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Citroën Basalt: o que sabemos do novo SUV cupê acessível

Novo modelo da marca já começou a ser fabricado na linha de montagem de Porto Real (RJ)

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto de: Citroën

Com informações de Jason Vogel, de Porto Real (RJ) - Ontem (17/9), a Stellantis deu início à produção do Citroën Basalt na linha de montagem de Porto Real (RJ). É o terceiro modelo da família C-Cubed da marca francesa e acompanhará agora o C3 hatch e o C3 Aircross no catálogo de produtos da fábrica fluminense do grupo.

O Basalt terá como missão ser “o SUV cupê mais acessível do mercado brasileiro”, nas palavras do próprio fabricante, durante uma visita de jornalistas à unidade de Porto Real. A promessa é de “combinar acessibilidade a conforto e design”. Com início da produção, não demora para ele chegar ao mercado de vez.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto de: Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

Basalt: preço para ser anti-sedã

Ainda não é oficial mas, essa “acessibilidade” significa que carro terá uma versão de entrada Live com motor 1.0 Firefly aspirado e câmbio manual de cinco marchas, para brigar diretamente com sedãs como o Hyundai HB20S Comfort (R$ 97.690) e o Chevrolet Onix LT (R$ 101.590), além do “primo” Fiat Cronos Drive 1.0 (R$ 94.990), equipado com o mesmo conjunto de motor e câmbio.

As versões mais caras do Basalt - Shine e Feel - com motor 1.0 turbo do C3 Aircross (GSE T200, de 125 cv/ 130 cv) é que deverão concorrer mais diretamente com versões de entrada outros SUV cupê, mais precisamente o Nivus Sense 200 TSI e o Fiat Fastback Turbo 200, ambos de R$ 119.990.

Quando será lançado o Citroën Basalt?

O anúncio da data de lançamento do novo SUV cupê da marca veio na esteira de uma visita à linha de montagem fluminense da Stellantis. O ritmo de produção ainda está ganhando aceleração, depois da produção de algo entre 170 e 200 carros pré-série. 

A ideia é que, nas próximas semanas, todos os 173 concessionários Citroën do país tenham para pronta-entrega pelo menos um exemplar de cada uma das versões do novo SUV cupê. Desta vez, a cor de lançamento será até discreta: o “cosmo blue”, um azul metálico escuro. Ou seja, em breve o veremos nas ruas.

Citroën Basalt 2025 - Brasil
Foto de: Citroën

Citroën Basalt 2025 - Brasil

O que mais sabemos do Citroën Basalt?

Motores e transmissões

O terceiro modelo nacional da marca feito sob a plataforma C-Cubed adotará a estratégia amplamente em voga dentro da Stellantis, usando o 1.0 Turbo 200 flex. Em outras aplicações sob o capô de diversos modelos do grupo, ele sempre entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Todos saem de fábrica com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Com isso em mente, não há motivo para esperar algo diferente do SUV cupê.

Por outro lado, a Citroën segue sem confirmar o que será usado pelas versões de entrada do novo Basalt. No começo do mês, a página @placadoscarros no Instagram publicou sobre os primeiros emplacamentos do Basalt no Brasil. Na lista, as já esperadas versões Shine e Feel, como no C3 Aircross, mas chamou a atenção a Live 1.0, sem a designação que a Stellantis usa para os modelos turbo.

Assim, espera-se ainda o uso do 1.0 Firefly da Stellantis, também flex e tricilíndrico, mas aspirado e entregando 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Nesse caso o câmbio deve ser manual de 5 marchas. Dessa forma, o Citroën Basalt deve se posicionar em preço entre os C3 hatch, que chega a R$ 99.990 na versão You! Turbo mais cara, e o C3 Aircross, que tem preços partindo de R$ 114.990 já com motor turbinado também. Se a estratégia realmente for de abocanhar o segmento de sedãs compactos, o uso do motor aspirado nas configurações de entrada seria a mais acertada para manter os preços mais baixos.

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)
Foto de: Citroën

Início da produção do Citroën Basalt em Porto Real (RJ)

Medidas e itens de série

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

Na última semana, o C3 Aircross ganhou um item opcional que deveria estrear no Basalt, mas acabou indo para  SUV de 7 lugares primeiro. Trata-se do ar-condicionado automático com tela digital no painel, que deve ser oferecido nas configurações mais completas do novo SUV cupê da marca.

Dúvidas sobre o Citroën Basalt?

Qual será o preço do Citroën Basalt?

A marca ainda não definiu um valor para o Citroën Basalt, mas admitiu que a novidade competirá com sedãs de entrada. Além disso, para não competir de frente com os "irmãos" C3 hatch e C3 Aricross, espera-se que o SUV cupê tenha preços partindo da faixa de R$ 100 mil.

Quando o Citroën Basalt será lançado?

A Stellantis confirmou que o lançamento oficial do Citroën Basalt ocorrerá em 2 de outubro de 2024.

Que motor o Citroën Basalt usará?

Até o momento, a Citroën confirmou somente que o novo Basalt terá o 1.0 turbo flex de 3 cilindros amplamente usado em diversos modelos da Stellantis. Ele é capaz de entregar até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol e é acompanhado sempre por uma transmissão automática CVT com simulação de 7 marchas.

Porém, espera-se que a marca aplique também o 1.0 FireFly aspirado de 3 cilindros e até 75 cv e 10,7 kgfm em conjunto com câmbio manual de 5 marchas para as versões de entrada.

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