O Salão do Automóvel de Paris abrirá suas portas de 14 a 20 de outubro, transformando a capital francesa no centro do mundo automotivo. Um evento que sobreviveu à tempestade trazida pela Covid - que viu o Salão do Automóvel de Frankfurt se mudar para Munique e acabou o Salão do Automóvel de Genebra - e que mantém sua cadência bienal.
Depois de uma edição sem muito brilho em 2022, o evento parisiense está se preparando para receber várias marcas, com confirmações vindas de diversos grupos europeus, como Renault, Stellantis, Volkswagen e outros, mas o destaque deve ficar mesmo para os chineses.
Abaixo, você encontrará a lista de todas as marcas de automóveis presentes, com as novidades prontas para fazer sua estreia na França.
Não há novidades específicas planejadas para 2024, reservando para 2025 a apresentação do novo Alfa Romeo Stelvio, baseado na plataforma STLA Large e também disponível em uma versão 100% elétrica.
A Alpine apresentará uma prévia mundial do Alpine A390_β, um conceito que antecipa o futuro fastback esportivo da empresa. Ao lado dele, haverá outra estreia mundial, o Alpenglow Hy6, um protótipo alimentado por um trem de força a hidrogênio, provavelmente uma evolução do Alpenglow Hy4 apresentado em Paris 2022. Depois, haverá o Alpine A290, uma versão esportiva do novo Renault 5.
Nos últimos meses, a Audi revelou vários novos produtos: o novo A5, RS3 reestilizado, A6 e-tron e Q5. Todos são esperados para o Salão do Automóvel de Paris de 2024, mostrando a alma dupla da empresa: motores de combustão (também eletrificados) de um lado, elétrico puro do outro. Por enquanto, não sabemos se inovações globais também serão apresentadas.
A fabricante bávara estará presente em Paris 2024 e a estrela absoluta deve ser a nova M5 Touring, a versão com mais de 700 cv da perua do série 5. Mas não deve haver nenhuma estreia de fato. Adiada para 2025, a grande novidade do próximo ano deverá ser o supercarro da BMW, herdeiro espiritual do M1.
A presença de fabricantes de automóveis chineses nos salões do automóvel europeus não é mais surpreendente e, entre eles, estará a BYD, que poderá trazer o Seal 06 GT, recém-saído de sua estreia na China, para Paris 2024. Também sabemos que seis novos carros serão lançados em 2025, três elétricos e três plug-in, e o salão francês pode ser o palco para apresentá-los.
A Cadillac desembarcou oficialmente na Europa há cerca de um ano, mas apenas em alguns mercados, e com o Salão do Automóvel de Paris 2024 a estratégia da marca de luxo da General Motors pode ter uma aceleração. A presença do Optiq, um SUV elétrico com 300 cv e quase 500 km de alcance, é quase certa.
A lista da Citroën para 2024 não inclui nenhuma grande novidade, com os lançamentos dos novos C3 e C3 Aircross agora no passado. Em vez disso, 2025 deve ver a revelação da nova geração do C5 Aircross, com base na plataforma STLA Medium e alimentada por motores eletrificados ou trens de força elétricos.
A grande estrela deve ser o Dacia Bigster, o primeiro SUV de 7 lugares da empresa. Ainda não há confirmação oficial, mas um comunicado de imprensa menciona a presença de um novo modelo do "segmento C". Depois do conceito de 2021, então, o irmão maior do Duster está pronto para entrar em produção, oferecendo a receita clássica da Dacia e motores a gasolina, gás natural ou híbridos.
Paris será o grande retorno da Ford a um salão do automóvel. A ocasião guarda a revelação do Capri - o SUV cupê elétrico baseado na plataforma MEB da Volkswagen - que pode ser acompanhado por uma versão movida a bateria do novo Puma.
Na Itália, os modelos da chinesa Forthing (uma marca da Dongfeng) já estão à venda. São três: dois SUVs (um elétrico) e uma minivan. Uma oferta que poderá ser ampliada no Salão do Automóvel de Paris 2024 com a apresentação de novidades derivadas diretamente da linha disponível na China, como o sedã Xinghai S7.
Em Milão (ITA), o grupo chinês GAC apresentou o hipercarro elétrico Hyper SSR, um cupê de 1.241 cv, juntamente com três conceitos que antecipam outros tantos modelos com vocação urbana. Eles podem ser as estrelas do estande no Salão do Automóvel de Paris 2024.
Os principais modelos da Kia esperados para o Salão de Paris 2024 são o Sportage reestilizado e o EV9 GT, uma versão de alto desempenho do SUV elétrico sul-coreano de 7 lugares.
Com a gama praticamente totalmente renovada nos últimos tempos, falta uma peça para completar o quadro: esportividade. Isso poderá ser concluído no Salão do Automóvel de Paris 2024, onde se espera que o novo MINI John Cooper Works seja apresentado, equipado com um motor a gasolina e - pela primeira vez - um trem de força elétrico.
Com os novos 3008 e 5008, a Peugeot efetivamente esgotou sua lista de novidades para 2024 e, olhando para 2025, o 508 elétrico poderia estar no palco de forma antecipada, sendo efetivamente o anti-Tesla Model 3 da empresa. Ele deve ser inspirado no conceito Inception apresentado na CES 2023.
Todas as luzes estarão voltadas para o Renault 4, crossover retrô Inspirado no carro pequeno modelo produzido entre os anos 1960 e 1991, ele deve compartilhar mecânica e motores com o Renault 5, oferecendo preços abaixo de 25.000 euros (R$ 153.990).
Quanto ao fabricante chinês, não há rumores específicos. O Salão do Automóvel de Paris poderia preparar o terreno para a chegada do SUV Seres 7, mas, como mencionado, as informações oficiais são escassas no momento.
Outubro é o mês da estreia do Skoda Elroq e, embora não haja confirmação oficial, ela poderá ocorrer no Salão do Automóvel de Paris de 2024. O pequeno SUV elétrico da empresa será alimentado por motores com potências que variam de 125 kW a 220 kW, com uma autonomia declarada de mais de 560 km.
Assim como a BMW, a Volkswagen também será representada por sua subsidiária francesa, que deve levar para o salão as mais recentes adições à sua linha de carros esportivos elétricos GTX, juntamente com o ID.GTI. Fique atento porque, à sombra da Torre Eiffel, o SUV ID.2 poderá fazer sua estreia - como conceito.
Fechando a lista está outra marca chinesa, que em Paris poderá trazer tanto novidades prontas para chegar às concessionárias europeias quanto prévias de modelos futuros, como o AeroHT, uma picape peculiar que pode voar.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Jaecoo J5: SUV rival de T-Cross e Creta é revelado e poderá vir ao Brasil
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Novo VW Tayron: o que sabemos sobre o substituto do Tiguan no Brasil
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Kia revela inédita picape média para rivalizar com Ranger e Hilux
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Direto de Paris: Como é o Volkswagen Tayron, substituto do Tiguan?