Apresentado em 2016 e reestilizado pela última vez em 2020, o sedã grande S90 já está com substituto à vista dentro da linha Volvo. Em teaser divulgado recentemente, a marca anuncia o lançamento do inédito ES90 e confirma que terá um concorrente direto para rivalizar com Mercedes-Benz EQE, Audi A6 e-tron e BMW i5. A chegada ao mercado acontecerá na primeira metade de 2025 e a propulsão será totalmente elétrica.
Na imagem, a Volvo faz mistério e mostra o ES90 apenas de perfil envolto por sombras. Ainda assim, é possível notar que o design seguirá à risca a mais recente filosofia estética da marca e terá inspiração nos modelos EX30 e EX90. Entre os detalhes, as imagens mostram linha de cintura bem destacada, traseira com novas lanternas e tampa do porta-malas com spoiler integrado.
Embora a Volvo ainda não tenha confirmado, tudo indica que o ES90 terá 4.990 mm de comprimento, 1.945 mm de largura e 1.547 mm de altura, além de distância entre-eixos de 3.102 mm. Na prática, o modelo será 100 mm mais curto que o S90, mas ganhará 41 mm na distância entre as rodas. A plataforma adotada será a arquitetura SPA2 que já sustenta o EX90 e foi desenvolvida em parceria com a chinesa Geely (controladora da Volvo).
Volvo S90 atual
A relação técnica com o SUV será direta, já que além da plataforma os dois compartilharão a bateria de 111 kWh e até os mesmos motores. Nesse ponto, podemos esperar o ES90 com sistemas de tração nas quatro rodas com propulsores duplos e potência de 408 cv ou 517 cv.
O ES90 provavelmente será produzido na China, o que significa que enfrentará tarifas rígidas em vários mercados, incluindo América do Norte e Europa. Mais detalhes serão divulgados nas próximas semanas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volvo: XC90 com motor a gasolina segue em linha "enquanto houver demanda''
Jaguar revela novo logotipo e sinaliza como será 'recomeço elétrico'
Primeiras impressões Volvo EX90: SUV elétrico de um futuro que já chegou
Black Friday GM: Onix e Tracker têm R$ 13 mil de desconto e taxa 0%
Volvo pede à Europa que mantenha prazo para fim do motor a combustão
"Vinte porcento das pessoas que experimentam a Amarok a compram"
Volvo: carros elétricos não sacrificarão estilo em nome de eficiência