Depois de uma longa campanha de pré-lançamento baseada na divulgação de teasers, a Nissan finalmente oficializa nos Estados Unidos a estreia do Armada 2025. A nova geração chega ao mercado de lá com a missão de representar a marca no concorrido segmento de SUVs grandes de alto luxo e rivalizará diretamente com Chevrolet Tahoe, Ford Expedition e Toyota Sequoia. As vendas no mercado norte-americano serão iniciadas no final do ano.
Por fora, a Nissan optou por evoluir o design das gerações anteriores e não promoveu grandes rupturas. Dessa forma, o Armada 2025 continua sendo facilmente reconhecível pelas linhas robustas, retilíneas e pelo porte avantajado da carroceria. As versões oferecidas têm rodas com 18, 20 ou 22" e, pela primeira vez, o portfólio passa a contar com a variante Pro-4X com preparação off-road de fábrica (versão semelhante é oferecida no Brasil na picape Frontier).
Já por dentro, luxo e tecnologia combinados dão o tom geral do painel e fazem do Armada 2025 um dos veículos mais refinados já lançados pela Nissan. Destaque para o quadro de instrumentos digital de 12,3" integrado com a multimídia de iguais 12,3" posicionada logo ao lado. Há ainda sistema de áudio com 6 alto-falantes e bancos revestidos em couro com comandos elétricos na dianteira. Ao todo, o SUV tem capacidade para levar até 8 passageiros.
Na comparação com a geração anterior, os ocupantes da terceira fileira agora contam com 145 mm extras de espaço para as pernas. Nas variantes mais luxuosas, as telas são ainda maiores (14,3"), o acabamento ganha elementos em madeira e os bancos recebem revestimento em couro acolchoado. Há ainda bancos dianteiros aquecidos, ventilados e com massageadores, bem como assentos individuais na fileira do meio acompanhadas de console central e um carregador de smartphone sem fio.
Mecanicamente, toda potência é fornecida pelo motor 3.5 V6 biturbo de 431 cv e 71,2 kgfm de torque. São 25 cv mais que o modelo anterior, que tinha motor 5.6 V8 aspirado. O conjunto conta ainda com uma nova transmissão automática de 9 marchas, que substitui a anterior de 7 velocidades e promete trocas ainda mais rápidas e eficientes. A tração pode ser traseira ou nas quatro rodas. A Nissan divulga capacidade de reboque de 3.856 kg e equipamentos específicos para aplicação durante o uso de trailers.
O Armada 2025 conta ainda com aumento de 25% na rigidez torcional da carroceria e 57% a mais de rigidez lateral, sempre na comparão com o modelo anterior. Na prática, segundo a Nissan, os números significam qualidade de rodagem melhorada e capacidade off-road aprimorada. Neste caso, o destaque fica por conta da versão Pro-4X, que sai de fábrica com pneus para uso fora-de-estrada, suspensão a ar adaptativa, placa de proteção de metal e diferencial traseiro com bloqueio eletrônico (antes oferecido apenas em mercados do Oriente Médio).
Com a suspensão a ar na configuração mais alta, o Armada Pro-4X tem 24,4 centímetros de distância do solo. Outras medidas incluem ângulo de ataque de 33,9 graus, ângulo de dorso de 25,3 graus e ângulo de saída de 24,3 graus. No visual, o modelo off-road se diferencia pelo conjunto frontal revisado e com design bem mais agressivo, além de para-choques exclusivos pensados para otimizar os ângulos e deixar o carro ainda mais capaz em aplicações severas.
O Armada 2025 tem ainda frenagem automática de emergência, assistência de farol alto, monitoramento de ponto cego, aviso de saída de faixa e diversos outros itens de segurança. São novidade o sistema de câmeras frontais com até 170º de visibilidade dianteira e o chamado 'capô invisível', que opera através de câmeras instaladas sob o carro para captar imagens e projetá-las para o motorista. Dependendo do pacote, há controle de cruzeiro adaptativo com centralização de faixa e direção com operação sem as mãos.
Nos Estados Unidos o novo Armada será vendido nas versões SV, SL, Pro-4X, Platinum e Platinum Reserve. A expectativa da Nissan é posicioná-lo com maior nível de competitividade na comparação com os rivais, especialmente os de marcas locais. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, o Armada vendeu no país 8.833 unidades, enquanto o Chevrolet Tahoe emplacou 48.443 exemplares.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Com nova geração lá fora, Nissan Kicks tem R$ 13.000 de bônus no Brasil
Semana Motor1.com: Novo Honda City 2025, Ranger cabine simples e mais
"Será uma picape emocionante", diz Nissan sobre nova Frontier
História: há 20 anos, Logan nasceu na Romênia para ganhar o mundo
Teste Nissan Sentra Advance 2025: chega de SUV, por favor
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Os 10 SUVs automáticos mais baratos do Brasil