Com quase 27% dos 223.196 veículos emplacados no Brasil em agosto, o segmento mais representativo do mercado cresceu na casa dos dois dígitos. Os 59.658 hatches registrados representaram uma evolução de quase 17% frente ao mesmo período de 2023 (51.095). Na comparação com julho (59.113), no entanto, a alta foi bastante discreta (+0,9%).

O crescimento só não foi mais expressivo por conta dos modelos de entrada. Líder, o Fiat Mobi (4.771) recuou quase 28% nos últimos doze meses, enquanto o Renault Kwid (4.622) avançou apenas 1,2% - a diferença entre os dois foi inferior a 200 unidades, contra quase 3,3 mil em julho. Os elétricos JAC E-JS1 (75) e Caoa Chery iCar (6) completaram a lista com números inexpressivos. 

Renault Kwid (2025)
Motor1.com

Renault Kwid (2025)

Hatches subcompactos em agosto

Hatches Compactos I

POS.

MODELO

TOTAL 2024

AGO/24

JUL/24

AGO/23

% AGO 24

% JUL 24

VARIAÇÃO AGO/JUL

VARIAÇÃO 2024/2023

FIAT MOBI

43818

4771

6807

6593

50,36%

65,13%

-29,91%

-27,64%

RENAULT KWID

33777

4622

3520

4569

48,79%

33,68%

31,31%

1,16%

JAC E-JS1

903

75

105

32

0,79%

1,00%

-28,57%

134,38%

CAOA CHERY ICAR

55

6

19

22

0,06%

0,18%

-68,42%

-72,73%

   

78553

9474

10451

11216

100,00%

100,00%

-9,35%

-15,53%

Já entre os modelos compactos, o destaque foi o Polo: com 14.274 unidades – das quais quase 70% foram da versão Track (9.725) -, o hatch da Volkswagen registrou seu melhor momento comercial em 2024 e abriu mais de 5,2 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix (9.018), adversário mais próximo, graças a um crescimento superior a 73% frente a 2023. 

Vice no último ranking, o Fiat Argo (7.768) assegurou pouco mais de 600 unidades de diferença sobre um Hyundai HB20 (7.103) que foi o único entre os cinco primeiros a ter resultado inferior ao do ano passado. O Toyota Yaris (2.392) completou o top 5 acima das 2 mil unidades pela 6ª vez em 2024, mas com vantagem bastante reduzida em relação ao BYD Dolphin Mini (2.298).

Ambos em queda, Peugeot 208 (1.914) e Citroën C3 (1.899) vieram na sequência. O primeiro tem o lançamento da linha 2025 anunciada e é esperada uma reação nos próximos meses. Ainda sem empolgar o consumidor, o GWM Ora 03 (382) novamente só não foi o último colocado porque o já descontinuado VW Gol emplacou 7 unidades.

Fiat Pulse Abarth vs. VW Polo GTS

VW Polo GTS

Hatches compactos em agosto

Hatches Compactos II

POS.

MODELO

TOTAL 2024

AGO/24

JUL/24

AGO/23

% AGO 24

% JUL 24

VARIAÇÃO AGO/JUL

VARIAÇÃO 2024/2023

VW POLO

84379

14274

12542

8220

28,51%

25,84%

13,81%

73,65%

CHEVROLET ONIX

60043

9018

7422

8345

18,01%

15,29%

21,50%

8,06%

FIAT ARGO

56056

7768

8663

5891

15,52%

17,85%

-10,33%

31,86%

HYUNDAI HB20

57028

7103

7228

8053

14,19%

14,89%

-1,73%

-11,80%

TOYOTA YARIS

17526

2392

2819

1996

4,78%

5,81%

-15,15%

19,84%

BYD DOLPHIN MINI

12838

2298

1488

0

4,59%

3,07%

54,44%

-

PEUGEOT 208

14155

1914

2369

3318

3,82%

4,88%

-19,21%

-42,31%

CITROËN C3

14141

1899

2111

2182

3,79%

4,35%

-10,04%

-12,97%

HONDA CITY HATCH

8807

1543

1590

647

3,08%

3,28%

-2,96%

138,49%

10º

BYD DOLPHIN

12131

1056

1466

370

2,11%

3,02%

-27,97%

185,41%

11º

RENAULT SANDERO

2933

406

432

677

0,81%

0,89%

-6,02%

-40,03%

12º

GWM ORA 03

4467

382

398

0

0,76%

0,82%

-4,02%

-

13º

VW GOL

41

7

3

57

0,01%

0,01%

133,33%

-87,72%

   

344545

50060

48531

39756

100,00%

100,00%

3,15%

25,92%

Entre os modelos da faixa superior, nova liderança do Mini Cooper (58), mas desta vez com menor diferença em relação ao Audi A3 (35), que avançou quase 67% frente ao mesmo período do ano passado. Uma briga japonesa entre modelos com apelo esportivo, o Honda Civic Type R (6) vendeu o Toyota Corolla GR (3). Já sem estoques, o Chevrolet Cruze Sport 6 zerou em agosto.

Marcas premium em agosto

POS.

MODELO

TOTAL 2024

AGO/24

JUL/24

AGO/23

% AGO 24

% JUL 24

VARIAÇÃO AGO/JUL

VARIAÇÃO 2024/2023

MINI COOPER/JCW

689

58

86

79

46,77%

65,65%

-32,56%

-26,58%

AUDI A3

250

35

28

21

28,23%

21,37%

25,00%

66,67%

BMW SÉRIE 1

36

8

2

6

6,45%

1,53%

300,00%

33,33%

HONDA CIVIC TYPE R

58

6

7

5

4,84%

5,34%

-14,29%

20,00%

CHEVROLET BOLT

15

5

0

2

4,03%

0,00%

-

150,00%

MERCEDES-BENZ CLASSE A

42

5

4

10

4,03%

3,05%

25,00%

-50,00%

NISSAN LEAF

29

3

0

0

2,42%

0,00%

-

-

TOYOTA COROLLA GR

36

3

4

0

2,42%

3,05%

-25,00%

-

VW GOLF

11

1

0

0

0,81%

0,00%

-

-

   

1166

124

131

123

100,00%

100,00%

-5,34% 0,81%

CANAL MOTOR1.COM NO YOUTUBE

O BYD Yuan Pro chegou ao mercado com uma missão difícil: causar impacto entre os SUVs compactos, um dos principais segmentos do país. Com proposta de um SUV elétrico de entrada, é um modelo importante por ter um patamar de preços mais próximo de veículos equivalentes com motorização flex/gasolina. Lançado no Brasil por R$ 182.800, será que fará sucesso? Confira:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com