É difícil prever o que as montadoras podem ter planejado para os próximos anos. As ideias mudam constantemente, os cronogramas são sempre fluidos e, com tantas empresas revendo os planos de eletrificação, não se sabe como será o cenário na próxima década.
Embora seja impossível prever o que os próximos 10 anos trarão, podemos, pelo menos, sacar nossa bola de cristal para lhes dizer alguns dos melhores carros que esperamos ver em 2025. A lista varia de sedãs e SUVs elétricos a supercarros, hipercarros e tudo mais. Ainda há mistério em torno de alguns desses produtos, mas estamos confiantes de que esses carros chegarão em breve.
Com o Dodge Charger se tornando elétrico, o Alfa Romeo Giulia é o próximo da fila. Usando a mesma plataforma Stellantis STLA Large que sustenta vários modelos eletrificados, o próximo Giulia terá um design "bombástico" - de acordo com o CEO da empresa - e motores elétricos e a combustão.
Há rumores de que a versão elétrica poderia produzir até 1.000 cv de potência na especificação Quadrifoglio, enquanto a Alfa Romeo pode usar o mesmo 3.0 biturbo a gasolina da família Hurricane encontrado nos renovados Charger e Ram 1500. Os detalhes ainda são escassos, mas devemos ver o novo Alfa no final do próximo ano.
A BMW já está testando um novo M2 CS, o que significa que poderemos vê-lo ainda este ano. O pequeno carro de desempenho terá 520 cv de potência e permanecerá com tração traseira. Ele também deve receber melhorias, como uma suspensão mais rígida, freios melhores, um interior com alívio de peso e uma carroceria levemente revisada.
O BMW M3 está se tornando elétrico. Usando a plataforma Neue Klasse EV da marca, o sedã de desempenho movido a bateria promete "superar tudo". Com uma arquitetura de 800 volts, o novo M3 será capaz de acomodar baterias que variam de 75,0 a 150,0 quilowatts-hora, com a capacidade de produzir até 1.341 cavalos de potência na especificação máxima. Ele deve produzir cerca de 700 cavalos de potência na versão básica.
O BMW M3 elétrico poderia estrear no final do próximo ano, logo depois da versão ''civil'' do novo Série 3 elétrico. Mas não ficaríamos surpresos se o víssemos um ano depois. A BMW não deu nenhuma dica sobre detalhes de preço, mas considerando que o M3 a gasolina atual custa a partir de US$ 76.995 (R$ 435.637) nos EUA, provavelmente veremos um aumento significativo no preço da versão elétrica.
A BMW está sendo ousada com seus modelos elétricos Neue Klasse. A montadora construirá um cupê esportivo em sua nova plataforma elétrica com proporções e características inspiradas no M1. Os detalhes sobre esse carro são bastante escassos, mas sabemos que a plataforma Neue Klasse é capaz de atingir até 1.000 km de autonomia e 1.360 cv de potência. Espera-se que o M3 elétrico tenha pelo menos 700 cv de potência.
O cupê Neue Klasse poderia estrear no final de 2025. Mas não sabemos quanto ele custará. Se o preço desse novo cupê estiver alinhado com o de outros carros esportivos da BMW, ele poderá custar mais de US$ 150.000 (R$ 848.550) nos EUA. Foi esse o preço que a BMW pediu pelo finado i8 quando ele era novo.
Após a estreia do novo ZR1, ficou claro que a GM tinha planos ainda maiores para o Corvette. O Corvette Zora, que há muito se fala, poderia fazer sua estreia no próximo ano. O Zora combinaria o potente V8 do ZR1 com a bateria de 1,1 kWh do híbrido E-Ray, para uma potência combinada de pelo menos 1.237 cv e tração integral padrão.
Nada é definitivo, mas o engenheiro-chefe do Corvette, Tadge Juechter, nos disse que: "Ainda estamos trabalhando em coisas para o futuro." Se tivermos sorte, poderemos ver o novo Corvette Zora em 2025, antes de ser colocado à venda em 2026.
A Ferrari tem dois novos carros de alto desempenho no horizonte - o primeiro é um elétrico. O CEO da Ferrari, Benedetto Vigna, diz que o primeiro EV da Ferrari terá uma sensação "única" que ainda proporcionará uma experiência de direção divertida e empolgante. A Ferrari encarregou o ex-chefe de design da Apple, Jony Ive, de criar o visual, mas os primeiros protótipos (que usam a camuflagem do Maserati Levante) não dão nenhuma pista. Nossa renderização tenta prever o visual final.
O primeiro supercarro elétrico da Ferrari poderá ter dois ou quatro motores elétricos, dependendo da configuração, e é possível que tenha mais de 1.000 cv de potência. A Ferrari diz que seu elétrico terá até mesmo "assinaturas sonoras" especiais que os clientes vão adorar. A nova Ferrari elétrica deve estrear em meados do ano que vem.
O hipercarro sem nome da Ferrari está programado para ser lançado no próximo ano. As primeiras fotos de flagrantes nos dão uma dica de seu design final e os rumores dizem que ele pode ser o primeiro carro desde a F40 a ter menos de 12 cilindros. Ele pode ter um V8 híbrido - ou até mesmo um V6 híbrido de alta potência emprestado do 296 GTB.
Não se preocupe, ele ainda será bastante potente; chegará facilmente perto de 1.000 cv de potência. Assim como o SF90, esse novo hipercarro também deverá ter uma pequena autonomia elétrica. O SF90 pode percorrer 25 km com a energia da bateria. Poderemos vê-lo já no início de 2025, com produção limitada a apenas 30 exemplares em todo o mundo.
Os SUVs grandes são um grande negócio, e um dos mais populares dos EUA deverá ser atualizado em 2025. O Ford Expedition será renovado para o próximo ano com um novo design exterior, uma cabine atualizada e, potencialmente, algumas novas opções de motor.
O EcoBoost 3.5 V6 com turbocompressor duplo básico poderá ter um leve aumento de potência. A versão atual produz 375 cv de potência na versão básica e até 440 cv de potência nas mais caras. E poderá haver uma ou duas novas configurações. O novo Expedition aparecerá no próximo ano antes de ser colocado à venda no final de 2025.
O Lamborghini Revuelto é uma máquina impressionante. Ele combina um motor V12 de 6,5 litros com três motores elétricos para um total de 1.015 cv de potência e um tempo de 0 a 100 km/h de cerca de 2,4 segundos. Mas, assim como o Aventador antes dele, sempre há espaço para melhorias.
O suposto Revuelto SVJ pode aparecer já no próximo ano. Com o Revuelto esgotado até a metade de 2025, a Lamborghini pode introduzir uma variante de alto desempenho para gerar entusiasmo. O Revuelto SVJ seria ainda mais potente que o modelo padrão e, é claro, mais caro. Mas ainda não temos nenhum detalhe concreto sobre o suposto hipercarro.
A saída do CEO Thomas Ingenlath pode dar novo fôlego à marca Polestar. A empresa teve alguns anos difíceis, mas também tem vários produtos novos no horizonte. Um dos carros mais aguardados do portfólio da Polestar é o sedã 5.
Apresentado em forma de protótipo há mais de dois anos, o Polestar 5 de produção será lançado em 2025, antes de ser colocado à venda no final do ano. O sedã elétrico deverá ter 896 cv de potência nas versões mais cara, com uma autonomia estimada de mais de 560 km. Ele pode até mesmo ser recarregado em apenas 10 minutos. O Polestar 5 também será o carro mais caro da linha.
O próximo hipercarro da Porsche será um substituto movido a bateria para o 918 Spyder e o Carrera GT. Baseado no conceito Mission X do ano passado, o hipercarro poderá ter até 1.700 cv de potência e atingir 100 km por hora em apenas 2,0 segundos (ou menos). Como acontece com qualquer hipercarro de baixo volume, esse Porsche será muito caro. Espera-se vê-lo no início do próximo ano.
O Boxster e o Cayman estão se tornando elétricos. A Porsche inicialmente descontinuou a dupla a combustão na Europa antes de tirá-los de linha em outros mercado como os dos EUA. Ambas as versões do carro esportivo receberão uma versão elétrica em 2025 antes de serem colocadas à venda no final do mesmo ano ou no início de 2026.
Ainda não há informações específicas, mas já vimos algumas fotos de flagras mostrando protótipos com ponteiras de escapamento falsas e interiores inspirados no Taycan. Se o Macan elétrico for uma indicação, o Boxster e o Cayman terão a mesma arquitetura de 800 volts que o SUV e deverão suportar o carregamento em corrente contínua (DC) a 270 kW.
Marque em sua agenda: A Scout mostrará seus primeiros conceitos de SUV e picape em 24 de outubro, mas as vendas não devem começar antes do final de 2025 ou início de 2026. Esses serão os dois primeiros modelos da renascida marca Scout e ambos serão elétricos.
Os dois modelos Scout terão uma plataforma elétrica dedicada com tração nas quatro rodas. Uma configuração de motor duplo é praticamente garantida, mas as configurações de motor triplo e quádruplo também são prováveis no futuro. A Scout diz que os dois modelos poderão ter cerca de 644 km de alcance quando chegarem à produção e pelo menos 300 cv de potência.
O conceito Toyota FT-Se foi uma surpresa bem-vinda no Japan Mobility Show do ano passado. O deslumbrante conceito de carro esportivo oferecia inspirações do MR2 em seu design e a Toyota prometeu produção em apenas alguns anos.
Se tivermos sorte, poderemos ver uma versão de produção do FT-Se no final do próximo ano ou no início de 2026. O design não deve se afastar muito do conceito original, enquanto o trem de força seria totalmente elétrico, com um motor em cada eixo para tração integral. Estima-se que o carro esportivo será capaz de atingir 100 km/h partindo da imobilidade em menos de três segundos.
A Toyota planeja oferecer aos compradores uma versão de rua do seu carro esportivo GR GT3. Ele provavelmente usará um emblema da Lexus quando chegar às lojas, ao menos nos EUA. Vídeos de flagra e imagens de patentes revelaram que o carro é um cupê longo e elegante, com design muito semelhante ao conceito do GR GT3.
Não se sabe ao certo qual será a potência do novo carro esportivo da Toyota, mas parece que um motor V8 está escondido sob o capô. O cupê poderia usar uma evolução do motor 5.2 V8 aspirado de 500 cv de potência que equipa o Lexus RC F GT3. No entanto, esperamos motores menores e mais eficientes nas versões de entrada.
Já faz mais de um ano que a Toyota divulgou a silhueta de um novo veículo off-road. Ele pode não usar o nome FJ Cruiser quando for lançado, mas o novo modelo provavelmente expandirá a linha Land Cruiser de alguma forma.
O misterioso teaser apareceu durante a estreia do Land Cruiser 2024 em agosto de 2023, e o veículo parecia emprestar dicas de estilo do Compact Cruiser EV, com um design quadrado. Ele é menor do que o Land Cruiser, com menos distância do solo, mas também tornaria o nome Cruiser mais acessível. Provavelmente custará muito menos do que o Land Cruiser 2024 e provavelmente contará com motores híbridos.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Boxster e Cayman a combustão saem de linha em 2025
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Teste Porsche 718 Cayman GT4 RS: um investimento que diverte e dá dinheiro
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Porsche 718 Style Edition é lançado no Brasil a partir de R$ 519.000
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Primeiras impressões Porsche 718 Cayman GT4 RS 2023: o melhor veio no fim