A Ford acaba de anunciar mais detalhes da nova versão plug-in da picape Ranger. O lançamento ocorre na IAA Transportation 2024, em Hanover, Alemanha. O modelo deverá ter suas primeiras entregas acontecendo em meados de 2025 para o mercado europeu. Por lá, os preços do modelo PHEV na versão XLT irão começar em € 53.181, cerca de R$ 325.703. A variante Wildtrak está disponível por a partir €62.225 (R$ 381.128).
Com um torque máximo de 70,3 kgfm, o modelo híbrido plug-in oferece uma opção interessante para quem busca uma picape sob chassi. Atualmente, quem buscava uma picape do tipo na Ford teria que ficar na Maverick, com monobloco, ou partir para uma F-150, pouco prática para atividades do dia a dia, especialmente nas ruas apertadas da Europa. O sistema híbrido plug-in também permite a condução puramente elétrica com uma autonomia de até 50 km. A Ford Pro também apresentará na feira os mais recentes modelos eletrificados da família Transit.
Uma característica especial da picape é o sistema Ford Pro Power Onboard. Ele possibilita a utilização da energia da bateria de tração para ferramentas elétricas ou fornecimento de energia ao acampar. Isso permite que até 6,9 kWh de energia da bateria de tração sejam usados para dispositivos elétricos.
A unidade híbrida plug-in combina um motor a gasolina turbo Ford EcoBoost de 2,3 litros e uma transmissão automática de 10 velocidades com um motor elétrico de 75 kW e uma bateria com capacidade líquida de 11,8 kWh. Com 205 kW (279 cv), a versão PHEV tem uma potência maior do que a da Ranger com o 3.0 V6 turbodiesel de (177 kW/240 cv).
Ford Ranger PHEV (2024)
O motor elétrico está integrado à carcaça da transmissão, reduzindo assim a complexidade do trem de força. Em comparação com uma transmissão convencional com um motor de combustão pura, o sistema híbrido fornece potência e torque adicionais em baixas rotações do motor por meio do motor elétrico. A bateria permite uma autonomia puramente elétrica de até 50 km e pode ser totalmente carregada em menos de quatro horas usando um carregador monofásico de 16 amperes.
Além das variantes Wildtrak e XLT, a Ford Pro, divisão de veículos comerciais da empresa, também está lançando o novo modelo PHEV em uma série especial exclusiva batizada de Stormtrak. O modelo especial é caracterizado por características específicas de design, como o novo acabamento de pintura Chill Grey e um interior particularmente luxuoso com uma aparência e toque exclusivos para as superfícies.
Ford Ranger PHEV (2024)
A Ranger plug-in oferece vários modos de direção que proporcionam aos usuários grande flexibilidade em como e quando desejam utilizar a energia da bateria. O modelo também é equipado com tração 4x4 para não perder a capacidade no fora-de-estrada esperada de uma caminhonete.
A capacidade máxima de reboque da Ranger plug-in é de 3.500 kg, o que o torna um veículo potente e versátil para várias aplicações. Segundo a Ford, apesar dos componentes elétricos adicionais, a Ranger continua sendo um veículo robusto e confiável, projetado para trabalho pesado e condições exigentes.
Ford Ranger PHEV (2024)
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet lança o novo Equinox 2025; veja preços e versões
BYD supera Ford e encosta na Stellantis em vendas globais no 3º trimestre
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Primeiras impressões Lexus UX 300h: um híbrido contra Audi e BMW
VW Virtus Sense 2025 é sedã pensado para ser o novo Voyage
Song Pro será o primeiro BYD híbrido flex nacional
Novo Chevrolet Equinox 2025 estreia com versões RS e Activ no Brasil