Caso você se lembre, a Volvo foi uma das primeiras montadoras a prometer uma linha exclusivamente elétrica. Este anúncio original foi feito em março de 2021. No final de maio de 2024, o CEO da Volvo disse que um portfólio somente para veículos elétricos ainda era "muito viável". Naquele momento, Jim Rowan estava "confiante" de que a Volvo poderia fazer a transição de veículos com motores a combustão para os elétricos em apenas cinco anos.

No entanto, durante o mais recente encontro trimestral para investidores, realizado no final de julho, o CEO da montadora admitiu que "levará algum tempo para que diferentes partes do mundo se tornem totalmente eletrificadas". Em outras palavras, a meta inicial de se tornar uma marca exclusivamente de veículos elétricos até 2030 pode não ser alcançada. 

Carregamento do Volvo XC40

A nova meta é que os híbridos plugin (PHEVs) e os carros elétricos (EVs) representem de 90% a 100% das vendas anuais até o final da década. A Volvo admite que os carros a combustão provavelmente permanecerão por mais tempo do que o inicialmente estimado, mas apenas um "número limitado de modelos micro-híbridos".

A marca sueca acredita que vários fatores contribuíram para a adoção mais lenta do que o previsto dos veículos elétricos. O desenvolvimento da infraestrutura de carregamento está progredindo em um ritmo mais lento. Além disso, alguns países reduziram ou eliminaram completamente os incentivos para elétricos. A Volvo também culpa as tarifas recentemente aplicadas aos carros elétricos em determinados mercados.

A Volvo espera que os carros eletrificados (PHEV e EV) sejam responsáveis por 50-60% das entregas até 2025, em comparação com 48% no segundo trimestre deste ano. De abril a junho, os carros totalmente elétricos foram responsáveis por 26% do total de entregas. O plano da empresa é continuar investindo em modelos micro-híbridos e híbridos plug-in como parte de seus "ajustes estratégicos" para refletir melhor o que as pessoas querem.

Em longo prazo, a Volvo ainda quer atingir zero emissões de gases de efeito estufa até 2040. A Volvo é a mais recente de uma longa série de fabricantes de automóveis a voltar atrás em suas metas de eletrificação total originais. Nos últimos meses, vimos empresas como a Porsche, Mercedes, Bentley e Ford recuarem em suas agressivas agendas elétricas.

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