O carro com desconto para PCD tem sido uma alternativa para driblar os atuais preços de alguns modelos no caso das pessoas que possuem o direito às isenções tarifárias previstas em lei e dos veículos que se enquadram nas regras. Como a categoria dos SUVs é a que mais cresce em vendas no Brasil separamos uma lista com os modelos desse segmento que estão disponíveis dentro das regras de PCD.
Para quem é elegível aos descontos, vale lembrar que, desde 2022, o preço limite para se obter a isenção de IPI, tributo federal, é de R$ 200 mil. Já para o ICMS, imposto estadual, a regra é mais confusa. O limite ainda é de R$ 70 mil, mas não há carros 0km nessa faixa de preço, muito menos automáticos. Então que é feito hoje é aceitar carros de até R$ 120 mil, mas paga-se um ICMS proporcional à diferença entre estes dois últimos valores. Ou seja, se o veículo custa R$ 120.000, paga-se o tributo estadual referente a R$ 50 mil.
Veja quais SUVs compactos automáticos ainda se enquadram nas regras de isenções (em ordem alfabética). Nos casos de carros com mais de uma versão elegível, foi considerada a mais barata. Todos os carros listados contam com direção assistida, ar-condicionado e itens obrigatórios de segurança: airbag duplo frontal e controle de estabilidade.
Citroën C3 Aircross Feel
Um dos produtos mais recentes do segmento, o C3 Aircross é o segundo modelo da família C-Cubbed da Citroën. Um dos maiores da lista, é o único que oferece a opção de 7 lugares e vem de série sempre com motor turbo e câmbio automático, independente se o cliente o comprará pelo regime PcD ou não.
Chevrolet Tracker 1.0 AT
Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Chevrolet Tracker é o maior carro fabricado sobre a plataforma do Onix. Também sai de fábrica sempre equipado com motor turbo e transmissão automática.
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Mais barato da lista, o Fiat Pulse na versão Drive 1.3 CVT é a porta de entrada para os SUVs da marca. O motor menos potente não é tanto uma questão, pois o carro é menor e mais leve, garantindo ainda um desempenho satisfatório.
Fiat Fastback Turbo
Também saindo de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o Fiat Fastback oferece uma carroceria que se assemelha ao perfil de um cupê. Com um balanço traseiro esticado, também oferece um dos maiores bagageiros da lista.
Hyundai Creta Action
Apesar de seu preço estar entre os maiores da lista, o Hyundai Creta Action é um dos poucos a não oferecer central multimídia de série. Por outro lado, seu bagageiro está acima da média entre os rivais direto. Mas vale ter em mente que a versão mantém o visual pré-facelift e o veterano motor 1.6 aspirado, que pode sair de linha a partir de 2025 por não atender às novas regras de emissões.
Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2 At6 2025
Se você prioriza performance acima de praticidade, o Jeep Renegade tem o motor mais potente, mas um dos menores bagageiros. Seu preço também não está colado no limite para a isenção parcial de ICMS, abrindo margem para se adquirir alguns opcionais.
Nissan Kicks Active
A versão de entrada do SUV é uma das opções mais em conta dessa lista. Apesar de uma idade mais avançada de projeto, ainda tem bom espaço interno e bagageiro. Além disso, a Nissan conta com um esquema robusto focado na venda de veículos em regime PCD.
Peugeot 2008 Active
A nova geração do Peugeot 2008 é o SUV automático mais recente da lista. Assim como a maior parte dos produtos da Stellantis que aparecem aqui, sai de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e transmissão automática.
Renault Kardian Evolution
Outro modelo relativamente recente no mercado, o Renault Kardian é único da lista a ter transmissão de dupla embreagem, mais rápida que as automáticas convencionais, não perde em eficiência e prazer ao dirigir. É o segundo maior torque da lista, perdendo apenas para o Jeep Renegade, mas é o que tem mais força entre os 1.0 turbo.
VW T-Cross Sense
A versão Sense do T-Cross é a única oferecida ainda como linha 2024. Ou seja, o SUV nesta configuração ainda não recebeu as atualizações visuais e de equipamentos da linha 2025. Seu bagageiro não é muito grande, mas compensa no espaço para o banco traseiro.
Volkswagen Nivus Sense
O Volkswagen Nivus ainda está na linha 2024, mas deve receber atualizações. Mesmo custando somente R$ 100 a mais que o T-Cross, é mais equipado e conta até com frenagem autônoma de emergência. Por outro lado, ao contrário do T-Cross, prioriza o bagageiro ao banco traseiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Hyundai Tucson volta a ser produzido ainda este mês
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Hyundai Creta Action sai de linha e põe fim ao motor 1.6 aspirado no Brasil