Após registrar evolução nos últimos dois meses, o mercado de veículos novos na Itália registrou retração em agosto. De acordo com a Unrae, entidade que representa os fabricantes no país, foram 69.121 unidades vendidas, 13,4% a menos em relação ao mesmo período de 2023. Este foi o pior agosto desde 2021, segundo o Best Selling Cars Blog (BSCB).
O acumulado de 2024, de 1.080.447 unidades, ainda é 3,8% melhor do que há um ano. O grande destaque de agosto foi a derrocada da Fiat: com apenas 4.756 unidades (44% a menos do que em 2023), a marca perdeu a liderança pela 1ª vez no ano – já havia sido superada pela Volkswagen em dezembro - e ainda registrou sua menor participação de mercado (6,9%), caindo para a 4ª posição.
Com recorde de participação de mercado, a Toyota (5.941) assumiu a posição de honra pela 1ª vez. Volkswagen (5.148) e Dacia (4.941) completaram o pódio. Renault (4.126) e BMW (3.809), 5ª e 6ª colocadas, avançaram acima dos 20%. Em situação oposta, a Citroën (1.281) perdeu 60% de seus compradores e figurou num modesto 19º lugar.
Toyota Yaris Cross
POS. |
MARCA |
AGO.24 |
% AGO.24 |
AGO.23 |
% AGO.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
TOYOTA |
5.941 |
8,6% |
4.885 |
6,1% |
21,6% |
2º |
VOLKSWAGEN |
5.148 |
7,4% |
5.567 |
7,0% |
-7,5% |
3º |
DACIA |
4.941 |
7,1% |
4.257 |
5,3% |
16,1% |
4º |
FIAT |
4.756 |
6,9% |
8.547 |
10,7% |
-44,4% |
5º |
RENAULT |
4.126 |
6,0% |
3.367 |
4,2% |
22,5% |
6º |
BMW |
3.809 |
5,5% |
2.961 |
3,7% |
28,6% |
7º |
PEUGEOT |
3.648 |
5,3% |
3.859 |
4,8% |
-5,5% |
8º |
AUDI |
3.639 |
5,3% |
3.529 |
4,4% |
3,1% |
9º |
FORD |
3.609 |
5,2% |
3.955 |
5,0% |
-8,7% |
10º |
JEEP |
3.139 |
4,5% |
3.381 |
4,2% |
-7,2% |
11º |
KIA |
2.638 |
3,8% |
2.737 |
3,4% |
-3,6% |
12º |
SKODA |
2.248 |
3,3% |
1.946 |
2,4% |
15,5% |
13º |
HYUNDAI |
2.241 |
3,2% |
2.570 |
3,2% |
-12,8% |
14º |
MERCEDES-BENZ |
2.133 |
3,1% |
2.521 |
3,2% |
-15,4% |
15º |
OPEL |
2.012 |
2,9% |
2.470 |
3,1% |
-18,5% |
16º |
MG |
2.002 |
2,9% |
1.482 |
1,9% |
35,1% |
17º |
SUZUKI |
1.468 |
2,1% |
1.496 |
1,9% |
-1,9% |
18º |
LANCIA |
1.362 |
2,0% |
2.490 |
3,1% |
-45,3% |
19º |
CITROËN |
1.281 |
1,9% |
3.204 |
4,0% |
-60,0% |
20º |
NISSAN |
1.154 |
1,7% |
2.373 |
3,0% |
-51,4% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
69.121 |
100,0% |
79.787 |
100,0% |
-13,4% |
|
ACUMULADO |
1.080.447 |
100,0% |
1.040.607 |
100,0% |
3,8% |
Fiat Panda Sport Hybrid
O péssimo momento comercial da Fiat teve reflexo no ranking de modelos, com o líder Panda (3.326) em queda de quase 23% e sendo o único representante da fabricante entre os trinta primeiros. Os 4,8% de participação indicaram o pior momento para o modelo em exatos três anos segundo o BSCB. Com a chegada do Grande Panda, a expectativa é de uma queda ainda maior nos próximos meses.
O Dacia Sandero (2.879) repetiu a vice-liderança de julho e o Jeep Avenger (2.139) chegou ao pódio pela 1ª vez, com um avanço superior a 90%. Com as 1.806 unidades do Duster, a Dacia garantiu dois modelos no top 5. Em 12º, o VW Tiguan (1.382) dobrou as vendas de 2023. Segundo colocado no mesmo período do ano passado, o Lancia Ypsilon (1.362) perdeu mais de 45% de seus compradores.
POS. |
MODELO |
AGO.24 |
% AGO.24 |
AGO.23 |
% AGO.23 |
% VAR. 2024/2023 |
1º |
FIAT PANDA |
3.326 |
4,8% |
4.314 |
5,4% |
-22,9% |
2º |
DACIA SANDERO |
2.879 |
4,2% |
2.303 |
2,9% |
25,0% |
3º |
JEEP AVENGER |
2.139 |
3,1% |
1.109 |
1,4% |
92,9% |
4º |
TOYOTA YARIS CROSS |
1.905 |
2,8% |
1.338 |
1,7% |
42,4% |
5º |
DACIA DUSTER |
1.806 |
2,6% |
1.741 |
2,2% |
3,7% |
6º |
RENAULT CAPTUR |
1.794 |
2,6% |
1.471 |
1,8% |
22,0% |
7º |
RENAULT CLIO |
1.721 |
2,5% |
1.138 |
1,4% |
51,2% |
8º |
PEUGEOT 208 |
1.690 |
2,4% |
1.746 |
2,2% |
-3,2% |
9º |
FORD PUMA |
1.648 |
2,4% |
1.526 |
1,9% |
8,0% |
10º |
TOYOTA YARIS |
1.554 |
2,2% |
1.461 |
1,8% |
6,4% |
11º |
OPEL CORSA |
1.463 |
2,1% |
1.169 |
1,5% |
25,1% |
12º |
VW TIGUAN |
1.382 |
2,0% |
691 |
0,9% |
100,0% |
13º |
LANCIA YPSILON |
1.362 |
2,0% |
2.490 |
3,1% |
-45,3% |
14º |
BMW X1 |
1.322 |
1,9% |
726 |
0,9% |
82,1% |
15º |
VW T-ROC |
1.246 |
1,8% |
1.242 |
1,6% |
0,3% |
16º |
MG ZS |
1.235 |
1,8% |
1.304 |
1,6% |
-5,3% |
17º |
PEUGEOT 2008 |
1.091 |
1,6% |
1.234 |
1,5% |
-11,6% |
18º |
KIA SPORTAGE |
1.023 |
1,5% |
1.257 |
1,6% |
-18,6% |
19º |
AUDI Q3 |
931 |
1,3% |
961 |
1,2% |
-3,1% |
20º |
TOYOTA AYGO X |
929 |
1,3% |
1.211 |
1,5% |
-23,3% |
21º |
KIA PICANTO |
924 |
1,3% |
686 |
0,9% |
34,7% |
22º |
HYUNDAI I10 |
913 |
1,3% |
893 |
1,1% |
2,2% |
23º |
TOYOTA C-HR* |
854 |
1,2% |
- |
- |
- |
24º |
AUDI A3* |
772 |
1,1% |
- |
- |
- |
25º |
VW T-CROSS |
669 |
1,0% |
1.196 |
1,5% |
-44,1% |
26º |
BMW X2* |
629 |
0,9% |
- |
- |
- |
27º |
DR 5.0* |
582 |
0,8% |
- |
- |
- |
28º |
VW POLO |
579 |
0,8% |
1.009 |
1,3% |
-42,6% |
29º |
CITROËN C3 |
573 |
0,8% |
1.992 |
2,5% |
-71,2% |
30º |
SKODA KAMIQ |
569 |
0,8% |
492 |
0,6% |
15,7% |
Observação: Números de agosto/23 indisponíveis para os modelos Toyota C-HR, Audi A3, BMW X2 e DR 5.0.
Fonte: Unrae, Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Após chegada do híbrido, Pulse Audace é vendido com R$ 11.000 de desconto
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Calmon: Híbrido básico flex da Fiat abre horizonte de crescimento firme
Yamaha colabora com anime futurista Tokyo Override da Netflix
No Reino Unido, chinesas Omoda e BYD já vendem mais que Fiat