Hyundai e GM podem passar a desenvolver novos carros em conjunto
Acordo prevê colaborações tanto para veículos a combustão quanto elétricos, além de novas tecnologias
Em anúncio conjunto realizado nesta quinta-feira (12/9), Hyundai e General Motors confirmaram a intenção mútua de desenvolver novos veículos e tecnologias a partir de inédito acordo. Ambas as empresas assinaram memorando de entendimento e revelaram à imprensa o objetivo de discutir 'oportunidades de colaboração em veículos futuros, melhorias na cadeia de suprimentos e tecnologias de energia limpa'.
O acordo, do tipo não vinculativo, foi assinado pelo presidente executivo do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, e pela presidente e CEO da General Motors, Mary Barra. O próximo passo será a discussão detalhada de oportunidades e evolução dos termos elaborados para assinatura, de fato, de acordo vinculativo. As discussões começarão "imediatamente", segundo informado, dada a urgência de ambas as empresas em torno do assunto.
Entre as áreas potenciais de colaboração, destaque para futuros veículos de passageiros e comerciais, bem como motores de combustão interna, elétricos e tecnologias de hidrogênio. Os dois grupos também discutirão o fornecimento combinado de matérias-primas para baterias, aço e outras áreas. O objetivo principal será reduzir os custos de desenvolvimento e produção, com foco em economia de escala, além de abreviar tempo de desenvolvimento necessário para projetar novos carros.
Em um ambiente de mercado cada vez mais desafiador, com concorrentes chineses mais competitivos e agressivos comercialmente, Hyundai e GM querem se tornar ainda mais eficientes. “GM e Hyundai têm pontos fortes complementares e equipes talentosas. Nosso objetivo é desbloquear a escala e a criatividade de ambas as empresas para entregar veículos ainda mais competitivos aos clientes de forma mais rápida e eficiente", disse Mary Barra.
“Esta parceria permitirá que a Hyundai e a GM avaliem oportunidades para aumentar a competitividade em mercados e segmentos de veículos importantes, bem como impulsionar eficiências de custos e fornecer maior valor ao cliente por meio de nossa experiência combinada e tecnologias inovadoras", disse Euisun Chung.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Hyundai Palisade tem os maiores piscas que vimos num carro
VW chega a um acordo com o sindicato e não fechará fábricas na Alemanha
Hyundai Palisade 2026 chega com um detalhe da Kombi
Renault se posiciona sobre fusão de Nissan e Honda
Sedãs da Hyundai vivem boom nas vendas; Elantra e Sonata crescem até 200%
Kia Sorento voltará ao Brasil em 2025 diesel e 4x4
Teste Hyundai Creta Ultimate 1.6T: evolução, polêmicas e liderança