Enquanto o lançamento do novo Citroën Basalt se aproxima, a montadora está soltando aos poucos mais informações a respeito de seu novo SUV cupê. Depois de revelar a primeira imagem oficial para o mercado brasileiro, a Citroën agora oficializou que o novo Basalt será disponibilizado também com propulsores turbinados.

Assim confirma-se que o terceiro modelo nacional da marca feito sob a plataforma C-Cubed adotará a estratégia amplamente em voga dentro da Stellantis, usando o 1.0 Turbo 200 flex. Em outras aplicações sob o capô de diversos modelos do grupo, ele sempre entrega até 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Todos saem de fábrica com câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas. Com isso em mente, não há motivo para esperar algo diferente do SUV cupê.

Galeria: Citroën Basalt em evento no RJ

Por outro lado, a Citroën segue sem confirmar o que será usado pelas versões de entrada do novo Basalt, que será fabricado em Porto Real (RJ) como C3 hatch e C3 Aircross. No começo do mês, a página @placadoscarros no Instagram publicou sobre os primeiros emplacamentos do Basalt no Brasil. Na lista, as já esperadas versões Shine e Feel, como no C3 Aircross, mas chamou a atenção a Live 1.0, sem a designação que a Stellantis usa para os modelos turbo.

Assim, espera-se ainda o uso do 1.0 Firefly da Stellantis, também flex e tricilíndrico, mas aspirado e entregando 75 cv e 10,7 kgfm com etanol. Nesse caso o câmbio deve ser manual de 5 marchas. Dessa forma, o Citroën Basalt deve se posicionar em preço entre os C3 hatch, que chega a R$ 99.990 na versão You! Turbo mais cara, e o C3 Aircross, que tem preços partindo de R$ 114.990 já com motor turbinado também.

Citroën Basalt 2025 - Brasil
Citroën

Citroën Basalt 2025 - Brasil

Ao todo, o Basalt mede 4.352 mm de comprimento, 1.765 mm de largura, 1.593 mm de altura e 2.651 mm de distância entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros, enquanto o tanque de combustível tem volume de 45 litros. A suspensão dianteira é do tipo McPherson e a traseira é usa barra de torção transversal. Os freios dianteiros são a disco ventilados e os traseiros são a tambor. A direção será elétrica.

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