Ford testa Everest ao lado do SW4 na Argentina; SUV da Ranger agora vem?
Já vendido em mercados da Ásia e Oceania, SUV vem sendo bastante especulado para lançamento no Brasil
Principal representante da Ford no segmento de SUVs sobre chassi em mercados da Ásia, África e Oceania, o Everest tem se tornado figura bastante presente na fronteira do Brasil nos últimos meses. Prova disso são os flagras cada vez mais frequentes do modelo rodando em testes na Argentina, país onde a picape Ranger - sua irmã - é produzida.
A captura mais recente, inclusive, revela que as provas estão sendo realizadas ao lado do Toyota SW4 (principal rival do modelo). Dentro da indústria, é comum a avaliação de veículos da concorrência para conhecimento de produto e realização de comparações. O lançamento do Everest no Brasil e na Argentina vem sendo bastante especulado e a frequência de testes do modelo na região só reforça as expectativas.
Nossos colegas do Motor1.com na Argentina entraram em contato com a Ford do país e a empresa confirmou que o Everest está de fato sendo testado pelo departamento de engenharia. “A área de engenharia da Ford América do Sul presta serviços para a Ford globalmente. Essa unidade é de nossa propriedade e está realizando testes de engenharia”, disse um porta-voz.
Ao que tudo indica, a marca trabalha para lançar o modelo na Argentina em meados de 2025. A ideia inicial é importá-lo da Tailândia e, em um segundo momento, passar a produzi-lo em Pacheco (ARG) ao lado da Ranger, já que plataforma, motores, peças externas da carroceria, painel e diversos outros componentes são os mesmos da picape. Com montagem estabelecida na Argentina, o Everest automaticamente fica apto a ser lançado no Brasil.
Ford Everest 2023
No mercado internacional, o SUV é vendido com motores 2.0 diesel biturbo de 210 cv de potência (3.750 rpm) e 51 kgfm de torque (1.750 rpm) ou 3.0 V6 turbodiesel de 250 cv (3.250 giros) e 61,2 kgfm de força (1.750 rotações). Em todos os casos o câmbio é sempre automático de 10 marchas. A tração é 4x2 ou 4x4 nas versões de entrada e sempre 4x4 nos modelos de topo. Dados de fábrica indicam capacidade de reboque de 3.500 kg, independentemente da versão.
Destaque ainda para os modos de condução Normal, Eco, Tow/Haul, Slippery, Sand e Mud/Ruts (estes últimos exclusivos dos modelos Trend 4x4, Sport e Platinum). Além do SW4, o Everest rivaliza diretamente com modelos como Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
Fonte: Matías RD via Motor1.com Argentina
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