoção de apliques nos paralamas, uma receita feita pela dupla que já está nas lojas.
Onix e Onix Plus terão uma reestilização em breve. Com ela, o interior deve receber painel de instrumentos digital, uma nova central multimídia e pequenas mudanças em outras peças. Isso deve adiantar um pouco do novo SUV, que será lançado só em 2026, assim como o motor 1.0 turbo revisado, com injeção direta e mais potência, e alguma chance de ter um sistema micro-híbrido (MHEV).
Fonte: Automotive Business, AutoData, Auto Indústria
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