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Teste Mercedes-AMG GLB 35: rápido, discreto e refinado

SUV de 7 lugares veste muito bem o pacote AMG, aliando luxo e esportividade

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

Discretamente renovado, o Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC desembarca no Brasil com uma proposta única: unir a versatilidade de um SUV de sete lugares com o desempenho característico da divisão esportiva AMG. Importado da Alemanha, o modelo é pensado tanto para as necessidades de uma família quanto para quem gosta de pegar uma estrada e acelerar no fim de semana. Sua combinação de espaço, tecnologia e potência se propõe a agradar aos dois perfis.

O Mercedes-AMG GLB 35 impressiona por suas dimensões bem aproveitadas. Com 4,65 metros de comprimento e 2,83 metros de entre-eixos, ele não é tão grande, mas oferece um bom espaço interno, especialmente nas duas primeiras fileiras. A terceira fileira, embora mais apertada, é funcional para situações em que é necessário acomodar mais passageiros, principalmente crianças. O porta-malas, com capacidade de 570 litros quando a terceira fileira está guardada, atende bem as necessidades de uma família

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

Quem olha de perto logo nota um visual que remete a um GLB mais bravo, mas sem pesar a mão - o design externo mantém um equilíbrio entre a esportividade e a discrição. Elementos característicos da linha AMG, como os para-choques maiores, as rodas de 21 polegadas com pneus de perfil baixo (255/35), e as quatro saídas de escape na traseira dão um toque esportivo ao GLB 35 sem exageros. Esse visual menos chamativo pode ser um ponto positivo para quem prefere um estilo mais sóbrio, mas com detalhes que fazem a diferença para os amantes de performance.

A alma esportiva do GLB 35 está no conjunto mecânico. Sob o capô, o motor 2.0 turbo M260 entrega honestos 306 cv de potência e 40,8 kgfm de torque. Esse desempenho é complementado pelo sistema híbrido leve de 48 volts, que adiciona até 14 cv extras em situações de aceleração e elimina praticamente todo o "turbo lag" em baixas rotações. O resultado é uma resposta imediata ao acelerar, sobretudo na cidade, como veremos melhor mais adiante.

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

O câmbio de dupla embreagem de 8 marchas, também assinado pela AMG, proporciona trocas rápidas e precisas, tanto no modo automático quanto nas mudanças manuais, feitas pelas borboletas de metal atrás do volante. Com esse conjunto, o GLB 35 acelerou de 0 a 100 km/h em apenas 5,6 segundos em nossos testes, com uma velocidade máxima de 250 km/h - números muito decentes para um SUV de sete lugares. 

Outro destaque é o sistema de tração integral 4MATIC, que distribui o torque de maneira inteligente entre os eixos. A força pode variar de 100% para o eixo dianteiro a 50/50, garantindo uma aderência melhor em vários tipos de uso. O GLB 35 também oferece modos de condução que ajustam elementos como direção, suspensão e resposta. No modo Comfort, ideal na maior parte do tempo, o SUV já entrega um desempenho bem interessante, começando a revelar o seu perfil. Mas é no modo Sport+ que o SUV da Mercedes-AMG vira um bicho bravo: a suspensão fica mais firme, a direção mais direta e o som do escapamento mais encorpado, instigando a pisar fundo. 

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

Durante o uso cotidiano, o GLB 35 mostra sua versatilidade. Os amortecedores adaptativos ajustam a rigidez da suspensão conforme a situação, tornando o SUV confortável para o trânsito urbano, mesmo com as rodas de 21 polegadas e pneus de perfil (bem) baixo. A direção elétrica é leve para manobras e oferece precisão em altas velocidades, passando bastante segurança. 

Em termos de consumo, o SUV registrou médias de 8,5 km/l na cidade e 12 km/l na estrada com gasolina, números razoáveis para um modelo com 306 cv de potência e mais de 1.800 quilos. No entanto, com a eletrificação, ainda que seja um sistema de 48V, esperava alguma melhora nesse campo - os resultados são praticamente os mesmos do modelo sem hibridização. De qualquer forma, como já foi dito, esta versão híbrida-leve melhorou a resposta em baixas rotações, tornando a tocada mais agradável na cidade.

E como um legítimo Mercedes-Benz, o interior do GLB 35 não decepciona. A cabine mescla luxo e esportividade, com materiais de alta qualidade e detalhes exclusivos da linha AMG. O volante de três raios, com base achatada, é revestido em couro perfurado e conta com botões e seletores de modos de condução e configuração da suspensão e controles de tração e estabilidade. A fita centralizadora vermelha, típica dos modelos esportivos, adiciona um toque especial ao volante.

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil
Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

Os bancos esportivos AMG são outro destaque. Revestidos em suede e couro sintético, eles garantem um excelente apoio lateral, sendo confortáveis em viagens longas e eficazes na hora de acelerar em uma estrada sinuosa. O acabamento inclui detalhes em alumínio, imitação de fibra de carbono e pedaleiras de alumínio, bem como a iluminação ambiente em LED, com várias opções de cores.

No quesito tecnologia, o painel do GLB 35 é dominado pelo sistema MBUX, que integra duas telas de 10,25 polegadas. A primeira tela funciona como painel de instrumentos digital, configurável para exibir desde informações básicas de condução até gráficos avançados. A segunda tela é dedicada à central multimídia, que oferece conexão sem fio com Apple CarPlay e Android Auto, além de suporte a comandos de voz. Basta dizer "Hey Mercedes" para que o sistema reconheça comandos e execute funções sem que o motorista precise tirar as mãos do volante.

Teste Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)
Foto de: Motor1 Brasil

O Mercedes-AMG GLB 35 vem equipado com uma série de itens de conforto e conveniência. Entre os destaques estão o teto solar panorâmico, ar-condicionado de duas zonas, iluminação ambiente, sistema de som premium Burmester, assentos esportivos AMG, cintos de segurança na cor vermelha e as já mencionadas rodas de 21 polegadas.

A lista também inclui assistências à condução como assistente de manutenção de faixa, que recebeu atualizações e agora oferece controle mais preciso pelo sistema de direção ativa, é um dos itens que aumentam a segurança. Além disso, o SUV conta com piloto automático adaptativo, assistente de estacionamento automático e monitoramento de pontos cegos. 

Galeria: Teste: Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC (BR)

E aqui vale destacar que a versão 2024 do GLB 35 traz algumas mudanças visuais em relação ao modelo anterior. O para-choque dianteiro ganhou um design mais robusto, a grade frontal foi levemente redesenhada e os faróis e lanternas agora possuem uma nova assinatura luminosa em LEDs.  

O Mercedes-AMG GLB 35 4MATIC mira os fãs da marca que querem um SUV que combine espaço, conforto e desempenho. A eletrificação leve não mudou o seu perfil e com preço a partir de R$ 559.900, o GLB 35 não cobra pouco, mas tem muito a entregar, se adaptando bem ao uso familiar, oferecendo sete lugares e um porta-malas espaçoso, enquanto oferece uma condução um pouco mais arisca, típica da linha AMG.   

Fotos: Mario Villaescusa (para o Motor1.com)

Mercedes-AMG GLB 35

Motor dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.991 cm3, duplo comando com variador de fase na admissão e escape, injeção direta, turbo, gasolina
Potência e torque 306 cv a 5.800 rpm; 40,8 kgfm de 3.000 a 4.000 rpm
Transmissão automatizada de dupla embreagem com 8 marchas; tração integral automática
Suspensão McPherson na dianteira, multilink na traseira; rodas de 21" com pneus 255/35 R21
Comprimento e entre-eixos 4.650 mm; 2.829 mm
Largura 2.024 mm
Altura 1.662 mm
Peso 1.820 kg em ordem de marcha
Capacidades tanque: 60 litros - porta-malas: 130 litros (7 lugares) / 500 litros (5 lugares)
Preço como testado R$ 559.900
Aceleração 0 a 60 km/h: 2,6 s; 0 a 80 km/h: 3,9 s; 0 a 100 km/h: 5,6 s
Retomada 40 a 100 km/h (em S): 4,3 s; 80 a 120 km/h (em S): 4,1 s
Consumo de combustível cidade: 8,2 km/litro; estrada: 11,8 km/litro (gasolina)
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