Projeto de lei quer obrigar montadoras a terem 'carros anfíbios' no Brasil
PL 1824/2024, do deputado Clodoaldo Magalhães, visa 'atender às necessidades decorrentes de situações emergenciais'
Projeto de lei apresentado recentemente na Câmara dos Deputados promete gerar bastante polêmica dentro do setor automotivo. De autoria do deputado Clodoaldo Magalhães (PV-PE), o PL 1824/2024 estabelece que montadoras de veículos instaladas no Brasil sejam obrigadas a oferecer no portfólio veículos do tipo "anfíbio". Segundo o texto, o objetivo é "atender às necessidades decorrentes de situações emergenciais".
O projeto propõe que "fica estabelecida a obrigatoriedade de todas as montadoras e fabricantes de veículos instaladas no território brasileiro a incluírem em sua linha de produção a opção de carros anfíbios, destinados a operar tanto em terra quanto na água, visando atender às necessidades decorrentes de situações emergenciais, tais como enchentes e alagamentos".
Gibbs Aquada foi modelo anfíbio desenvolvido anos atrás no Reino Unido
O deputado justifica o projeto alegando que veículos do tipo são necessários diante de eventos climáticos extremos cada vez mais recorrentes no país. "Os carros anfíbios representam uma ferramenta eficaz para o enfrentamento dessas situações, permitindo o deslocamento seguro e eficiente tanto em terra firme quanto na água, facilitando operações de resgate, evacuação e assistência às vítimas desses desastres naturais", afirma.
O texto diz ainda que seu descumprimento acarretará às montadoras e fabricantes infratores sanções previstas na legislação pertinente, incluindo multas e outras penalidades aplicáveis.
Fiat 500 em protótipo 'anfíbio' apresentado durante evento de surfe na Califórnia
Atualmente, o projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional; de Indústria, Comércio e Serviços; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para virar lei, precisa receber aprovação da Câmara e do Senado.
Apesar da ideia do deputado, a aplicação prática do projeto é totalmente nula. Carros do tipo anfíbio foram produzidos ao longo da histórica praticamente de forma experimental e nunca chegaram a ser veículos de massa. Além disso, os altos custos envolvidos na adaptação desde já condenam o texto ao arquivamento.
Fonte: Câmara dos Deputados
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Rodízio Municipal de Veículos em São Paulo (SP) já voltou em 2025
Mercedes-Benz Classe C 2025 é lançado no Brasil; veja os preços
Quando volta o rodízio veicular de São Paulo (SP) em 2025?
Uruguai: carros e picapes brasileiros dominaram vendas em 2024
Detran RJ: veja os prazos e preços de IPVA e licenciamento 2025
Fiat Mobi 2025: preços, versões, motorização e equipamentos
Licenciamento SP 2025: como calcular o seu?