Desconto para PCD: os SUVs que você pode comprar com as isenções
Confira as opções entre os SUV compactos com preço que se enquadra nas regras
O carro com desconto para PCD tem sido uma alternativa para driblar os atuais preços de alguns modelos no caso das pessoas que possuem o direito às isenções tarifárias previstas em lei e dos veículos que se enquadram nas regras. Como a categoria dos SUVs é a que mais cresce em vendas no Brasil separamos uma lista com os modelos desse segmento que estão disponíveis dentro das regras de PCD.
Para quem é elegível aos descontos, vale lembrar que, desde 2022, o preço limite para se obter a isenção de IPI, tributo federal, é de R$ 200 mil. Já para o ICMS, imposto estadual, a regra é mais confusa. O limite ainda é de R$ 70 mil, mas não há carros 0km nessa faixa de preço, muito menos automáticos. Então que é feito hoje é aceitar carros de até R$ 120 mil, mas paga-se um ICMS proporcional à diferença entre estes dois últimos valores. Ou seja, se o veículo custa R$ 120.000, paga-se o tributo estadual referente a R$ 50 mil.
Veja quais SUVs compactos automáticos ainda se enquadram nas regras de isenções (em ordem alfabética). Nos casos de carros com mais de uma versão elegível, foi considerada a mais barata. Todos os carros listados contam com direção assistida, ar-condicionado e itens obrigatórios de segurança: airbag duplo frontal e controle de estabilidade.
Citroën C3 Aircross Feel
Citroën C3 Aircross Feel
Um dos produtos mais recentes do segmento, o C3 Aircross é o segundo modelo da família C-Cubbed da Citroën. Um dos maiores da lista, é o único que oferece a opção de 7 lugares e vem de série sempre com motor turbo e câmbio automático, independente se o cliente o comprará pelo regime PcD ou não.
- Preço sem isenções: R$ 114.990
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
- Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.320 mm; 2.675 mm
- Porta-malas: 493 litros
- Itens de segurança de série: somente os obrigatórios por lei
- Multimídia: tela de 10", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Chevrolet Tracker 1.0 AT
Chevrolet Tracker 1.0 AT
Um dos carros mais vendidos do Brasil, o Chevrolet Tracker é o maior carro fabricado sobre a plataforma do Onix. Também sai de fábrica sempre equipado com motor turbo e transmissão automática.
- Preço sem isenções: R$ 119.900
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 116 cv; até 16,8 kgfm
- Transmissão: automática, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.270 mm; 2.570 mm
- Porta-malas: 373 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Multimídia: tela de 8", Android Auto e Apple Car Play
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Fiat Pulse Drive 1.3 CVT
Mais barato da lista, o Fiat Pulse na versão Drive 1.3 CVT é a porta de entrada para os SUVs da marca. O motor menos potente não é tanto uma questão, pois o carro é menor e mais leve, garantindo ainda um desempenho satisfatório.
- Preço sem isenções: R$ 113.990
- Motor, potência e torque: 1.3 flex; até 107 cv; até 13,7 kgfm
- Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.099 mm; 2.532 mm
- Porta-malas: 370 litros
- Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais); faróis de LED
- Multimídia: tela de 8,4", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Fiat Fastback Turbo
Fiat Fastback Turbo 200
Também saindo de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e câmbio automático, o Fiat Fastback oferece uma carroceria que se assemelha ao perfil de um cupê. Com um balanço traseiro esticado, também oferece um dos maiores bagageiros da lista.
- Preço sem isenções: R$ 119.990
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
- Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.427 mm; 2.533 mm
- Porta-malas: 516 litros
- Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais); faróis de LED
- Multimídia: tela de 8,4", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Hyundai Creta Action
Hyundai Creta Action
Apesar de seu preço estar entre os maiores da lista, o Hyundai Creta Action é um dos poucos a não oferecer central multimídia de série. Por outro lado, seu bagageiro está acima da média entre os rivais direto. Mas vale ter em mente que a versão mantém o visual pré-facelift e o veterano motor 1.6 aspirado, que pode sair de linha a partir de 2025 por não atender às novas regras de emissões.
- Preço sem isenções: R$ 119.990
- Motor, potência e torque: 1.6 flex, até 130 cv; até 16,5 kgfm
- Transmissão: automática, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.290 mm; 2.590 mm
- Porta-malas: 431 litros
- Itens de segurança de série: somente os obrigatórios por lei
- Multimídia: não (rádio Bluetooth)
Jeep Renegade 1.3 Turbo 4x2 At6 2025
Jeep Renegade Turbo 200
Se você prioriza performance acima de praticidade, o Jeep Renegade tem o motor mais potente, mas um dos menores bagageiros. Seu preço também não está colado no limite para a isenção parcial de ICMS, abrindo margem para se adquirir alguns opcionais.
- Preço sem isenções: R$ 115.990
- Motor, potência e torque: 1.3 turbo flex; até 185 cv; 27,5 kgfm
- Transmissão: automática, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.268 mm; 2.570 mm
- Porta-malas: 320 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina); faróis de LED
- Multimídia: não
Nissan Kicks Active
Nissan Kicks Active
A versão de entrada do SUV é uma das opções mais em conta dessa lista. Apesar de uma idade mais avançada de projeto, ainda tem bom espaço interno e bagageiro. Além disso, a Nissan conta com um esquema robusto focado na venda de veículos em regime PCD.
- Preço sem isenções: R$114.190
- Motor, potência e torque: 1.6 flex; até 113 cv; até 15,3 kgfm
- Transmissão: automática, CVT, simulação de 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.310 mm; 2.610 mm
- Porta-malas: 434 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Multimídia: não
Peugeot 2008 Active
Peugeot 2008 Active
A nova geração do Peugeot 2008 é o SUV automático mais recente da lista. Assim como a maior parte dos produtos da Stellantis que aparecem aqui, sai de fábrica sempre com motor 1.0 turbo e transmissão automática.
- Preço sem isenções: R$ 119.990
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 130 cv; até 20,4 kgfm
- Transmissão: automática, CVT, simulação de 7 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.309 mm; 2.612 mm
- Porta-malas: 374 litros
- Itens de segurança de série: 4 airbags (frontais e laterais)
- Multimídia: tela de 10", Android Auto e Apple Car Play sem fios
Renault Kardian Evolution
Renault Kardian Evolution
Outro modelo relativamente recente no mercado, o Renault Kardian é único da lista a ter transmissão de dupla embreagem, mais rápida que as automáticas convencionais, não perde em eficiência e prazer ao dirigir. É o segundo maior torque da lista, perdendo apenas para o Jeep Renegade, mas é o que tem mais força entre os 1.0 turbo.
- Preço sem isenções: R$ 115.990
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 125 cv; até 22,4 kgfm
- Transmissão: dupla embreagem, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.119 mm; 2.604 mm
- Porta-malas: 358 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina), faróis de LED, câmera de ré
- Multimídia: tela de 8", Android Auto e Apple Car Play sem fios
VW T-Cross Sense
Volkswagen T-Cross Sense
A versão Sense do T-Cross é a única oferecida ainda como linha 2024. Ou seja, o SUV nesta configuração ainda não recebeu as atualizações visuais e de equipamentos da linha 2025. Seu bagageiro não é muito grande, mas compensa no espaço para o banco traseiro.
- Preço sem isenções: R$ 119.890
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 128 cv; até 20,4 kgfm
- Transmissão: automático, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.218 mm; 2.651 mm
- Porta-malas: 373 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina)
- Multimídia: não
Volkswagen Nivus Sense
Volkswagen Nivus Sense
O Volkswagen Nivus ainda está na linha 2024, mas deve receber atualizações. Mesmo custando somente R$ 100 a mais que o T-Cross, é mais equipado e conta até com frenagem autônoma de emergência. Por outro lado, ao contrário do T-Cross, prioriza o bagageiro ao banco traseiro.
- Preço sem isenções: R$ 119.990
- Motor, potência e torque: 1.0 turbo flex; até 128 cv; até 20,4 kgfm
- Transmissão: automática, 6 marchas
- Comprimento e entre-eixos: 4.266 mm; 2.566 mm
- Porta-malas: 415 litros
- Itens de segurança de série: 6 airbags (frontais, laterais e de cortina) faróis de LED, frenagem autônoma de emergência
- Multimídia: tela de 9", Android Auto e Apple Car Play sem fios
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança
Projeção: Renault Clio 2026 deve manter motores a combustão
México: Hyundai Creta supera Nissan Kicks e entra no top 10
Kia Syros 2025 combina design exótico, direção autônoma e motor do HB20
Hyundai Creta N Line pode receber motor 1.6 turbo se mercado pedir
Ex-CEO da Nissan, Ghosn diz que fusão com a Honda é uma "jogada desesperada"
Novo Hyundai Creta participa da Copa HB20 na etapa de Tarumã